[Resenha] A Lista Negra - O Diário do Leitor

08/09/2015

[Resenha] A Lista Negra

A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Editora Gutenberg
Números de Páginas: 269 
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão. (sinopse retirada do skoob)


Vou direto para minha opinião sobre a leitura do livro, pois a sinopse esta muito bem explicativa.

 - Tudo bem se alguém deixar você vencer de vez em quando – disse ele, ficando sério de repente. – Não precisamos ser sempre perdedores, Valerie. Eles podem querer que a gente se sinta assim, mas nós não somos perdedores. Às vezes também ganhamos. [Pag 60]

Quem me conhece desde o meu finado blog Livros de Cabeceira já sabe o quanto eu gosto de livros com o tema bullying. Acho tão legal ver o comportamento e como a pessoa que recebe o tratamento ofensivo consegue reverter a situação - ou não.

Dizem que as experiências de quase morte mudam as pessoas. Que de repente, descobrem a importância do amor e da tolerância. Que abrem mão de mesquinharias e do ódio. [Pag 113]

Quando eu conheci A Lista Negra e vi que era sobre bullying, já quis. E assim que adquiri o livro, demorou um pouquinho para começar a leitura. Na verdade iria até demorar um pouco mais, porém veio a Maratona de Inverno e já o tirei da estante. Assim que comecei a leitura já amei, porém não foi tão amor assim...

Calma!!! Eu gostei da leitura, só que ela foi um tanto devagar, pois em algumas partes a leitura corria freneticamente, já em outras se tornava mais parada que o trânsito aqui de SP.

O livro é voltado todo para Valerie e é divido no antes do massacre e depois do massacre, o que gostei, porque aí temos uma visão geral de tudo. Mostra relatos do que aconteceu através de notícias de jornal, entrevistas com os alunos da escola que vivenciaram aquilo. A autora conseguiu não se perder na história, transmitindo o pânico que os estudantes passaram - e o melhor, mostrou o quanto Nick era perturbado e o quanto Valerie se envolveu. Mas o que me deixou na dúvida, desde o início, foi: Valerie é inocente? Valerie se envolveu porque quis ou foi levada por Nick? Nick era perturbado mesmo? Nick e Valerie armaram o plano todo? E conforme eu ia lendo, mais dúvidas iam surgindo em volta de Valerie.

- O tempo nunca acaba – sussurou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela. – Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há. [Pag 179]

A autora, como disse, mesmo se segurando bem no tema, não conseguiu fazer com que o livro não ficasse cansativo. Foi bastante detalhista e achei que algumas partes poderiam ser cortadas, mas nada que fizesse com  que eu xingasse a coitada.

Jennifer Brown descreveu muito bem o tema, conseguiu um final muito emocionante e não esperado por mim. Ao terminar o livro, fiquei feliz e o achei digno. É um livro que recomendo, mas já aviso que é um livro bom, mas não se esqueça de que é uma leitura um pouco devagar. E também um livro que vem mostrar que o perdão pode mudar tudo.
- Ás vezes, mesmo as coisas que você espera que vão acontecer podem magoar. – sugeriu. [Pag 200]


50 comentários:

  1. Oi, Brubs. Li vários comentários repercutindo sobre o livro, desde o ano passado, mostrando o seu teor polêmico e reflexivo. Pelo que você resenhou percebi que nada foi diferente, emoções, surpresas e alegrias rolaram durante a leitura. Estou ansioso com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro, mas ainda não tive tempo!! Sempre vejo comentários positivos e interessantes sobre a obra e com a sua resenha, fiquei mais ansiosa ainda para ler. Vou dar um jeito de encaixar nas minhas leituras de setembro! Enfim, parabéns pela resenha!

