[Resenha] Para onde vai o amor? - O Diário do Leitor

04/08/2015

[Resenha] Para onde vai o amor?

Para onde vai o amor?
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 176

Sinopse: O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado. Você que está vendo este livro com dúvida se precisa dele, você não precisa dele, precisa de si, vive caçando uma palavra que confirme o que deseja, está atrás de um escritor que possa lhe recomendar de volta para quem brigou, com capacidade de explicar o que sente e traduzir seus tormentos. Mas já sabe o que deseja, não há como convencer do contrário, os amigos mostraram que seu relacionamento não tem futuro. Não acredita neles, acredita somente no milagre. E como justificar um milagre, ainda mais para quem não tem mais fé? Eu entendo o que está passando: sua raiva, sua amargura, seu cinismo, seu desencanto. Percebeu que a razão não conforta, que a vingança ou o perdão não ressuscita a tranquilidade, que o fundo do poço nunca se equivale ao nosso fundo. Você parece normal, mas todo mundo deixa de ser normal quando se apaixona e se separa. Se sua expectativa é por uma solução, eu guardo apenas uma certeza que trará alívio mais adiante: você não vai desistir. Quando diz que acabou a relação é que está procurando um outro jeito de recomeçar. 

Todo mundo sabe que livros românticos não costumam me agradar. Quase todos vão pra Mari, porque eu passei na fila do gelo no coração mil vezes e ela não, rs.

Mas quando recebi Para onde vai o amor? de cortesia do Grupo Editorial Record e vi que ele foi escrito pelo Carpinejar, sabia que a história seria diferente.

Através de pequenas crônicas de fossa, nos perguntamos a todo momento para onde vai o amor depois de uma separação, depois da morte, ou de qualquer coisa que faça com que você se separe de seu/ sua amado(a).

Hoje estou desencantado do amor. Mas só hoje.

O dia-a-dia de um verdadeiro apaixonado é retratado nas mais de trinta crônicas e reflexões do livro. Mas resenhar qualquer obra de Carpinejar é uma árdua tarefa. Ainda mais quando encontramos textos tão distintos e tão iguais ao mesmo tempo. 

Dentre todos, posso destacar a beleza empregada através das palavras em Eu te devoto, Desencantado, Não decidir é uma grande decisão, O coração cuspindo e Para onde vai o amor?, cujo conto carrega o título da obra.

O amor pulsa inteiro entre palavras quebradas. O amor bate inteiro com a fé estraçalhada.

Além de textos completos, há algumas páginas manuscritas, o que dá um toque ainda mais real ao livro. Eles são escritos com tanta transparência, que nos colocamos frente às diversas situações. 

No final das contas, há diversas formas que o amor toma, mas não sabemos realmente para onde ele vai quando tudo termina. Fica a incógnita no ar. 

A editora fez um trabalho impecável. A capa em tons claros ao fundo, com aquele toque bem macio <3 e o coração com o mapa do sul, super bem bolado, devido o lugar onde o autor mora. Uma baita de uma sacada do povo do marketing, haha. Além disso, o fato de o livro ser curtinho é uma mão na roda. Depois que você lê uma "bíblia", tudo o que não quer é outra na sua frente, não é mesmo? Então bora comprar o livro e aproveitar as várias facetas do amor!

Não poderia esquecer de um grande mimo que veio com a obra, que é um pequeno flyer, com algumas palavras do autor, direcionadas aos blogueiros que receberam ela. Um charme *-*. 

E o que você acha? Para onde vai o amor?




3 comentários:

  1. Olá! Tudo bom?
    Eu realmente fiquei atraído, encantado, apaixonado e tudo mais por esse livro.
    Parece muito bom e já vai entrar na minha lista também - meu Deus, essa lista que não para! rs.
    Ótima resenha também!
    Lindo blog *---*
    Bjão.
    Diego, Blog Vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gostei mt da capa, a sinopse me atrai tb, entao ja fui de cara com o livro.. sabendo que sao cronicas juntas ai mds amoo assim suhuash
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Pamela! Ao contrario de você, romance é meu gênero literário preferido, e sem dúvida este livro me chamou muito a atenção.Ainda não o conhecia, mas fiquei encantada com sua resenha e a forma de escrita e claro o assunto. Linda capa, sem dúvida mais um livro adicionado a lista de desejados!

    ResponderExcluir



SUBIR