[Resenha] Açúcar de Melancia - O Diário do Leitor

17/01/2017

[Resenha] Açúcar de Melancia

Açúcar de Melancia
Autor: Richard Brautigan
Editora: José Olympio
Número de Páginas: 240
Onde comprá-lo: Amazon | Submarino
Sinopse: Uma breve novela fantástica, escrita por um ícone da contracultura americana na década de 1960 e, pela primeira vez, publicada no Brasil. De maneira sarcástica e um tanto nonsense, Brautigan conta episódios passados em ''Eu Morte'', um lugar onde quase tudo é feito de açúcar de melancia. Com uma linguagem original e poética, o autor nos transporta para um ambiente surrealista, mas que também se assemelha ao cotidiano banal de uma pessoa comum. Uma crítica bem-humorada à mecanicidade das nossas ações.



Em Açúcar de Melancia conhecemos os vilarejos de Açúcar de Melancia e de EuMORTE e, assim como o título do livro, aparentemente tudo ali é feito de açúcar de melancia, com raras exceções. Não sabemos o nome do protagonista, pois qualquer coisa poderia seu nome. A única coisa que percebemos, logo de cara, é que ele quer que Margaret o deixe em paz.

Mas antes de nos contar o porque disso tudo, ele resolve elencar os 24 temas que abordará na narrativa do livro. Aliás, quem deu a ideia foi Charley, um mês antes de ele iniciá-lo. E nessa lista podemos ver de tudo: desde sua vida em Açúcar de Melancia até naFERVURA, um lugar e sua gangue.

Ele precisava se apressar, pois o jantar na casa de Pauline logo seria servido. E ele a adorava. Principalmente dentro daquele vestido novo, em que as curvas de seu corpo e seus seios estava acentuada. Ele gostava realmente dela. E mal via a hora de ficar a sós com ela.

Só que há um grande mistério por trás da figura de Margaret. Será que ela é desvendada até o final de Açúcar de Melancia?


Os capítulos são curtos, construídos de maneira quase infantil, sobretudo nas falas dos personagens e de nosso narrador. Às vezes algumas partes são repetidas, assim como nos diálogos com as crianças, que retomam mil vezes o mesmo assunto para se fazerem entendidas.

Além disso, o livro é dividido em três partes distintas, que nos mostram uma sequência não tão lógica assim. Ele vai e volta na história, talvez para que possamos entendê-la melhor. Confesso que isso me incomodou um pouco. Até entrar no ritmo e entender o que estava acontecendo demorou um pouco, então já estava ficando impaciente, rs.

Não encontrei erros de revisão e a diagramação é totalmente simples. A capa é o que me conquistou desde que botei meus olhinhos nela. Lindíssima! 

7 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da capa e do título, e a premissa, de certo modo, me chamou a atenção. Mas ainda não fiquei com aquela vontade de ler, apenas uma leve curiosidade sobre o enredo.
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você ressaltou, deu para ter uma boa noção sobre o que esperar da obra.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Que capa maravilhosa, não. Apesar disso, a premissa não me chamou atenção, achei confuso e infantil, sei lá. Talvez, lendo mude de ideia, mas... que bom que você gostou, eu só leria pela capa...

    http;//porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Confesso que a capa me agrada muito desde que vi o lançamento.
    Porém, a premissa não consegue despertar minha curiosidade mesmo tendo esse mistério sobre Margaret.
    Sem contar que acho que essa repetição e a construção quase infantil talvez me incomodasse um pouco. Por enquanto não pretendo fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A capa é realmente uma graça, mas eu fiquei meio confusa com a história....
    Mas as palavras Sarcásticas e Nosense me deixaram bem curiosas de ler o livro porque ADORO liros assim!
    O fato de ser uma leitura rápida também me chamo bastante atenção.

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas o nome é a capa são muito chamativos. Confesso que me perdi um pouco na história hahaha e acho que essas repetições, dessa forma, me incomodariam um pouco. Estou confusa, ainda não sei se leria...

    ResponderExcluir
  6. Que capa mais FOFAAAA! Dito isso, não entendi muito bem qual é a do livro mesmo, fiquem bem confusa e graças a isso, não fiquei muito tentada a ler não.
    Essas coisas de ir e vir na narrativa também me incomodam um pouco, prefiro uma coisa mais contínua rs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    A capa é linda demais! Como eu sempre compro livros pela capa, compraria esse com toda a certeza. Porém, não sei se seria o tipo de livro que eu gostaria. Fiquei um tanto confusa (não sei se foi proposital do livro, já que você disse que também ficou).
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir



SUBIR