[Resenha] Caixa de Pássaros - O Diário do Leitor

22/01/2016

[Resenha] Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Números de Páginas: 268
Editora: Intrínseca



Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Antes de tudo vou indicar esse livro no Ação literária. Para quem não conhece, esse projeto é a iniciativa de vários blogs literários, em que cada mês um novo tema é apresentado. Depois é feito um vídeo ou post escrito com uma dica de leitura. E no mês de janeiro o tema é a primeira leitura de 2016. Simbora ler a resenha  haha.

A editora Intrínseca fez um puta marketing para esse livro, através do qual vários blogueiros e amantes das leituras tiravam fotos com os olhos cobertos. Foi exatamente esse marketing que aguçou minha curiosidade. Assim que deu, comprei o livro e não demorei para começar a ler, mas aquela curiosidade foi baixando com o andar da leitura.

O livro se divide entre o passado e o presente e é narrado pela visão de Malorie. Se passa em três lugares diferentes: Detroit, onde Malorie está com sua irmã e descobre que está grávida; Riverbrigde, onde Malorie se junta a um grupo de pessoas; e o Rio, onde ela e seus filhos tentam fugir.

Caixa de Pássaros vem nos mostrar o caos do mundo novo, onde não se pode abrir os olhos do lado de fora da casa, muito menos olhar para fora. Todas as casas estão com as janelas  tampadas com cobertores e papelão, as portas são devidamente trancadas. Um mundo onde o medo, a desconfiança, o terror se misturam. 

Porque tudo isso? Porque alguma coisa estranha anda lá fora, algo horrendo que ao olhar para essa tal coisa, as pessoas enlouquecem e tem uma morte terrível.

E esse livro é assim, recheado de suspense e terror. Eu mesma ao ler tomei susto pelo simples latido da minha cachorra. Mas tenho que confessar que senti falta de mais terror, mais suspense. Senti isso e, como falei, até me assustei em algumas partes, mas só. Boa parte do livro se tornava maçante, mas em outras devorava as páginas.

Outra coisa que me fez ficar com a pulga atrás da orelha foi que e,u na minha santa lentidão e burrice para certas coisas, não consegui identificar o que era tal “coisa”. Era algo parecido com o dementador de HP? Ou simplesmente loucura das pessoas? Isso fica a critério de cada leitor.

Não espere por respostas de onde e como começou esse mundo novo, pois o livro é um total escuro.

Caixa de Pássaros é um livro que nos deixa atentos, que um simples barulho é para se desconfiar. Além disso, é uma leitura que mexe com seu psicológico. E fica aqui uma dica: não leia à noite, porque o bagulho é tenso. 


Apesar de ter sentindo falta de algumas descrições, é um livro que recomendo. Quem não leu, leia!! 

18 comentários:

  1. Oi, Bruna! Como vai?

    Já li várias resenhas dentre elas, positivas e negativas, outras meio termo.
    Confesso que fiquei muito entusiasmado com o lançamento e como você mencionou, por causa do marketing da Intrínseca.
    Não sei se leria... talvez sim...
    Adorei sua resenha. Parabéns!

    Estou seguindo seu blog e siga-nos também! Ficarei muito feliz!
    Beijos!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem? Eu gostei muito da resenha, ainda não li o livro, mas tenho vontade. A primeira vez que ouvi falar nele foi no inicio do ano passado, na turnê da Intrínseca - achei o marketing muito legal, eu não sabia que tinham feito isso. Beijooos :D