    beijoo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia o livro. Gostei da sinopse, ele aparenta ser bem intenso. Geralmente, pessoas vítimas de bullying nos apresentam histórias bem fortes e comoventes. E claro, que na ficção essas emoções são tão fortes quanto. Com toda certeza, uma boa leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Brubs lindona as vezes detalhes exagerados realmente cansam o leitor, uma pena pois a premissa do livro é muito interessante pena que a leitura não fluiu muito bem, eu também gosto muito de livros com esse tema. Vou anotar a dica para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    O tema do bullying é super atual e necessário, diariamente muitas crianças sofrem com isso e angariam traumas pro resto da vida. Uma pena a leitura ser arrastada, isso me irrita muito e é um ponto que diminui minha vontade de ler o livro.
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas confesso que após ler que em alguns momentos a leitura foi meio parada, desanimei.
    Pretendo ler, pois gosto do tema abordado, mas vou deixar para ler um pouco mais para frente.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Brubs!!!
    Quando vi esse livro fiquei com muita vontade de ler, justamente por conta do tema polêmico. Essa vontade ainda continua, mas sem tempo para novas leituras esse ano. A lista negra esta na minha lista, e espero realmente conseguir um tempinho para ele.
    Adorei sua resenha e me deu certeza que devo ler.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acho que não leria o livro por ele ser meio parado.
    Quando acontece isso largo o livro na hora.
    O tema tbm gosto muito que é bulling, gosto de ver como os persongens vão superar
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de livros que abordam esse tema,e com certeza esse deve ser uma ótima leitura.
    Muito diferente essa temática da guria fazer uma lista, sem pretenções nenhuma, e o namorado ir e matar quase todos da lista, acredito que tenha sido um choque pra ela.
    Vou anotar a indicação, tenho certeza que gostarei

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha e acho que esse tema deve ser cada vez mais explorado!
    Já entrou na minha lista
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi oi!!
    Eu amei "A Lista Negra" e dei cinco estrelas + favorito. Entendi seu ponto de vista, mas diferente de você curti muito o contraste da correria com a lentidão dos detalhes, pra mim funcionou demais!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, você é uma das poucas pessoas que não deram 5 estrelas para esse livro, mas gostei da sua sinceridade e, naturalmente, um livro nunca irá satisfazer todas as pessoas por igual rs. Eu sou muito curiosa pela história e espero conseguir ler muito em breve. Tomara que eu goste porque só ouço falarem bem dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu fico com o pé atrás quando a temática é bullying, pois a maioria dos autores que tenho visto, tratam a temática de forma superficial e desvincula de problemas sociais.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Que pena que o livro não te conquistou totalmente *-* se não me engano, dei nota máxima para esse livro, pois ele mexeu muito comigo, e foi uma das melhores leituras do ano em que o li. A autora soube mesmo emocionar o leitor, e o tema tratado foi muito bem abordado.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. bem, fiquei curiosa com ele, até pela protagonista ter meu nome xD
    acredito que a questão do detalhismo na narrativa não venha me cansar, até gosto de livros detalhistas... enfim.. espero fazer a leitura dele tão logo possa...

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei até bastante do livro. Achei interessante ver o ponto de vista de alguém que ficou. Alguém "envolvido" no massacre e que não morreu. Até que não achei cansativo em nenhuma parte. Conseguiu atender satisfatoriamente minhas expectativas! (Eu acho que o Nick era sim super perturbado e não acho que Val tinha a ver com a história. Não conscientemente, pelo menos.)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro porque só tinha lido comentários beeem positivos e assim como você gosto de livros que abordem o bullying, mas quando o livro é meio devagar eu acabo abandonando, então não sei se lerei esse tão já.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Sou louca para ler esse livro, mas sua resenha deu uma esfriada na minha vontade. Eu imaginava que era algo mais dinâmico, mas pelo visto me enganei, né? Mas mesmo assim, quando tiver a oportunidade quero ler pois acho o tema muito relevante e que deve ser discutido abertamente por todos, principalmente nas escolas.
    B-jussss!

