[Resenha] 172 horas na lua - O Diário do Leitor

10/09/2015

[Resenha] 172 horas na lua

172 horas na lua
Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito

Números de páginas: 285

Sinopse: O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua. Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer... Prepara-se para a contagem regressiva.

Daí o mês de Setembro chega, a Pamela me mostra os livros que a Novo Conceito liberou e pergunta se vou querer ler algum. Optei por alguns livros e esse foi um deles. Uma escolha totalmente no escuro, pois a sinopse me chamou atenção e não tinha visto nenhum outro comentário sobre o livro. E também porque não sou acostumada a ler o gênero e queria sair da minha zona de conforto. Assim que recebi os livros, já o peguei para ler. Fui sem expectativa nenhuma e tive uma leitura boa somente, sem nada de tão emocionante.

O livro começa com uma reunião da NASA, onde eles conversam sobre uma possível expedição na Lua para verificar uma base de pesquisa inativada e desconhecida que somente eles conhecm. E também - lógico - para conseguir o apoio da mídia e blá blá blá... Para aumentar as chances, eles resolvem mandar três adolescentes para comemorar os 50 anos da primeira expedição na lua. Os jovens escolhidos são:

  • Midori: japonesa que quer fugir da cultura restritiva e opressora de seu pais.
  • Mia: norueguesa que sonha com fama e sucesso de sua banda.
  • Antoine: francês que tenta esquecer seu ultimo relacionamento.

Depois que ocorre a seleção, os jovens são treinados durante meses, até que chegue o lançamento do foguete. E só quando chegam à lua é que toda a adrenalina, medo e suspense realmente começa.

O livro, pelo que deu para perceber, é divido em partes. A primeira toma metade do livro, momento esse que me fez ficar com sono, muito sono, e quase larguei o livro de lado. Somente depois vem a escolha dos jovens e da chegada na lua que o livro toma um rumo legal. Rumo esse que achei que foi narrado muito depressa, bem chato por parte do autor, pois o livro teve um início maçante e arrastado, para então um final corrido.

Mas confesso que depois que eles chegam na lua e as coisas começam a acontecer, não consegui largar o livro. Queria saber se eles iriam sobreviver, quem voltaria para a Terra. O que era aquilo: um E.T, uma ilusão, São Jorge e seu cavalo branco?

Devo admitir que gostei do final do livro e que ele me fez ficar com a pulga atrás da orelha, porque já tivemos bastante expedições à lua e fico me perguntando se isso é realmente verdadeiro. Confesso que iria pesquisar, mas e o medo de ler "e já que isso existe", então prefiro ficar assim nas sombras. #medrosa

Apesar de ter achado que o livro deixou a desejar, foi uma leitura boa, que me fez sair da zona de conforto, me causou medo e desconfiança e é algo que recomendo, especialmente para quem gosta do gênero. Aproveito para parabenizar a editora pelo trabalho de diagramação, onde  teve o carinho de colocar fotos das expedições lunares, além de mapas.

48 comentários:

