[Resenha] Mentirosos - O Diário do Leitor

09/04/2016

[Resenha] Mentirosos



Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 272
Você pode adquiri-lo em: Amazon | Submarino

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Tentei escrever a resenha sem spoiler e falhei em todas as tentativas. Por isso vou direto ao que achei, até porque a sinopse está ótima no quesito contar o livro, rs.

Pensa em um livro complexo... é o que acontece em Mentirosos. Comecei a leitura achando que era uma coisa, depois mudei a minha opinião e antes do meio do livro, saquei qual era realmente a finalidade de tudo aquilo. Mas mesmo assim fiquei várias vezes em dúvida.

Quem nos faz ficar em dúvida é a própria Cadence, devido o estranho acidente que ela sofre. Além de algumas visões que ela tem... Bom, visões não seria a palavra correta, mas enfim... Mentirosos é um livro do caralho, emocionante e, como diz na capa, devastadoramente inteligente. Eu por vezes elogiei a autora pela excelente escrita - e o melhor, pela excelente imaginação. Porque escrever esse livro creio eu que não foi nada fácil. Até porque se fosse eu, era certeza que me perderia ou entraria em contradição. Mas não. Lockhart foi segura no que quis escrever e fez com que vários leitores fossem enganados.

Através de uma escrita lírica, que dá todo um charme especial à história, fez com que eu surtasse e ficasse meio maluca junto com a Cadence. Por muitas vezes tive que parar de ler e assimilar tudo.

É um livro que deve ser lido devagar, degustado aos poucos. Não adianta ter pressa para ler, pois se você fizer isso com certeza que você abandonará a leitura ou dará uma nota bem baixa e não entenderá merda nenhuma. Mentirosos é uma das melhores leituras que tive o prazer de fazer nesses últimos tempos, mas não uma ótima leitura por ter sido emocionante ou por ter se tornado favorito, até porque não se tornou e dei apenas 4 estrelas. Ele é um livro extremamente diferente, inteligente e com um final imprevisível.

É um livro que todos deveriam ler. Mais que recomendado.
 O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.

Esse post faz parte do TOP COMENTARISTA!

17 comentários:

  1. Esse livro!
    Lembro que eu terminei de ler e fiquei vagando pela casa pensando no que eu tinha lido hahaha. Depois fui procurar uma amiga que estava lendo para apressá-la a terminar! Eu adorei! E é exatamente isso, se ler devagar não vai entender e vai acabar achando ruim.

    Beijos
    Jana Teixeira - Aquela Borralheira

    ResponderExcluir
  2. Vejo muitas opiniões diferentes a respeito desse livro.
    Essa questão da escrita lírica é algo que me chama atenção.
    Talvez eu leia algum dia, com calma, e forme uma opinião também.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna,

    primeiramente gostei da sua resenha, pelo visto você gostou muito do livro, já que disse ser uma das melhores leituras que fez nos últimos tempos. Já li algumas resenhas e opiniões, alguns gostam muito da obra, outros não gostam, só lendo mesmo para eu formar minha opinião. Bjusss.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Mentirosos parece ser um bom livro, já li muitas resenhas positivas. Os elogios que você fez em relação a escrita despertou ainda mais o meu interesse. Ainda mais que o final parece ser surpreendente e emocionante.
    Eu gosto muito de livros com escrita lírica, mas como você disse é preciso ler com calma, parar, respirar, assimilar e então prosseguir para ter uma boa experiência. Com certeza esse livro estará entre as minhas próximas leituras.
    Abraços,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  5. Já vi muitas resenhas falando maravilhas sobre esse livro e sempre tive curiosidade de lê-lo. Adorei seu blog, é uma gracinha, muito mimoso! Parabéns1
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oiie Bruna, tudo bem?

    Já tinha visto resenhas desse livro e todos falam igual vc falou, como a autora conseguiu escrever um enrendo que faz a gente se paralisar e não se contradizer, isso pra mim é uma qualidade que poucos autores conseguem. Gostei muito do estória de Mentirosos, e espero poder lê-lo e saber o que causou o acidente de Cadence.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    A autora conseguiu me fazer de boba com esse livro...hehe' de início eu me perdi legal nos nomes dos personagens e das casas, e quando me acostumei, me perdi na narração da protagonista *-* e o final me deixou de queixo caído, mesmo que eu já tivesse cogitado aquela possibilidade *-* Enfim, a história foi uma surpresa e tanto, é uma história realmente inteligente, como você disse.
    MilkMilks

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna
    O livro parece ser realmente bom, você não é a primeira a elogiar tanto assim o livro.
    Tenho muita curiosidade de ler, pois parece ser bem inteligente e emocionante mesmo.
    Adorei saber sua opinião e que recomenda o livro. Vou querer ler com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, já vi mesmo muita gente comentando que este livro é um emaranhado de suposições, hehe. Comprei no final do ano passado, mas ainda não consegui lê-lo.Ainda bem que vc comentou que é necessário lê-lo sem pressa, assim irei esperar um pouco mais, acho que agora não seria o momento...

    Um bj, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está tão entusiasmada, na verdade todas que eu li até hoje elogiam a obra, que eu fico até com medo de ser do contra e acabar não gostando. rsrs
    Achei a premissa muito envolvente, e esse clima misterioso só me deixa mais aflita para enfim fazer a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Resenha incrível que me fará ler o livro. Esperei por isso ate ter a certeza de que é um bom livro. Vou adiciona-lo a lista. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Essa escrita lírica, que normalmente as pessoas realmente acham que dá um charme a história, é a única coisa que me faz adiar a leitura do livro... não costumo curtir esse estilo, e tenho medo de não gostar da história por causa disso, embora pareça ser um enredo muito bom. Obrigada pela dica para ler devagar, vou me lembrar dela quando tomar coragem de começar. Adoro livros inteligentes e com finais imprevisíveis, acho que vou acabar curtindo, vamos ver.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna!

    Nem me fala sobre o final, bota inusitado e imprevisível nisso, viu, pqp. Menina, eu fiz minha mãe ler e ela quase me bateu quando terminou. Olha, sinceramente, muita gente dá nota baixa pro livro justamente por causa do tipo de narração que ele tem, não é do agrado de muitas pessoas. Concordo com você que é um livro que deve ser degustado, seria bom se as pessoas seguissem o seu conselho. rs

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  14. Mulher amei sia resenha e falou tudo. Mas confesso que eu sou um daqueles que não gostou muito. Não gostei da narrativa e não achei muito misterioso, e olha que eu li com calma, bota calma ai uma vez que estava incomodado com a narrativa. Enfim esse livro não é para mim kkkkkk. Mas vejo muita gente gostando e fico feliz, cada um tem uma opinião neh!!

    Até mais,
    www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  15. Caramba,já li algumas resenhas que me despertaram a vontade de ler esse livro,mas a sua me deixou com uma ânsia sabe,um sentimento maior que o desespero,não sei se foi a sua sinceridade, ou a maneira como você elogiou a autora e o enredo... Só sei que preciso conferir essa história e tirar minhas próprias conclusões.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sempre que vejo resenhas desse livro fico confusa, pois não consegui assimilar do que se trata o livro. O título é bem sugestivo, mas acho que na história não seria tão óbvio.
    Assim que puder quero ler o livro e descobrir o que realmente se trata a história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Bruna!!! Amo livros complexos!!!! Sério, essas histórias que a história acaba na sua cabeça vc querendo ou não, essa obra ai está na minha lista a um bucado de tempo, espero logo ler! Beijos

    ResponderExcluir



SUBIR