[Resenha] Maestro! A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias... - O Diário do Leitor

20/12/2015

[Resenha] Maestro! A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias...

Maestro! A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias...
Autor: Ricardo Carvalho
Números de páginas: 318
Editora Gutenberg

Sinopse:  Maestro! A biografia de João Carlos Martins desvenda o homem por trás do mito, revelando a rotina de luta e superação de um dos maiores artistas brasileiros e um dos melhores pianistas do mundo. Possuidor de um talento único, João Carlos construiu uma carreira de sucesso, mas uma sequência de tragédias pessoais afetou seriamente o movimento de suas mãos e o impediu de se dedicar plenamente à sua paixão pelo piano. Por seis vezes, ele se viu obrigado a abandonar a carreira e chegou a fazer mais de 20 cirurgias para recuperar o pleno movimento das mãos. Até que, aos 64 anos, para não se afastar da música, ele virou maestro. Desde então, criou a Fundação Bachiana para levar música clássica para as periferias das cidades e percorre o Brasil e o mundo com a sua orquestra, provando que persistência e força de vontade são fundamentais para a superação de problemas, mas que as vitórias só são alcançadas quando não se abandona a esperança!

Não vou me aprofundar muito na resenha desse livro, pois não tem muito o que ser dito. Esse livro é uma biografia do maravilhoso Maestro e Pianista João Carlos Martins.

Ter suingue é ter personalidade, é inovar (...) Pág 34

Sempre ouvi falar de João Carlos, de sua superação, mas nunca fui atrás para saber mais sobre sua história, até o dia em que eu finalmente fui assistir ao desfile das escolas de samba de São Paulo. Sempre gostei de carnaval e, muito mais, dos desfile. Minha escola de coração é a Vai-Vai e, por incrível que pareça, em 2011 ela homenageou João Carlos Martins e foi através dela que virei fã do Maestro e Pianista, tanto que corri atrás para saber mais sobre sua história.

“Serkin me fez ver que a música é um ato de fé e que nós, músicos, somos, à nossa maneira, missionários imbuídos de uma missão quase divina.” Pág 123

Quando a Pamela me ofereceu esse livro, não pensei duas vezes e aceitei. Finalmente iria saber tudo sobre a vida desse grande ícone brasileiro. E ao ler, me deparei com a linda história de vida, de superação e força.

João Carlos Martins tem um amor enorme pela música. Talvez isso seja o que mais me encantou, pois a vida dele é o piano, a música. Mesmo com dores em sua mão, ele toca e não desiste. Isso mesmo! João Carlos sofre com dores em sua mão desde novo. Já passou poucas e boas, mais de 20 cirurgias. Mas enntre cair e levantar, João Carlos nunca desistiu e viveu para e pela música.

“Razão de viver é trazer 10 mil crianças para esse mundo incrível da música clássica”. Pág 153

Outra coisa que me encantou é que mesmo com todo sucesso e reconhecimento que ele tem, nunca deixou a fama subir à cabeça. Na medida do possível, sempre ajudou alguém próximo, quem tinha talento e só queria uma chance. Muitas dessas passagens me emocionaram e fizeram com que meu sentimento pela pessoa João Carlos Martins só aumentasse.

Por ser um livro biográfico, não tenho muito o que dizer. Só peço que se alguém tiver a oportunidade, leia! João Carlos Martins é um grande ícone brasileiro, um orgulho nacional, que todos deveriam conhecer e prestigiar.