  1. Olá Brubs,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto muito do gênero e apesar da ressalva acho que vou gostar, a capa também é bem legal....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, quando vi o pessoal falando desse livro me interessei muito, ainda to com muita vontade de ler pra poder formar minha opinião sobre o livro e espero não ficar com sono hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Primeira resenha que leio do livro e gostei muito da sua sinceridade;.
    Confesso que, no momento, não chamou a minha atenção.
    Legal saber que tem fotos e mapas, diverte mais.
    Valeu a dica =/
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem, concordo contigo que o livro perde um pouco o foco quando demora para engatar e tem um final corrido, é possível perceber que o autor perdeu tempo foco no inicio, mas enfim o enredo do livro parece intrigante, eu também tenho minhas dúvidas sobre as expedições a Lua, seria algo bem interessante para investigar! Gostei da resenha.
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. talvez se o autor tivesse dosado mais as duas partes não ficaria cansativo/corrido, né???
    eu tô esperando recebê-lo em casa pra começar a leitura, e espero que ele empolgue, mas pelo que vc falou, já não vou colocar muita expectativa...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O livro fugiria totalmente da minha zona de conforto e por isso não solicitei para a Editora. E lendo sua resenha, vi que fiz bem. Apesar de ter dito que foi uma boa leitura, acredito que não iria me agradar.
    Mas confesso que fiquei curiosa sobre o final da história.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Brubs,
    essa vai ser uma das minhas próximas leituras.
    geralmente eu não curto livros Sci fi
    Mas, curti a sinopse desse e resolvi solicitar e sair da zona de
    conforto. Espero curtir pelo menos tanto quanto você, beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, isso é um E.T., São Jorge e seu cavalo branco? HAHAHA Cara, eu não fiquei muito interessado nesse livro, não, mas gostei da resenha e fiquei com uma pulga atrás da orelha, quero conhecer esses jovens tão distintos! Adorei a resenha, espero que a pulga não seja um E.T.!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse não seria nunca a minha primeira escolha para leitura,mas como você mesmo frisou,precisamos sair da zona de conforto. Não se a narrativa funcionaria tão bem para mim como foi com você,mas acho que vou arriscar.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  10. Assim que vi o lançamento desse livro, fiquei intrigada pela sinopse pois adoro suspense. E agora, lendo o começo da primeira resenha dele, confesso que tive um desanimo para lê-lo, por você ter achado o início maçante e arrastado, e um final corrido. Mas ao decorrer da resenha, tive uma curiosidade em saber o que acontece na lua e que te deu medo.
    Vou sim procurar em ler e espero fazer em breve.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse livro não é do estilo que eu gosto então não estou muito interessada pela leitura, mas sua resenha ficou ótima! Finais corridos me irritam demais e se o começo for arrastado é ainda pior...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito legal sua resenha Brubs, gostei. Acabei não solicitando esse livro pra editora, mesmo com curiosidade sobre ele. Agora lendo sua resenha fiquei meio divida, mas acho que não leria não. Legal a editora ter caprichado na edição!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Pena que o livro deixou a desejar. Lendo a sinopse a gente realmente fica bem empolgado com o que pode vir, mas uma boa parte do livro fluindo lentamente também é algo que me deixa bem sem vontade de continuar lendo. De qualquer forma não me desanimou de tudo e fiquei com vontade de ler.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Brubs!
    Que pena que o livro não foi de todo bom para você. Eu estou muito ansiosa pela chegada do meu exemplar porque tenho uma forte sensação de que irei gostar da leitura. Tomara que sim, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Apesar de você ter dito que a leitura fica cansativa no início, fiquei com muita vontade de ler. Você fez um mistério tão grande que estou curiosa para saber o que vai acontecer com eles na lua rsrsrs. Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olha, esse enredo não me atraiu nem um pouco, adolescentes para o espaço quando só funcionários da NASA foram, me fez lembrar do filme de uns adolescentes espiões que são filhos de Antônio Bandeiras...

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros em que se prendemos na leitura e não se consegue largar e parar de ler até chegar ao fim.
    Desde que vi o lançamento desse livro fiquei bem curiosa em relação a história e depois acabei lendo muitos comentários positivos sobre e foi o que contribuiu para adicione-lo em minha lista de leituras.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Sem or, estou lendo esse livro agora e juro que tô quase jogando ele na parede. Estou nessa parte chata pra caramba onde o autor narra sobre os personagens. Realmente, o início está muito maçante. Espero de verdade que as coisas melhores... Por enquanto não dou mais que duas estrelas para ele (isso porque a diagramação está incrível).

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor.
    Achei uma pena que o livro tenha demorado um pouco para engrenar. Acho que o autor acabou dedicando tempo demais para todos os blás blás blás que antecederam a ida à lua e, finalmente, o suspense que o livro promete. Enfim, gostei dessa parte, haha. Adoraria saber o que houve, quem morreu, quem viveu, o que era!!!!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei sua resenha
    A premissa desse livro é muito interessante
    Adorei
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Adoro livros futuristas e com esse tema ``viagem a lua´´. Já visitei a NASA e quase comprei um livro parecido, porém não sei se daria uma chance, parece que você não curtiu muito..

