[Informativo] - O Diário do Leitor

15/08/2017

[Informativo]

Olá pessoal, tudo bem? Vamos conferir os lançamentos do mês de Agosto da Faro Editorial? Garanto que tem muita coisa boa e novidades no âmbito das publicações que eles farão de hoje em diante!

 

Faro Editorial lança série de Literatura Brasileira, “Para Amar”
Clarice Lispector e Graciliano Ramos

Coleção expõe os pontos mais relevantes da arte literária de grandes escritores, começando por Clarice Lispector e Graciliano Ramos


Por que um autor se torna um clássico? Por que continuam a ser lidos e admirados por tantas décadas? Como é possível ler essas obras e apreciar suas inovações? E, como elas acontecem no texto desses autores?

Nossa literatura é rica de escritores que criaram estilos únicos para contar histórias, bastante lidas, mas nem sempre compreendidas sob o signo de sua inovação e arte. Mergulhar numa obra literária e absorver os os aspectos e ideias mais relevantes pode ser complicado sem um caminho de orientação e, muitas vezes, é complexo até para pessoas ligadas a Literatura.

Foi pensando em aproximar as obras de seus leitores, naquilo que elas têm de mais especial, a Faro Editorial criou a série “Para Amar”. Não se trata de um resumo de obras, pelo contrário. A coleção guia o olhar do leitor para entender a narrativa dos autores a partir do conjunto de suas várias obras, servindo com um roteiro para que qualquer pessoa seja capaz de observar os aspectos mais importantes da obras-primas de nossa literatura.

A Ideia da série?
Os autores se tornam clássicos por terem sido considerados como a melhor produção literária de sua época em termos de arte, de inovação, de exercício da linguagem. No entanto, dizer isso aos leitores atuais não é suficiente. É preciso mostrar onde acontece esse destaque, como acontecem e por quê.

Como isto é feito?
Na obra de Graciliano, Ivan Marques destaca os momentos-chave em que o autor estabelece algumas de suas principais marcas estilísticas como
a incomunicabilidade, a loucura,  críticas a condição humana, estilo seco, conciso e sintético, e uma busca por objetividade e clareza, em obras como  São Bernardo, Angústia, Memórias do Cárcere, Caetés, Vidas Secas entre outras.

Na obra de Clarice, Emilia Amaral encontra elementos bem diferentes: a individualidade, a voz dos que não tem espaço, o inconsciente, a narrativa desordenada, a busca existencial, a metafísica, o caos interno, a visão psicanalítica. E ela utiliza trechos de livros como A hora da Estrela, Laços de Família, A paixão segundo GH, Perto de um coração selvagem, entre outros, incluindo mais de uma dezenas de contos.

O diferencial da coleção é mostrar a arte, no momento em que acontece, com a transcrição de trechos das respectivas obras com a ideia de indicar aos leitores como observar o que é mais importante naquele autor, algo que os consagraram com destaque em nossa Literatura.

Os primeiros volumes da coleção chegam às livrarias em agosto pela Faro Editorial, “Para Amar Clarice” e “Para Amar Graciliano”, foram escritos por dois especialistas em literatura brasileira, Emília Amaral e Ivan Marques, que reunirem qualidades especiais: larga formação em literatura brasileira e capacidade de falar (e escrever) para público não acadêmico.

Na coleção, o leitor também irá encontrar um pouco mais sobre a biografia cada autor. Trata-se de uma coleção focada em leitores que desejam expandir sua forma de ler literatura nacional, sem as urgências dos concursos universitários.

“Enquanto eu tiver perguntas e não respostas... continuarei a escrever.”  Clarice Lispector

“A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso. Palavra foi feita para dizer.” - Graciliano Ramos

Ficha Técnica
Título: Para Amar Clarice
Nº de págs: 160
Título: Para Amar Graciliano
Nº de págs:179
Preço: 29,90

Sobre os autores:
EMILIA AMARAL graduou-se em Letras na UNESP (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na UNICAMP (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”. O Doutorado, também na UNICAMP, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, FAPESP, no Departamento de Estudos Judaicos da USP (2011). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores. É autora de diversos livros, dentre eles, “Novas Palavras”, pela FTD; obra distribuída por todo o Brasil, pelo PNLD, há mais de vinte anos.

IVAN MARQUES é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, onde fez seu doutorado. É autor dos livros “Cenas de um modernismo de província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte” (Editora 34, 2011) e” Modernismo em revista: estética e ideologia nos periódicos dos anos 1920” (Editora Casa da Palavra, 2013). Organizou também as antologias “O espelho e outros contos machadianos” (Editora Scipione, 2008), “Melhores poemas de Augusto Frederico Schmidt” (Editora Global, 2010), “Clara dos Anjos e outros contos de Lima Barreto” (Editora Scipione, 2011) e “Briga das pastoras e outras histórias: Mário de Andrade e a busca do popular” (Edições SM, 2016), entre outros livros. Foi diretor do programa Entrelinhas e editor-chefe do programa Metrópolis, ambos da TV Cultura. Na mesma emissora, realizou documentários sobre literatura, como “Versos diversos: a poesia de hoje, Orides: a um passo do pássaro” e “Assaré: o sertão da poesia”.



A chamada para o evento de lançamento de Para Amar Clarice está disponível neste link. Espero que vocês possam comparecer e me contem como que foi, ok?


7 comentários:

  1. Olá !!
    Gosto muito da Faef Editorial.
    Me interessei por Para Amar Clarice.

    Bem que eu queria ir no lançamento mas não vai dar..

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    São lançamentos incriveis da editora, no momento não li nada dela mais desejo muito conhecer. E os livros que são de lançamentos, são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse lançamentos estão ótimos. Gostei muito dessa homenagem a nossos autores e seus clássicos. Gostaria muito de ler e ter na estante.
    Obrigada.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Que ideia genial, com certeza através desses lançamentos vamos ter muitos leitores lendo clássicos, já quero esse livros na minha vida <3
    Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muitos destes lançamentos e a homenagens aos autores. Gostaria ler algum dia, pois gostei bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ótima iniciativa da editora Faro Editorial!
    É uma forma de conhecer grandes nomes da literatura.
    E uma forma da nova geração ,ter a oportunidade de conhecer os verdadeiros clássicos .
    Gosto muito da Clarice Lispector.

    Um abraço! :)

    ResponderExcluir
  7. Esta série Por Amar, publicado pela Farol Editorial além de linda, tem um grande conteúdo, eu como fan dos textos, estórias, e contos da Clarisse, desde que vi o livro já fiquei interessada na leitura, por isto já inclui na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir



SUBIR