[Resenha] Eu fico Loko 2 - O Diário do Leitor

15/09/2015

[Resenha] Eu fico Loko 2

Eu Fico Loko 2
Autor: Christian Figueiredo de Caldas
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Número de Páginas: 160
Sinopse: Tô de volta, meus lokões e lokonas! Pra deixar vocês ainda mais ligados nas minhas aventuras! Como todo adolescente, eu já aprontei bastante e sobrevivi a muitos sentimentos. Alguns deles eu descrevo nos vídeos do canal EU FICO LOKO, onde tem uma galera que me acompanha. Outros, guardo para estes encontros especiais que tenho com vocês, através dos meus livros. Viagens, escola, festas, namoro, amigos, família, Copa do Mundo... Cada um desses assuntos traz ótimas recordações. E muitos segredinhos também. Se você gostou das histórias do meu primeiro livro, vai ficar ainda mais ligado nas situações que reservei para esta continuação! Ou, como eu adoro dizer, “As histórias que tive medo de contar” no último livro. Ficou curioso? Então chega mais!

Como é de se imaginar, eu não li o primeiro livro do youtuber Christian Figueiredo, cujo título vem do seu canal famosinho na internet, Eu Fico Loko. Mas, como tinha um espacinho vazio na estante de solicitações deste mês, acabei solicitando-o. Havia uma dúvida pairando em minha cabeça: será que eu iria realmente me surpreender com o que estava ali escrito?

E não é que me surpreendi? Pra pior, é claro, mas não deixou de ser uma surpresa.

Assim como acompanhamos nos vídeos do Chris, ele aborda no livro temas do cotidiano e de sua vida, como o amor à primeira vista (e a decepção que se segue), além dos casos de alguns amigos (como o daquele que, para fugir de tudo o que acontecia em sua vida, decidiu usar cocaína e teve uma overdose, ficando em coma). Tudo isso é narrado com um toque de ironia e sarcasmo, dignos dele.

Através de uma narrativa descontraída, somos apresentados a histórias que, só depois de alguns meses do lançamento do primeiro, ele teve coragem e culhão de publicar. O que na realidade não foi lá muito instigante, pois vemos a maioria dos jovens passando por isso.

É claro que, se eu tivesse meus 14, 15 anos, estaria pirando por ter mais um texto publicado por ele. Mas como já passei disso há algum tempinho, achei tudo muito louco demais, muito irreal. Não sei até que ponto aquilo descrito é real ou imaginário, então fico com um pé atrás.

Realmente indico Eu Fico Loko 1 e 2 para adolescentes em geral e para aqueles que querem uma leitura intermediária, ótima para passar o tempo.

O trabalho gráfico da editora pode ser conferido nas fotos abaixo:





23 comentários:

  1. Oi Pam!
    Estou quase terminando de ler este livro e achei tem engraçada as histórias dele!
    Confesso que me senti como você... É meio fora da minha realidade kkkkkk
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Pamela!

    Assim, também não tive lá muita curiosidade para ler Eu Fico Loko e nem solicitei o 2, fiquei com espaço vazio na estante para lá... Mas enfim, é como você disse... Se a gente tivesse 14 ou 15 anos poderia até ser uma leitura bem bacana, mas acho que já estamos um pouco velhas demais para esse tipo de história adolescente, né? Não quero generalizar, alguns livros infanto-juvenis são muito bons, mas acho que dá para entender, né?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Pa,
    Que ótimo que não sou a única que pensa o mesmo!
    Esse livro NUNCA vai entrar na minha estante, tenho um preconceito imenso com livros do tipo!
    Um youtuber publicando livros? Minha primeira impressão não foi boa e depois dessa resenha, você só reforçou minha ideia. Esse livro é mais para aqueles que não gostam tanto de ler e pega um livro para passar o tempo.
    Prefiro as ficções, se quisesse ler livros sobre a vida de alguém, leria uma biografia/autobiografia. Não acha? Minha mente é formada para coisas mais complexas, tenho 16 anos, sou adolescente... MAS ODEIO LIVROS DO GÊNERO CITADO ACIMA.
    E para piorar minha situação, meu querido namorado comprou esse livro, quase matei ele.
    Foi minha maior decepção, logo ele que lê livros tão bons!

    Beijos,
    Karine - Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  4. Esses livros não me interessam tanto, mas o trabalho que a Novo Conceito fez ficou lindo! Tenho a impressão de que alguns desses livros sejam mais "comerciais", sabe? E aquilo de "espaço para carta" é bem Não-Tenho-Mais-Nada-Para-Dizer-Mas-Vou-Colocar-Mais-Páginas-Mesmo-Assim.