“O João é hoje, no Brasil, o melhor exemplo de que o ser humano consegue sempre superar suas dificuldades”.  Pág 229


Para quem não viu o desfile da Vai-Vai, no ano de 2011, no qual João Carlos Martins foi homenageado. E para completar a homenagem, a Vai-Vai ganhou nesse ano. E sim: eu estava lá !!!!
 Acesse o link ~~ https://www.youtube.com/watch?v=vXdIOfQILyc ~~

20 comentários:

  1. Já assisti documentário sobre ele. E acho que ele tem uma história de superação louvável.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu sou incrivelmente encantada pela história de vida dele, e o que esperar de uma editora tão boa, não é? Adoro os livros que são lançados por ela.
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Conheço o João só por nome, não sei muito da vida dele...
    Pelos quotes que você selecionou e pela resenha, da para perceber que ele é super apaixonado pela música e parece que vive para ela <3
    Beijo.
    Tá rolando sorteio no blog, vem participar: Choque Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi. Parece um livro emocionante e sensível, ao menos foi a impressão que tive por sua resenha, gosto de biografias, quando possível, lerei essa :D

    ResponderExcluir
  5. apesar de curtir biografias, e gostar de músicos, a história dele não me atraiu pra leitura... =T
    acompanhava escolas de carnaval quando pequena, mas não sou fã de ficar vendo e talz... era mais por falta de opção mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Oi nunca li biografias acredita , ja vi entrevistas sobre o João Carlos Martins, e acho a historia de superação dele um exemplo para todos , não sei se leria o livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não sabia quem era João Carlos Martins, mas um dia eu o vi num programa de tv, acho que no do Faustão. Bom, eu não gosto muito do gênero biografia, pais nunca sei o que é real e o que foi um pouco fantasiado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante, mas não leria, pois não é um gênero que estou habituado, mas adorei sua resenha e gostei do desfile da Vai-Vai, porém, Beija-Flor sou, até morre! Haha!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei o livro muito interessante, mas por já conhecer uma parte da história do mesmo eu acho que não leria o livro.
    Mas adorei a resenha viu!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que bacana! Eu não sou muito de ler biografias, mas amo música clássica, sendo piano meu instrumento favorito! Deve ser bem interessante ler mais sobre a vida dele. Pessoas humildes, mesmo depois da fama, são inspiradoras!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    A história desse maestro parece ser mesmo incrível.
    Mas não sei se leria, não sou muito fã de biografias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu não leio muito biografias, sabe? Mas a história dele parece ser incrível. Adoro pessoas que mesmo com todo esse talento conseguem se manter humildes.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. opa fiquei interessada no livro, como é biografia não tem mt o que falar da história mesmo, sei como é.
    de qualquer forma parece ser bem interessante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Olá, a historia do maestro deve ser bem emocionante e ele deve ter um grande amor pela musica mesmo, porem não leria o livro por não ser o meu estilo, quem sabe eu venha a assistir algum documentário sobre ele *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    confesso que tenho pouco conhecimento sobre o maestro, além do fato que ele é um verdadeiro ícone brasileiro. Fico feliz que tenha gostado, não gosto muito de livros bibliográficos mas acredito que para um fã isso deve ser maravilhoso.

    Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Oie tudo bem? Biografias eu até curto ler, quando é algum artista pelo qual eu me interesse, não foi o caso aqui, mas adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tudo bem?
    Eu não conhecia ele, ultimamente ando tão desatualizado, viu? OSAIDSIDIUO, mas então, eu gosto de biografias, e pelo visto faz um bom tempo que não leio, gostei da descrição do livro e até que me interessou, a capa é bem bacana e nossa, essas citações foram realmente fantásticas, Brubs! Adorei ;)
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Brubs!
    Adorei a tua resenha e achei bem interessante a história de vida de João Carlos Martins, mas infelizmente esse não é um genêro que me chame a atenção. Mas acredito que quem goste de música clássica e de biografias, irá adorar o livro.

    Beijos1
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Conheci o João pela foto e porque já vi ele na televisão e tals. Mas não sabia muito sobre a vida dele e gostei de descobrir isso na sua resenha! Adorei, apesar de não ser do meu feitio ler biografias ou história de vida das pessoas vou ler ele esse ano!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não gosto muito de bibliografias e ainda por cima não conhecia o João Carlos e seus feitos, por isso prefiro deixar de lado essa leitura.

    ResponderExcluir



SUBIR