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei sua sinceridade. Eu quero muito ler essa obra, não pelo tema bullying, mas porque me foi altamente recomendada por quem me conhece. Garantiram-me que seria um livro do meu agrado (rs). Espero que seja, porque confesso que não me sinto paciente para ler livros parados, que parecem não avançar ou correm, desenfreados, como se estivessem recuperando o prejuízo. :/

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Brubs! Eu também gosto muito de livros com a temática de bullying, mas esse não me interessou. Ainda mais sendo meio lento... Não estou para isso agora. hahah
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Então, apesar de considerar a temática importantíssima cada dia mais, confesso que a premissa não me convenceu. Na verdade, tenho um pouco de dificuldade com livros desse gênero e saber que em certos momentos a leitura é maçante me faz recuar diante do livro quando a uma possível leitura...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Que livro intenso! A sua resenha me deixou muito curiosa para ler a obra toda e com certeza vou comprar assim que vê-lo na livraria.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu sou louco para ler esse livro porque a Pam Gonçalves fala muito bem dele, e eu adoro todos os livros que essa mulé indica, haha.
    Pena que você não tenha gostado tanto assim da leitura. Acho que eu irei amar muito mais do que ti!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. OI
    Eu já li esse livro, ele é em algumas partes ele é parado mesmo, mas na minha opinião não seria preciso cortar parte alguma, achei triste, mas o final eu gostei e é um livro, que eu recomendo pra todo mundo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Oi, Brubs!
    Como trabalho com adolescentes, este é um livro que sempre me despertou curiosidade.
    Adorei a sua resenha, mas confesso, não sei se algum dia lerei este livro.
    O importante é a mensagem que fica: o perdão tudo muda.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oláá
    Que bom que gostou pois eu amo esse livro, o acho muito interessante e válido para todas as idades, o legal é mostrar uma realidade que é bem distorcida nos dias de hoje.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. oi ^^
    muitas pessoas tbm falaram mt que a história ficou cansativa em algumas partes, e não consigo me sentir atraída.
    eu já tive vontade de ler a algum tempo, mas hoje em dia não tenho mais vontade sabe.
    gostei de ler a sua opinião.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  28. Oi Brubs.
    Eu não sabia que o livro tinha essa temática pois nunca tinha parado para ler mais sobre ele.
    Eu gostei da sua resenha e compreendi o seu lado e pontos que você citou.
    Eu o leria para saber qual é o final e tentar entender o personagem que fez o massacre.
    Achei a abordagem muito interessante.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  29. Já conheço o livro, mas nunca tive vontade de ler.
    Entretanto sua resenha me fez mudar de ideia,
    vou ler assim que der!

    ResponderExcluir
  30. Olá Brubs!
    Vi muitos comentários positivos sobre esse livro e só semana passada resolvi dar uma chance haha Coloquei ele na minha wishlist. Espero gostar. Adorei a resenha *-*
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. Eu já tinha ouvido falar desse livro, e acho que o tema seria interessante de se ler, com esse enredo que parece realmente passar uma mensagem legal de anti bullying. Uma pena que a leitura foi arrastada, mas não deixando de ser indicada.
    Esse livro tem estado em minha lista de leitura e espero lê-lo em breve.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  32. Vi muitos comentários positivos sobre este livro a história parece bem diferente.
    Sua resenha está muito boa e preciso urgentemente deste livro haha, estou super curiosa para conferir a história.

    ResponderExcluir
  33. Oie, eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, principalmente por ele ser um dos queridinhos da Pam Gonçalves.
    E é uma pena que apesar do domínio da autora com o assunto ele seja um pouco cansativo, mas por não ter muito contato com livros sobre bullying ainda quero muito ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  34. Oii,
    Já tinha visto o livro na livraria mas nunca me interessei o suficiente para ler, gostei da resenha e vou procurar mais sobre.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  35. Para falar a verdade estou um pouco cansada do tema bullying, mas alguns livros ainda conseguem me surpreender, e acho que seria o caso desse, já que ainda não li nenhuma história parecida. Não me incomodo com narrativas mais lentas, principalmente se de repente tem essas partes mais frenéticas. Achei legal o livro mostrar que o perdão pode mudar tudo e o fato dele ter um final emocionante e inesperado.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  36. Também gosto de livros que abordam o tema do livro. Mas Leitura parada é um saco, e mais parada que o trânsito aqui de SP é ainda mais chato kkkkk.
    Essa é a resenha mais negativa que li desse livro. Mas adorei sua sinceridade, e mesmo o livro tendo algumas cenas paradas eu vou conferir, pois a premissa desse livro é maravilhosa