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Optei por não pedir esse livro para a editora, e acho que foi melhor assim. Primeiro, por causa dessa parte que te deu muito, muito sono... rs... segundo, e muito mais importante, pelo fato de você ter sentido medo, não gosto de me sentir assim durante uma leitura. Às vezes até saio da minha zona de conforto, mas não me animei a fazer isso por esse livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Brubs, eu li direito e você disse que o livro te deu medo???
    Tenho sérios traumas com qualquer coisa de suspense/terror.
    Com certeza não leria, mas como você disse para quem gosta do gênero é uma boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Fiquei um pouco com a pulga atrás da orelha por causa da classificação, mas eu fiquei muito interessada em ler a obra por causa da premissa e da capa, que está maravilhosa.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que pena que o autor não soube dividir bem o livro. Estava super interessada nele, agora já vou com menos expectativas, porque narrações arrastadas realmente desanimam bastante. Vamos ver o que acharei dele quando puder ler!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá Brubs
    Esse livro parece ser bem interessante de fato, mas infelizmente não faz o meu estilo de leitura, por isso não me interessei por ele mesmo a sua resenha estando muito boa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Como sou completamente apaixonada por esse gênero, logo que vi esse título entre os lançamentos da editora quis muito ler. A capa é maravilhosa e extremamente sugestiva, já começa por aí meu interesse. Depois da sinopse veio a certeza: eu precisava desvendar os segredos dessa expedição. E após o clima de mistério e suspense que tu colocou na resenha fiquei ainda mais curiosa. Uma pena a divisão do livro não corresponder à melhor parte da história.

    ResponderExcluir
  28. Oi Brubs,
    Esse livro é daqueles que também foge da minha zona de conforto, mesmo com sua ressalva fiquei um pouco curiosa pela história mas sem muita expectativa.
    Gostei da resenha sincera e bem objetiva.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  29. Ola Brubs confesso que livros que te espaço como tema, não chamam minha atenção já tentei ler, mas não flui. Ainda mais com tantas explicações sobre a lua. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu ultimamente quero sair da minha zona de conforto tbm, ams acho que não gostaria de ler esse.
    Pelo que vc falou quw ficou com sono já teria largado rsrs. Mesmo vc falando que depois fica bom. Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nossa, confesso que não é o meu tipo de leitura e passa longe disso, principalmente com um inicio tão arrastado como você comentou que foi, talvez se o foco fosse na vida dos 3 personagens o enredo poderia ser melhor, ou não? Haha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Olá, infelizmente esse livro não me interessou muito. Mas para quem curte o gênero, parece ser uma ótima leitura.

    ~Glaucia - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  33. "São Jorge e seu cavalo branco?" Adoro!!!
    Eu não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei da premissa e pelo que você falou quando eles chegam na lua vale a pena. Gostei que parece ter uma pegada The 100 ao contrario.

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    Estou atrás de mais leituras Sci-Fi ultimamente, não conhecia esse, mas como você mencionou que, apesar de algumas partes chatas, ele guarda muitas surpresas, irei conferir!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  35. Não leio muitos livros de ficção fientíficas, mas esse mesmo recebendo 3 estrelinhas me pareceu uma ótima leitura, já que tem fotos das expedições já feitas e da um Q de verdade na história.
    Vou anotar a indicação

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bom?
    Desde que vi esse livro no skoob, que estou com vontade de ler, espero que eu goste.
    Bjss

    ResponderExcluir
  37. oii,adoro este tipo de livro que faz que nos duvidamos do que os outros dizem faz com que refletimos e nossa as características das pessoas sorteadas e de pensar em que está história vai dar em mas ela parece ser muito boa confesso que estou concorrendo a este livro no skoob mas como tenho muita sorte não vou o ganhar,e se não o ganhar infelizmente não o lerei pois tenho muitos outros livros na frente deste bjs...

    ResponderExcluir
  38. O livro parece ser muito bom, mas essa demora para que as coisas aconteçam me desanima um pouco, dependendo de qnto demore posso até abandonar a leitura

