[Especial] Projeto Cozinha Histórica - O Diário do Leitor

09/07/2015

[Especial] Projeto Cozinha Histórica

Frida serviu de inspiração até mesmo para a culinária.

A historiadora Ana Roldão, em parceria com o chef Wilson Souza, ministram juntos uma série chamada “Cozinha Histórica”. A primeira aula foi com base na irreverência e cores vibrantes de Frida. O programa “tem como proposta apresentar história e pratos que misturam simplicidade e sofisticação, além de delícias da culinária mundial” (Ana Roldão).

Sempre me interessei pela obra de Frida, ela foi uma mulher de personalidade forte, que superou as adversidades que a vida lhe apresentou e teve sua obra pautada por essas diversidades, pelo amor à vida, ao marido Diego Riviera, esse impôs no meio das artes plásticas no México do seu tempo. O fato de juntar sua história ao talento do chef Wilson Souza, que criou o cardápio, foi gratificante.”, comenta Ana.

Sem faltar a pimenta, o cardápio inclui uma entrada, prato principal e sobremesa: tortillas de camarão e guacamole, lombo de porco ao mole poblano e plátanos flameados.

O cardápio foi baseado na predileção da Frida. Ela combinava insumos pouco combináveis na gastronomia, como pimenta jalapeño e amêndoas. Essa ousadia é um dos melhores desafios para um profissional de cozinha. Nossa proposta é mostrar os contrastes e aromas, paladar, texturas e ingredientes.”, explica o chef.




3 comentários:

  1. Muito legal criarem um cardápio baseado na predileção de Frida, bem interessante poder conhecer um pouco mais sobre o cardápio dela e poder acompanhar este projeto cozinha, bem criativa a ideia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari...Além de ser uma mulher de personalidade forte, minha gosto bem peculiar na culinária também. Ficaria interessada em provar o prato ( cheio de temperos diferentes).

    ResponderExcluir
  3. Adorei o cardapio,foi algo ousado mas que com certeza dá certo, achei muito legal a ideia

    ResponderExcluir



SUBIR