[Resenha] O verão em que tudo mudou - O Diário do Leitor

09/01/2018

[Resenha] O verão em que tudo mudou


Encontramos em O verão em que tudo mudou três contos dos autores Vinicius Grossos, Gabriela Freitas e Thais Wandrofski, ambos narrados em primeira pessoa. São todos personagens jovens, que estão em busca de respostas e passando pelo período mais turbulento do ser humano: a adolescência. Nessa busca incessante por respostas e com diversas questões a serem resolvidas, no final das contas, as histórias aqui abordadas se completam.

A primeira história foi escrita por Vínicius e se chama “Quando os infinitos se encontram”. Nela conhecemos Frederico, um jovem que não sabe ainda quais são seus sonhos. Ele trabalha em uma livraria da cidade e não tem muitas expectativas da vida, vai vivendo, ou melhor, sobrevivendo. No decorrer dos dias contados no enredo, ele acaba tendo uma surpresa que poderá ajudá-lo em sua busca de suas respostas.

A segunda narrativa é da Gabriela Freitas e seu nome é “Mantenha-se Viva”, onde conhecemos Lavínia, uma jovem que acaba de conseguir algo que sempre acreditou, algo que era seu grande sonho, mas que depois de conquistá-lo, percebe que esse sonho era mais de seus pais do que si mesma. É aí que ela decide largar tudo e tirar um mês para refletir sobre sua vida, o que de fato é seu sonho, o que quer para si, e acaba se descobrindo.

O último conto é de Thais Wandrofski. Em “Pôr do Sol”, acompanhamos a história de Sol, uma menina que gosta de tudo muito organizado, mas geralmente do seu jeito. Ela não gosta que nada fuja de seu controle, mas ela faz isso sem ao menos perceber. Em uma briga com uma amiga, tem a visão de ser egoísta com os outros e decide então mudar esse seu jeito.


Ambas as histórias trazem a questão de mudança e é exatamente por esse motivo que o título caiu tão bem. Cada uma das histórias com seu peso e seus conflitos que nos faz refletir como sofremos tanto nessa mesma época que eles, como o que decidimos lá atrás nos trouxe para nosso presente.

Poderia dizer que esse livro é aquele mimo que qualquer pessoa adoraria ganhar, leve e que nos deixa uma lição para a vida.

Mais uma vez um trabalho impecável da editora, tamanho capricho nessa edição. As ilustrações encontradas no livro são as cerejas do bolo e uma diagramação muito boa para leitura.


Indico a todos que querem algo leve, ótimo para esses dias de férias e ainda melhor para aqueles que estão em busca de respostas, pois ajudará muito, mostrando que não está sozinho no barco das incertezas da vida.


O verão em que tudo mudou
Autores: Vinícius Grossos, Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski
Editora: Faro
Número de páginas: 304
Onde comprá-lo: Amazon





Sinopse: A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.

Um comentário:

  1. Oi, meu bem.
    Que capa linda, aaaaaaaa.
    Adorei seu blog, parabéns pelo trabalho!
    Já segui, vou acompanhar.
    Beijos, sucesso. :*
    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir



SUBIR