[Informativo] Nosso dia! - O Diário do Leitor

08/03/2018

[Informativo] Nosso dia!



Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional.

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

O Dia da Mulher é muitas vezes marcado por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, poemas ou frases, por exemplo.

História e Origem do Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.

Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.




6 comentários:

  1. História linda!
    Vivam as mulheres, fortes, guerreiras, lutadoras, vencedoras...Todas somos mais fortes qdo unidas, todas merecemos respeito...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. ❤ Boa tarde mulher linda! Parabéns pelo seu dia, nosso dia❤ Não somente hoje, mas todos os dias, que sejamos reconhecidas e amadas. Que nossos direitos sejam cobrados e que a sociedade seja justa, sem descriminação.
    Feliz dia Internacional da mulher, extensivo a todas as mulheres da sua família!

    ResponderExcluir
  3. É triste saber que nós mulheres precisemos de um dia para sermos lembradas, coisa que deveriam acontecer todos os dias.
    Mas parabéns para nós que conseguimos superar todos os problemas.

    ResponderExcluir
  4. Pamela!
    Sinceramente? Todo dia é Dia da Mulher!
    Nós que estamos sempre a frente de todas as atividades cotidianas.
    Dizem que os homens são as cabeças, mas nós, somos os pescoços que movimentam as cabeças, se não fosse por nós, que seria deles?
    Feliz dia, todo dia para nós!
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gostei muito desse post, principalmente por ele mostrar o real significado dessa data, acho que todo dia ela deve ser comemorado e lembrada, seja nas pequenas ações ou quando nos deparamos com uma grande conquista que ao longo do tempo acaba perdendo aquele significado !!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post É bem interessante você mostrar realmente do que é feita essa comemoração para nossa religião a Cristã é a crucificação e a ressurreição de Cristo para outras religiões tem a ver com a deusa da fertilidade enfim não é só chocolate que representa esta data

    ResponderExcluir



SUBIR