    ResponderExcluir
  39. oi, tudo bem?
    Tem muito tempo que não leio uma ficção científica, não é meu gênero favorito, e essa ainda parece ser misturada com terror, e esse é definitivamente o gênero que menos leio. Mas fiquei curiosa de saber O Que tinha lá, rs, que te deixou instigada mas receosa de pesquisar, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oie!
    Eu estava muito animada para ler esse livro, ai fui lendo algumas resenhas e desanimando um pouco :/
    A sua foi uma das únicas que mesmo apontando coisas que não me interessam muito, me deixou curiosa também. E é essa curiosidade que vai impulsionar a leitura.
    Gostei muito da resenha!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  41. Oi Brubs.. tudo bem??
    Adoro ler as sua resenhas... sempre tão sinceras e empolgantes até mesmo quando não curtiu tanto a leitura... confesso que pela capa eu não me interesso muito pelo livro não... e não por parecer macabra, mas eu preferia um desenho de lua e não um olho enorme no formato... isso vem me incomodado demais quando vejo a capa desse livro de verdade... a premissa é legal porque eu curto o tema, mas com essa capa fica meio difícil ein rs... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    eu já tinha visto esse lançamento, mas não me chamou a atenção.
    Depois da sua resenha, vi que realmente não vou ler. Livro que dá sono até a metade nem pensar.
    Adorei a sua sinceridade.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi, tudo bem?
    Eu tinha visto esse livro por ai e achado a capa bem bacana, mas confesso que não tinha ficado muito animada com ele, sabe? E agora lendo a sua resenha não sei se lerei esse livro tão já, é a segunda que leio falando que o livro deixa a desejar, mas apesar de tudo parece ser bacana conhecer.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Brubs! Apesar da tua resenha, eu fiquei SUPER a fim de ler esse livro. Eu to passando por uma onda de fanatismo por ficção científica, sabe, e a temática desse livro aí me interessou muito. Mesmo que ele não tenha sido grande coisa pra você, eu fiquei com muita vontade de ler. De qualquer forma, gostei muito da sua resenha, principalmente pela sua sinceridade e pela sua coragem de sair da zona de conforto. Esse é o caminho! Você está de parabéns. Fazer isso não é fácil. :)
    E não desista de tentar ler outros livros do gênero só porque você não gostou desse! Se quiser, posso te indicar alguns. É só falar comigo.
    Um beijo grande,
    Mona

    ResponderExcluir
  45. Brubs! Apesar da tua resenha, eu fiquei SUPER a fim de ler esse livro. Eu to passando por uma onda de fanatismo por ficção científica, sabe, e a temática desse livro aí me interessou muito. Mesmo que ele não tenha sido grande coisa pra você, eu fiquei com muita vontade de ler. De qualquer forma, gostei muito da sua resenha, principalmente pela sua sinceridade e pela sua coragem de sair da zona de conforto. Esse é o caminho! Você está de parabéns. Fazer isso não é fácil. :)
    E não desista de tentar ler outros livros do gênero só porque você não gostou desse! Se quiser, posso te indicar alguns. É só falar comigo.
    Um beijo grande,
    Mona

    ResponderExcluir
  46. Brubs! Apesar da tua resenha, eu fiquei SUPER a fim de ler esse livro. Eu to passando por uma onda de fanatismo por ficção científica, sabe, e a temática desse livro aí me interessou muito. Mesmo que ele não tenha sido grande coisa pra você, eu fiquei com muita vontade de ler. De qualquer forma, gostei muito da sua resenha, principalmente pela sua sinceridade e pela sua coragem de sair da zona de conforto. Esse é o caminho! Você está de parabéns. Fazer isso não é fácil. :)
    E não desista de tentar ler outros livros do gênero só porque você não gostou desse! Se quiser, posso te indicar alguns. É só falar comigo.
    Um beijo grande,
    Mona

    ResponderExcluir
  47. Oi, tudo bem? Esse livro não é muito o meu estilo de leitura e não fiquei interessada na época do lançamento e saber que o começo é maçando não ajudou muito, mas gostei de saber que as coisas melhores e que o final é até bom. Acho que vou dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Olha a capa do livro me chamou bastante atenção.
    Eu também o solicitei para a leitura, mas eu mandei para uma das minha colaboradoras ler e sinceramente não sei o que esperar. Eu tenho visto muitas resenhas, mas pelo jeito me parece meio sombrio e eu morro de medo de qualquer coisa que me deixe impressionada hahahaha
    Mas se minha colaboradora ver que eu não vou curtir eu dou o livro pra ela.
    Enfim...Mas eu achei legal a sua resenha.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-fragmentados.html

    ResponderExcluir



SUBIR