[Resenha] A máquina de contar histórias - O Diário do Leitor

09/10/2015

[Resenha] A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora Novo Conceito
Número de página: 191
Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Mais uma vez as sinopses me poupando trabalho. Hahaha’

Logo quando iniciei minha vida na blogosfera, de cara conheci e vi os comentários sobre o Gomyde, mas sempre achei que era puxação de saco. E na última Bienal aqui de SP, quando eu finalmente consegui entrar no estande da Novo Conceito e conheci pessoalmente o Gomyde (pois sim ele estava autografando os livros), eu logo gostei da linda pessoa que ele é, atencioso e simples. Não perdi tempo, comprei o livro e pedi autógrafo. Mas até eu ler o livro demorou, pois concluí a leitura só esse ano ~~palmas~~... E foi a melhor coisa que fiz, pois não só amei o livro, como virei fã do autor.

- A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença. [Pág 68]

A escrita do Gomyde é muito boa, amadurecida, apaixonante. O livro me prendeu do início ao fim, a relação do personagem com suas filhas, ele tentando ajeitar as coisas, foi o que me conquistou, porque quando o assunto é pai, o buraco é mais embaixo. A dor é maior, o amor é maior, o perdão é maior.

Esse livro me deixou uma ótima lição. É daqueles que todos filhos e pais deveriam ler. E creio que muitos por aí poderiam aprender e redescobrir o amor através dessa leitura.

Posso ficar falando e falando e nunca vou falar nada. A máquina de contar histórias é um livro lindo, que me fez pagar mico de chorar no ônibus e no serviço. Um livro que me ganhou, que se tornou favorito, que me marcou, que levarei pra vida.

E outra coisa que me conquistou não só com o livro, na escrita e história e si, mas é que é escancarado o amor do autor pela escrita, em várias passagem é citado o amor do autor pela escrita, pelo leitor, e por conhecer autores e ver o quanto é verdade, me fez amar esses autores mais ainda.

- Escrever é muito mais do que profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar. [Pág 95] 

Só tenho que agradecer ao Gomyde, pelo seu dom e venha mais e mais livros ótimos como esse. Realmente esse autor é uma Maquina de fazer histórias.

A vida é uma jornada com começo meio e fim. Cada pessoa é o herói da sua própria caminhada. Aliás, essa é uma teoria interessante para aplicar na literatura e na vida pessoal.

29 comentários:

  1. Nossa, eu sempre ensaio para ler esse livro, mas acabo deixando para depois. Confesso que sua resenha, que retrata esse mesmo adiamento que eu, e depois o seu entusiasmo que contagiaram!
    Vou ler!!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!Lendo sua resenha ,achei que este livro de ser muito bom.Deu vontade de ler.Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, eu não recordo de ter lido alguma resenha sobre esse livro. Mesmo assim sua resenha deixou uma vontade de conferir a história. Dica anotada.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá; eu já li um livro dele e fiquei apaixonada pela história, ainda não tive oportunidade de ler os outros, mas quero ler todos e tenho certeza de que vou me encantar com suas histórias.

    ResponderExcluir
  5. Brunaaaaa
    Impossível não chorar com os livros do Gomyde, adoro ele como autor e pessoa.
    Estou com esse livro para ler, só me falta tempo. Hehehe
    Quero conhecer essa relação do pai com suas filhas que não deve ser nada fácil.
    Beijou

    ResponderExcluir
  6. Quando eu fiz a leitura desse livro eu me surpreendi muito com a escrita do Mauricio.
    Ele além de escrever muito bem nos envolve de uma tal maneira que nem sei explicar.
    Esse livro tem uma estória linda e quero ainda conhecer suas outras obras que ainda não li. Espero gostar bastante, porque o autor é bastante talentoso e só tenho visto ótimos comentários sobre seus livros. Parabéns pela sua resenha. Ficou ótima e muito bem explicada

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-zac-mia.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    O Mauricio Gomyde é um autor que eu morro de vontade de conhecer as histórias!
    Que bom que Maquina de contar histórias te emocionou tanto!
    Espero ler algum livro dele em breve e gostar muito!