    Abraços,

    http://www.paginou.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o livro te surpreendeu de qualquer maneira! kkkk
    O trabalho gráfico da editora está incrível, mas acredito que não compensaria para mim devido a narrativa ser incomum, fora do real.
    Já tive a oportunidade de ler a resenha do primeiro livro e a opinião foi praticamente o mesmo que a sua.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamela. Tudo Bem?

    Eu não sabia que tinha o segundo livro e para ser bem sincera, fiquei sabendo da existência dele hoje. Tomara que traga muito sucesso para o autor, pois vejo muitos comentários positivos do primeiro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola Pam confesso que como já passei desse idade, de vivenciar tudo com extrema intensidade, o livro não chama minha atenção, mas entendo o sucesso do autor com os jovens, com certeza será uma ótima leitura para os adolescentes. Vou comprar para minha filha adolescente quem sabe minimiza a intensidade de tudo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor. Acho que você expressou parte da minha opinião sobre o autor… Parte porque não li nada dele ainda – nem assisti aos seus vídeos –, mas imagino que realmente seja um texto voltado para os adolescentes e sem grandes apelos para nós, leitores mais maduros.

    Enfim, não pretendo ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha eu sinceramente adoro o livro do Christian.
    Eu li o primeiro e adorei. Agora estava doida para ler o segundo no qual já recebi na minha caixa da novo conceito e não vejo a hora de iniciar, porque eu dou muitas risadas com as coisas que ele conta. Acompanho o seu canal já tem um tempo e sinceramente me divirto horrores.
    Gostei da sua resenha, mas eu li pouco viu? Porque não quero pegar spoiler, mas lendo suas impressões me parece ser um livro muito bom. Mas vamos ver!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-garoto-dos-olhos-azuis.html

    ResponderExcluir
  10. Oii,para te falar a verdade nunca tive interesse neste livro,tenho um amigo quem tem 15 anos que leiu e gostou muito dele mas eu acho ele muito normal sabe e não gosto muito deste gênero então o descartei dês do inicio.. bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    não leria esse livro porque, tenho certa preguiça pra livros adolescentes e também porque uma pessoa que acompanho no youtube, leu o 1º livro dele e fez críticas que me desanimaram completamente. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu estava curiosa para ler a obra, mas li algumas críticas negativas que me fizeram desanimar dessa leitura :/

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Confesso que sempre tive curiosidade em ler os textos dele, porém não estou muito na vibe de uma literatura voltada para adolescentes no momento, apesar de curtir também. Afinal, gosto de ler um pouco de tudo hehe

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conheço o canal dele, mas vendo as resenhas do novo livro tenho certeza que eu preciso conhecer o canal, e me assim me situar mais na leitura, nas suas encrencas de adolescentes.. rsrs

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu fiquei sabendo a pouco tempo que o escritor é um youtuber famoso.
    Eu achei a capa bem legal. A história parece ser divertida, boa para ler entre histórias pesadas.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Não sou muito fã de livros de youtubers, mas vou indicar pra um amigo que adora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Concordo com você, acho que Eu Fico Loko é muito leitura bem intermediaria, gostei da resenha!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Bom como não acompanho esses canais de Youtube não tenho conhecimento nem um por esse canal, mas realmente não me interesso por essas histórias adolescentes, apesar da minha idade, pois não me chama a atenção.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  19. Eu não chamaria de preconceito, mas eu simplesmente não vejo sentido nesse livro. Não acompanho o canal do autor no Youtube, não acho que as experiências narradas sejam algo grandioso ou que vá ensinar uma lição que todo jovem precisa aprender. O livro é, para mim, uma simples estratégia de marketing, e só esse detalhe já me faz passar longe do livro. Porém admito que a qualidade da diagramação feita pela editora está bem aparente, as páginas são lindas.

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Pelo jeito todo mundo tá lendo o livro dele hahaha
    Acompanho o canal a algum tempo e estou curiosa para ler esse livro ^^ Parece ser bem engraçado e divertido!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    A opiniões em relação ao livro se divergem, alguns gostam outros odeiam. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos dois livros, mas não sei se leria, o gênero do livro não faz muito a minha praia.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não li o primeiro também, mas realmente não li porque a premissa não me agradou, talvez porque eu não conheço o canal no youtube ou sei lá kkkkk
    Enfim, o segundo livro também não chamou minha atenção, mas a diagramação está linda

    ResponderExcluir
  23. Pois é acho que a superficialidade impera nesse livro,mas quam sou eu para julgar,mesmo que o livro seja uma leitura leve para adolescentes,fico super com um pé atrás pela qualidade do que eles estão lendo.

    O trabalho gráfico é mesmo lindo,mas não li o primeiro e não me interessei pelo segundo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir



SUBIR