    ResponderExcluir
  37. Tenho vontade de ler este livro faz tempinho, gostei da resenha e entendo o que vc quis passar.
    Eu o leria.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Ola. Li apenas um livro com esse tema e gostei. Ultimamente estou saindo da minha zona de conforto da leitura e procurando outros e gostei desse e da sua resenha . Vou colocar ele na minha lista 😁

    Beijão da Lari 😘
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  39. Esse é um livro que eu desejo há algum tempo. Como você, também gosto muito de livros com o foco em temas fortes, como bullying, por exemplo. O que mais me chama atenção nesse livro é exatamente a forma como a autora organiza sua história, nos mostrando exatamente a dimensão do que aconteceu no enredo e as consequências disso. Além da capa maravilhosa, a trama me parece comovente.

    ResponderExcluir
  40. Eu estou louca demais pra ler esse livro, e eu acabei de voltar da Bienal sem ele, não acredito. É uma leitura que todo mundo me recomenda!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi tudo bem???
    Esse tem uma temática que foge de minha zona de conforto, mas que eu tenho uma vontade enorme de ler... estes questionamentos que você levantou sobre Valerie... achei bastante pertinente e durante as resenhas que eu tenho lido... não tinha parado para pensar nisso... assim que eu tiver a oportunidade irei ler... xero!!!

    ResponderExcluir
  42. Oii,infelizmente nunca li livros que falavam sobre bullying mas já me recomendaram este livro tantas vezes que sabe vc fica com aquela coisa na cabeça leio ou não leio sabe ,adoro quando retratam como cenário a escola pois meu dia se resume em ficar o dia todo na escola e a noite em casa então gosto de ver perspectivas diferente referente a escola.... bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá! Já vi tantos comentários positivos a respeito desse livro que tenho muita curiosidade de conferir. A história parece trazer lições muito bonitas, além de trabalhar com um tema bem delicado, que merece máxima atenção. Que pena que para você a narrativa não fluiu tão bem... Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Oi Brubsss!
    Hahahahhaha chorei na leitura mais parada q o trânsito de SP kkk
    Ai é tão ruim qd isso acontece né? Eu tô mega curiosa p ler este livro por conta da Pam que fala muito dele, gostei desta divisão do antes e depois do massacre tb!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  45. Oie, bom?
    Bom, esse é um dos livros sobe bullying mais comentados na blogosfera e morro de curiosidade para ler. Não sabia que ele tinha uma narrativa mais lenta, mas é bom saber desse detalhe porque aí eu não fico pensando que a história é ruim, apenas detalhista demais. Fico pensando o que leva a pessoa a tomar essa atitude.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ultimamente estou fugindo dos livros detalhistas demais por motivos de: tô sem tempo pra ler. Então provavelmente não vou ler esse tão cedo, mas gostei da premissa e adicionei aos desejados.

    ResponderExcluir
  47. Oii!

    Adorei a sinopse desse livro! Eu também adoro livros com o tema bullying e outros temas diferentes ^^ Acho a história bem deferente e foi isso que em chamou bastante a atenção! A capa é linda e a sua resenha ficou muito boa ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  48. Oi!!
    Já tinha ouvido falar sobre o livro. Leria, mas não agora.
    Que bom que gostou. Pena que é devagar.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  49. Olha eu não sou chegada em livros que tem uma narrativa devagar, porque me dão sono.
    Agora eu fiquei com receio de ler esse livro sério. Não sei se pegaria para ler tão cedo, mas tenho visto muita gente falando bem. Me parece ser ótimo e tudo mais, mas eu não pegaria para ler tão já não. Quem sabe mais pra frente. Mas eu gostei muito de como você escreveu sobre a trama. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/memorias-literarias-2-caca-da-mulher.html

    ResponderExcluir
  50. Oi brubs, tudo bem?
    Eu vejo muita gente falando desse livro, seja bem ou mal.
    Eu ainda não tive chance de lê-lo mas pretendo fazer o quanto antes para ter minha própria opinião.

    ResponderExcluir



SUBIR