[Informativo] O que é o Romance Dark? - O Diário do Leitor

09/02/2018

[Informativo] O que é o Romance Dark?


Olá pessoas, tudo bem?

Durante minhas leituras programadas para o carnaval, acabei me deparando com o livro Depravado, da autora Jaimie Roberts e publicado em 2015 pela Bezz Editora. Logo de cara, além dos elementos tradicionais que encontramos na capa, como título, autor e logo da editora, temos uma frase de efeito e uma designação do que encontraremos ali dentro. Se trata de um Romance Dark. Mas o que é isso? Pois bem, era o mesmo que me perguntava logo que o peguei nas mãos. Então bora lá que eu vou tentar explicar pra vocês o que aprendi pesquisando no Google da vida.


O Dark Romanticism, ou conhecido popularmente como Romance sombrio (Dark) é um subgênero da escola literária chamada Romantismo. Ele reflete a fascinação com o irracional, o demoníaco e o grotesco e teve início em meados do século XVIII, tendo como principal expoente o autor Edgar Allan Poe. Puxando pro nacional, a gente pode ter como base Álvares de Azevedo. 

E são essas as referências que a gente tem sobre o assunto. Muito pouca coisa, pois é um gênero que tem relativamente poucos livros publicados, principalmente aqui no Brasil. Quem sabe se isso mudar a gente descobre um pouco mais. Aguarde minha resenha de Depravado. Talvez até lá eu tenha uma ideia mais madura sobre isso tudo, rs.

11 comentários:

  1. Eu não conhecia o gênero, mas já li muito Poe na vida, então algum contato com ele eu já tenho. Gostei bastante da proposta, e espero que tenhamos cada vez mais publicações nessa linha, para irmos conhecendo e nos inteirando das características e particularidades desse tipo literário.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post.
    Não conhecia esse "sub-gênero".

    Realmente tem poucos livros publicados no Brasil. Fiz uma rápida pesquisa no Google e são poucos sites que postaram sobre esse assunto.

    Já fiquei mega curiosa para a resenha de Depravado!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Ameeeei, amo de paixão ler esse gênero, é o que mais gosto, sempre que tenho oportunidade add na minha meta mas nem sempre consigo, espero ter mais oportunidade de ler livros com o tema.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ficarei sim no aguardo da sua resenha de Depravado para saber ainda mais sobre esse tal Romance Dark.
    Apesar de que, apenas pela definição, já gostei.
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oii Pamela!
    Confesso que nem conhecia direito o gênero, se li livros nesse estilo não consegui identificar ...
    Vou esperar a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oii ;)
    Conheço o gênero, e já li alguns em inglês (realmente tem poucos livros lançados aqui no BR), mas não é muito minha praia sabe?
    Tem algumas autoras pontuais que eu até gosto e indico, mas já li uns que fiquei chocada e odiei kkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não tinha conhecimento desse gênero, hoje sei que aprendi um pouco sobre ele. Realmente, as vezes deveriam abrir a leitura para algo novo, com certeza seria incrível.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Que interessante essa informação. Gostei de saber o significado de romance dark. Li vários livros de Álvares de Azevedo, Noite na taverna é meu preferido, sempre vi um diferencial nesse livro em relação aos outros livros do autor. Curti essa informação e nunca mais vou esquecer disso.

    ResponderExcluir
  9. Sempre Gostei deste gênero de romance, sair um pouco do bom moço, montado em um cavalo branco (ou uma Ferrari 490 cavalos) que sempre manda flores!

    Ah! Mais só abrimos mãos desses adjetivos para os homenzinhos de papel. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim os mocinhos podem continuar com as Ferraris sem problema! Também ta cansativo o tal bom moço! kkkkkk

      Excluir
    2. Por mim eles podem continuar com a Ferrari,só to dispensando bom moço! kkkkk

      Excluir



SUBIR