    http://perfeitassintonia.wix.com/harm

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler esse livro (e como você citou, acho que é por conta do Marketing da Intrínseca) Nunca li um livro de terror por motivos de eu ser muuuito medrosa, mas quando eu arriscar ler, certamente será esse aí :) Amei a resenha, moça. Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, já vi bastante esse livro por aí e até tinha me interessado, mas sabendo que ele puxa mais para o lado do terror eu desanimo em lê-lo... não é uma leitura que me agrada.
    Sua resenha me esclareceu se eu procuraria esse livro para ler ou não, e minha decisão é não.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Bruna, eu quero muito ler este livro, apesar de saber que está sendo adaptado para o cinema, mas uma leitura assim é muito melhor em palavras mesmo, para ver depois como vai ficar nas telinhas. Eu fico imaginando você não podendo olhar para fora de casa e agora imagino milhares de coisas acontecendo. Me deu uma curiosidade gigante!!!!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a editora fez um marketing forte com o livro e foi justamente isso que me fez enjoar da obra antes de ler. Eu lia tanta resenha da obra todos os dias que se tornou cansativo, até cogitei comprar, mas desisti, depois de tanta resenha a sensação é que já havia lido. Gostei muito de sua resenha, foi a mais sincera que li.

    ResponderExcluir
  7. Vou ler a noite só pra aumentar a experiência hahaha Esse livro foi tanto sucesso que você é a primeira pessoa que eu vejo apontar alguma coisa mais negativa, é bom que desmistifica essa coisa do livro ser perfeito. Chateada que não tem explicação, adoro uma explicação :( e eu sou lerda, to com medo de não entender UASHUAHS

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna.

    Já li muitas resenhas indicando esse livro. E tenho bastante curiosidade. Com certeza só lerei quando estiver com alguém em casa durante o dia. Me amedronto fácil.

    Adorei a resenha!

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!
    Olha, eu só queria ter lido uma recomendação igual aa sua antes de ter começado a leitura de Caixa de Pássaros: não espere respostas. A lerdeza não é a culpada disso, o autor realmente não fala nada desse troço que está matando todo mundo... é terrivel. Eu passei uma madrugada inteira lendo esse livro, numa tela minuscula no celular, pra chegar no fim e não ter nada. Legal.
    No contexto geral, o livro é muito bom e bem escrito, me fez ficar perturbado durante os três meses seguintes :(
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela dica, Bruna, mas acho que não tenho muita estrutura emocional prá ler livros aterrorizantes, mesmo que sejam alguns sustos. Sou muito impressionável! haha

    https://valisedepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna,

    Ainda bem que li sua resenha, ganhei este livro em um evento literário aqui em São Paulo e sou uma assumida medrosa, suspense ainda aguento, mas terror de jeito nenhum nem se me pagarem. E, atendo ao seu conselho não lerei este livro nem à noite e nem hora nenhuma. hahaha
    Parabéns pela resenha objetiva, direta que comunica sem entregar nada e com certeza aguça a vontade dos amantes de terror de ler o livro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee, nossa! Nunca tinha lido uma resenha desse livro e fiquei meio com medo, rs. Pelo que li, o livro trata mais do medo e da loucura de cada pessoa do que da "coisa" mesmo né! Um dia, talvez eu chegue a ler, rs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  13. Eu curto muito livros de suspense,mas tem muito tempo que nao leio nenhum do gênero,acho que vou fazer as pazes com o suspense com esse livro. Esse medinho que dá enquantoa gente lê o livro é bem emocionante e fiquei super curiosa para saber que "coisa" de que as pessoas se escondem.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna!
    Obrigada pela dica. Pode deixar: Caixa de Pássaros será lido com a mais absoluta certeza. Um suspense? Eu simplesmente não posso dispensar.

    Com carinho,
    Celly - Me Livrando.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu tenho curiosidade em conhecer a história, mas fico com medo de ficar impressionada. Pois parece ser um livro de terror. Pena você não ter gostado muito da trama, pois sua nota foi baixa.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Fiquei interessada nesse livro depois de vários comentários das minhas amigas que leram na época que ele foi lançado. Eu tenho o meu exemplar, mas não li ainda. Ele parece ser um livro focado mais na tensão do que na ação. Espero ler esse ano.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Morro de vontade de ler esse livro, comprei ele por pura curiosidade assim que ele foi lançado. Porém apesar de tudo tenho enrolado para lê-lo, espero ter a oportunidade - e tempo - para finalmente realizar essa leitura.

    ResponderExcluir



SUBIR