    Beijos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca li nada do autor, mas sempre vejo resenhas positivas desse livro. Espero ler um dia e me emocionar também. Como vc disse quando envolve amor de pai o buraco é mais embaixo rs. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Brubs, o Maurício Gomyde é sensacional mesmo. Adoro os livros dele, e as capas são sempre lindas. Quero ler esse e chorar horrores como você HAHA
    bJS!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas morro de vontade. Adoro a premissa desse livro e sem dúvidas é um dos que ainda quero ler.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Hey Bruna...
    Menina eu conheci o Maurício apenas recentemente com o lançamento desse novo livro dele. Eu não conhecia esse livro, mas gostei muito do que disse e de verdade meio que empolguei haha
    Anotei a sua dica.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. oie como vai?
    eu tenho livro aqui mas cade o tempo de ler? mas lendo sua resenha tive certeza que preciso ler, a história ja me atraia mas ver alguém que indica é ainda melhor.

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Olha, até tinha vontade de ler os livros do Gomyde. Mas esse ano me encontrei e descobri o que realmente gosto de ler e o gênero que ele escreve não é o meu preferido. Mas, depois dessa resenha, bateu uma culpa de ter o livro na estante e ainda não ter lido, rsrs.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu sou louca para ler esse livro desde que foi lançado eu só ouço coisas boas sobre ele e sobre o autor, fiquei muito curiosa pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já vi muita gente elogiando esse livro mas nunca tive a vontade de lê-lo. Até agora. Sua resenha me deu uma vontade enorme de embarcar nessa história que eu acredito que iria gostar bastante.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Brubs. Eu ainda não me animei com a leitura desse livro não, mas quem sabe? Já mudei de ideia tantas vezes, depois de umas tantas resenhas. HUHAUHAUHA

    ResponderExcluir
  17. Oii!
    Eu li apenas um livro do autor que me surpreendeu, apesar de não ter me cativado por completo. Ainda assim, espero poder ler outros livros dele como A Máquina de Contar Histórias e Surpreendente. Eu já havia me esquecido que tinha interesse por esse livro, mas sua resenha me lembrou que devo adquiri-lo e por quê quero tanto ler. Acho que irei me envolver muito com a história!

    ResponderExcluir
  18. Adoro quando leio um livro assim, que me ensina algo precioso e que sinto que todos deveriam ler! Haha. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive condições de me dedicar à sua leitura. Mesmo assim, adorei saber quais foram as suas impressões. Como desconheço o talento do autor, acho que esse será um ótimo começo. Acredito que, quando começar, não pararei mais de ler os livros dele.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Odeio chorar nos transportes públicos, mas sempre acontece e as pessoas ficam te olhando com cara de tacho. Você elogiou tanto o livro que até me deu vontade de ler, deixou um gostinho de 'quero saber sobre a história'. Vou perturbar meu pai e vê se ele compra (kkk). Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada do autor, mas li muitas resenhas desse livro.
    E espero de coração que a história me emocione tanto quanto te emocionou.
    Eu amo escrever então acho que vou me identificar muito com o livro.
    Amei os quotes

    ResponderExcluir
  21. Oi Brubs! O livro parece ser meio triste, não? Eu amo assim kkkkkkk
    Vou insistir pra minha mãe comprar e chorar comigo... Adorei a resenha!!!
    Bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Bruna, eu sou extremamente apaixonada pela escrita do Gomyde e só li dois livros dele.
    Um dos quais sempre me faz chorar.
    Ainda não li esse, mas ganhei em um sorteio recentemente e quero muito ler, pois sei que vou amar da mesma maneira porque a escrita dele é muito linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Oi brubs!
    Eu tenho ouvido falar bastante do Gomyde, mas é de agora, porque uma amiga é doida por ele. Estou doida para ler esse livro e conhecer melhora a história e a escrita do autor, só vejo resenhas positivas sobre o livro e quero muito ler!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Sempre tive curiosidade de ler esse livro.
    Só li resenhas boas e essa não foi diferente.
    Que pena que não encontrei ela na bienal se não ia comprar e autografar tbm.
    Amei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu sou louca pra ler esse livro sério! Todo mundo fala muito bem dele, e eu tenho muita curiosidade para fazer essa leitura. O enredo parece ser muito lindo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Acredita que eu nunca ouvi falar desse livro? E, agora que eu conheci, quero muito ler hahahaha. Espero conseguir ler em breve ;D

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Brubs, tudo bom?
    Esse livro realmente leva o leitor as lágrimas. Eu também gostei muito da escrita do Gomyde e como ele consegue emocionar o leitor com suas palavras. Uma história inspiradora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Ainda não li nada do Gomyde e ouço só comentários positivos sobre ele. To querendo dar uma chance, e sua resenha está tão empolgante que acho que vou começar por esse livro! Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oii!

    Ainda não li nada desse autor, mas pelo que ouço dos outros, ele é um ótimo escritor ^^
    Já anotei a dica caso eu queira ler :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir



SUBIR