[Resenha] Sombra de um Anjo - O Diário do Leitor

06/12/2015

[Resenha] Sombra de um Anjo

Sombra de um Anjo
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 480

Sinopse: Era necessário que a balança entre o bem e o mal estivesse equilibrada. E, para evitar que o nosso mundo fosse destruído pela ganância e pela sede de poder de Lucian, foi forjada uma arma capaz de decidir o destino da humanidade. Um corredor escuro, uma garota e uma voz misteriosa, sombras avançando em sua direção e, em um piscar de olhos, uma multidão de pessoas mortas a observando pacientemente, como se esperassem algo: é assim que vive Samantha Lyterin, uma garota aparentemente normal, mas assombrada por vultos e visões do futuro. Ela se vê de uma hora para a outra destinada a manter o equilíbrio em uma guerra em que de um lado estão os anjos, querendo proteger a humanidade, e, do outro, sombras que buscam incansavelmente a arma que permitiria a ascensão de Lucian.

Com certeza a temática angelical não faz parte dos meus gostos literários. Acho que um dos últimos com os quais eu me dei bem foi a trilogia Feita de Fumaça e Osso – isso porque li apenas o primeiro, mas já morri de amores.


Não me recordo quem foi atrás de quem (rs). Só sei que o exemplar de Sombra de um Anjo veio parar em minhas mãos há uns meses atrás. Relutei, no início, mas logo estava me entregando de corpo e alma à narrativa que envolve a jovem de apenas 17 anos Samantha Lyterin, protagonista do livro e que vivia em um orfanato. Aos nove anos ela teve uma espécie de visão. Depois de ter sido adotada e que sua mãe adotiva tenha morrido em uma tentativa de protegê-la do namorado – diga-se de passagem, tentativa bem fracassada – ela está finalmente na faculdade. Através de uma bolsa integral, ela consegue estudar o que gosta. Todos a consideram doida de pedra, mas tudo muda quando sua colega de quarto chega. Helena enxerga coisas que os outros não viam.

Além disso tudo, chega Gabriel, um rapaz m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o que chegou ao campus quase que na mesma época de Helena. Ele é misterioso e é isso que a atrai. Mas a felicidade dura pouco, pois logo Helena é assassinada. Sem conseguir impedir que o ato seja realizado, ela se sente cada dia mais culpada.

Qual será a relação entre o brutal acontecimento, suas visões e a chegada de Gabriel?

Em Sombra de um Anjo temos a narrativa – quase que inteira – feita por Samantha. Poucas passagens são escritas por Gabriel – e confesso que gostei mais delas, rs. Eu terminei o livro há algum tempinho, mas só agora consegui digerir todas as mais de quatrocentas páginas que tive a oportunidade de ler. Pelo que percebi, há uma diferença de quase 100 páginas entre a primeira edição e a segunda. Com certeza a autora soube retirar trechos repetitivos, deixando o enredo mais limpo e de fácil leitura.

Podemos acompanhar o crescimento e amadurecimento de Samantha conforme os capítulos e os acontecimentos passam. Isso é bem bacana, pois a Ana não perdeu o fio da meada e conseguiu com êxito concluir um livro com tamanha maestria.

Não me recordo de ter visto erros de revisão. Mas se vi, foram tão crassos que acabei abstraindo e esquecendo. A capa não me atraiu nem um pouco. Achei que pelo conteúdo, merecia algo mais elaborado. A diagramação interna é relativamente simples e o papel é aquele que fica com o toque bem gostoso *o*.


Com certeza foi um livro que me fez fugir da zona de conforto, mas que valeu bastante a pena!

Um comentário:

  1. Que linda resenha, anjinha! Fico muito feliz em saber que gostou da história do Gabe e da Samantha!!Obrigada pelo carinho e pela parceria! :D <3

    ResponderExcluir



SUBIR