[Informativo] Dia da Literatura Brasileira (01/05) - O Diário do Leitor

01/05/2017

[Informativo] Dia da Literatura Brasileira (01/05)



A primeira manifestação literária data de 1º de maio de 1500 com A Carta, escrita por Pero Vaz de Caminha. Escrita em uma linguagem pitoresca, revela um observador minucioso, relatando tudo o que via na nova terra ao rei D. Manuel.


Só que não é por causa de Caminha que comemoramos um dia só da nossa literatura. 

Em 1º de maio de 1829 nascia, em Mecejana (Ceará), um dos nossos maiores escritores brasileiros de todos os tempos:José Martiniano de Alencar. Mas qual é a importância dele para a literatura brasileira?

De acordo com um artigo publicado pela Editora do Brasil, mesmo havendo diversos autores que se destacavam por suas escritas magistrais, Alencar se sobressaiu por retratar temas verdadeiramente brasileiros, utilizando como artifício vocabulário tipicamente regional e tem como personagens principais o índio como herói nacional.

Mesmo na época da transição do Romantismo para o Realismo, José de Alencar tornou-se o precursor da literatura brasileira, influenciando definitivamente os gostos literários de sua época, rompendo padrões europeus, sendo reconhecido como o patriarca da literatura brasileira.  

21 comentários:

  1. Oie, tudo bem?! Está aí uma postagem sucinta e muito útil. Porque não basta saber a data, há que saber o motivo de sua existência e você cumpriu seu intuito com maestria.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E é por aí que iniciou-se a literatura nacional, lembro-me bastante dele e de outros autores nacionais na época da escola. É bom lembrar do passado para valorizar o presente.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que incrível essa postagem relacionada a esse dia tão importante para nós leitores e acompanhantes da literatura nacional, linda homenagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Alencar sempre tratou em seus livros da realidade da época. Apesar da literatura rebuscada, os temas eram essencialmente brasileiros e culturais.

    Muito bom trazer essa informação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não fazia ideia de que foi dia da literatura. Gostei de saber a história por trás deste dia que homenageia uma grande escritor brasileiro que é o José de Alencar.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Ouvi bastante sobre o autor no tempo de escola, porém não sabia que graças a ele que nós comemorávamos este dia. Nunca li nada do autor, mas meus professores falavam super bem dele, então acredito que a comemoração é muito digna.

    ResponderExcluir
  7. Uau! Que útil essa postagem! Adorei saber quando é o dia da literatura! Engraçado que se eu soubesse, teria colocado isso no meu último post do dia 01 desse mês porque falei exatamente de literatura. E iniciei a postagem dizendo o seguinte: "Como dizia Fernando Pessoa, a literatura existe, porque a vida não basta!" E viva a literatura, né? Dia 07 de janeiro é dia do leitor. Adoro saber dessas coisas. rsrs Parabéns pela postagem super informativa.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Oioi
    Eu acabei não gostando muito do autor (leitura forçada de escola) mas hoje tenho muita vontade de lê-lo novamente e saber como será minha reação.
    Olha só que interessante não conhecia esses dois fatos citados (ou não lembrava, não sei) gosto muito de ver esse tipo de informação nos blogs literários.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Que interessante, não sabia que existia m dia da literatura!
    Muito interessante essa postagem, pois trouxe algo que poucos conhecem. Uma ótima ideia esse informativo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Já li tanto essa carta de Pero Vaz de Caminha na escola que acho que sei de cor. kkkkkk Não fazia ideia de que ele tinha algo a ver com essa data, nem mesmo o Jose de Alencar.
    Amei o post!
    Beijoos!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo você compartilhar esta informação com todos, porque nem todo mundo sabe disso. José de Alencar é o autor do meu clássico nacional favorito (Senhora), então, nada mais digno!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que existia esse dia e muito menos a origem da comemoração desse dia. Hahaha. Informação nunca é demais, né?
    Lembro bastante das referências a Alencar na época da escola.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Olá, nossa, bom saber o pq da data, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Oii!!

    Bem bacana a ideia do post! Bem sucinta e direta!
    Gostei de saber um pouco mais da data!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá! Excelente post, nada melhor que divulgar nossa querida literatura. Apesar que não conhecia tão a fundo o dia da literatura e suas origens. Agora já conheço por conta do seu post rs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber mais sobre a data, ainda mais sendo uma data importante pra a nossa cultura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Muito legal isso que você fez, é super importante que a gente conheça o porque da data, o seu significado e aprendermos a valorizá-la. Adorei!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não sabia a história da data, não tinha a menor ideia de que poderia ter algo a ver com José de Alencar. Fora que várias datas comemorativas (felizmente) têm relação com literatura, então sempre confundo qual é qual.

    ResponderExcluir
  19. José de Alencar escreveu Senhora e Cinco Minutos, dois dos meus livros nacionais favoritos. Ele se dedicou a mostrar o Brasil de formas variadas, seja a versão (idealizada por ele) da vida dos índios ou o relato da metrópole Rio de Janeiro. Quem nunca leu, devia ter a experiência. Com certeza, vai ganhar muito repertório sobre este autor tão importante. Abraços e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  20. Excelente post informativo, com certeza de grande utilidade, já que na verdade eu não sabia a história que permeava a data.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Excelente post e muito útil! Na verdade, estou estudando algo parecido em Literatura! Irei usar esse texto, obrigado hahaha

    ResponderExcluir



SUBIR