[Resenha] Deixada para trás - O Diário do Leitor

18/05/2018

[Resenha] Deixada para trás



Charlie Donlea passou a ser conhecido aqui no Brasil após ter publicado o livro A Garota do Lago, também pela Faro Editorial. E neste ano ele está se preparando para lançar seu terceiro livro em terras tupiniquins, na Bienal do Livro de São Paulo! Mas vamos focar no segundo, e talvez um dos mais aguardados pelos leitores que gostam de um bom suspense.

Em Deixada para trás, somos apresentados à história de Nicole e Megan, duas amigas e formandas do que nós conhecemos como Ensino Médio. Elas moram em uma pequena cidade da Carolina do Norte chamada Emerson Bay e é nesse mesmo local que, durante uma festa à beira do lago, elas somem misteriosamente. Depois de buscas incessantes, tanto por parte das autoridades como dos moradores locais, não há sinal de nenhuma delas. Tudo ia de mal a pior e as esperanças estavam se esgotando quando Megan retorna, fugida da clausura em que se encontrava. O único problema é que Nicole permanecia desaparecida.

Enquanto a busca por Nicole fica estagnada, Megan conta a todos como foi passar este tempo enclausurada, tudo através de um livro, que se tornou Best-seller mundial. Só o fato dela ter conseguido fugir já a tornava uma heroína, apenas por ter salvo a própria vida. Mas é claro que nem todos estão querendo saber do estrelato dela. Livia Cutty, irmã de Nicole, não descansa. Formada em medicina, após o desaparecimento da irmã fez questão de se especializar em patologia forense, afim de que se caso o corpo de Nicole fosse encontrado um dia, ela tivesse como descobrir pelo que ela havia passado, quem havia feito aquilo.

O que Livia não esperava era encontrar em outro corpo, de um rapaz que tinha certa ligação ao passado de sua irmã, as pistas que talvez precisasse para solucionar um grande mistério. Terrível, mas não deixa de ser incrível.


Como disse no início, Deixada para trás é uma ótima pedida aos amantes de suspenses ou romances policiais, gênero inclusive que ando tendo uma maior proximidade, embora nunca tenha gostado tanto assim. Mas ele tem um grande diferencial, pois foi construído de forma com que o leitor comece a juntar e encaixar as peças, formando imagens aterrorizantes na cabeça até dos que já estão acostumados com isso (falo isso com propriedade porque minhas férias de começo de ano se resumiram em assistir basicamente todos os dias, toda hora, o canal de Investigação do Discovery – ID).

Além disso, a narrativa alternada entre presente e passado, entre os pontos de vista de Livia e Megan, torna tudo mais palpável, se posso dizer assim. Além da narrativa das duas, temos também de Nicole e do sequestrador, em alguns casos, diferenciados pela cor do papel. Mas é claro que essa construção do enredo nos traz milhares de pistas falsas. Senão, qual seria a graça de descobrir logo de cara o motivo pelo qual as duas jovens sumiram e apenas uma delas reapareceu?

A leitura nos seduz, de certa forma, pois não queremos parar de ler até chegar ao fim e descobrir o mistério todo. E é claro que eu passei a maior parte do tempo fazendo anotações dignas de uma investigadora policial, tentando unir de montar o quebra-cabeça que estava se formando em minha frente. Fiquei extremamente orgulhosa por chegar ao final com uma cara de UOL, pois realmente não havia conseguido descobrir quase nada.

À cada edição que a Faro produz, me sinto mais apaixonada pelo belo trabalho que Pedro desenvolve frente à editora. O livro tem uma capa realmente chamativa, impresso em papel com qualidade que não tem como comparar. Além do mais, com o uso de uma segunda cor de miolo, deixa tudo mais encantador. Agora vamos aguardar seu próximo livro, Não confie em ninguém.

E você? Ficou curioso? Só clicar no link da Amazon aqui embaixo e comprar ele com um super desconto!



Deixada para trás
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Número de páginas: 368
Onde comprá-lo: Amazon


Sinopse: Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta. Um ano depois, o Best-seller de sua provação transformou Megan de heroína local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida. A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que e um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Lívia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados. Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro Best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.









15 comentários:

  1. Eu AMO esse livro.. A narrativa intercalada e alguns detslhes do sequestrador deixam a história realista, pelo menos eu senti isso!

    ResponderExcluir
  2. não conhecia esse livro, mas agora que li sua resenha fiquei muito curioso sobre a obra. ela deve ter um enredo intenso,aqueles de tirar o fôlego do leitor. Anotada a dica.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela!
    Não estava sabendo desse lançamento, mas já fiquei interessadíssima com a trama!
    Já conhecia o autor por causa do seu primeiro livro, que eu também ainda não li, mas como teve diversos comentários positivos e eu amo o gênero, não tinha como ficar de fora.
    Concordo com você. As edições da Faro estão cada vez ficando melhores e eles só merecem elogios!
    Sua resenha está ótima e muito obrigada pela dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por esse gênero e os livros do Donlea não poderiam faltar na minha coleção!
    Fiquei ainda mais apaixonada por esse segundo livro dele publicado pela Faro e estou me coçando já pelo próximo!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Menina, eu amo esse canal de psicopatas e histórias sobre crimes hahaha é uma coisa muito doida, me sinto completamente hipnotizada, se o livro me prender desse jeito... Já sei que vou amar demais essa leitura. Espero ler o quanto antes, parabéns pela resenha, ficou incrível.

    ResponderExcluir
  6. Apaixonada que soou por romances policiais, esse livro esta na minha lista de desejos a algum tempo e saber que a leitura te seduziu e te surpreendeu com o desfecho me amina e reforça minha vontade de ler o livro. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Menina, você me deixou louquinha pelo livro!

    Sou apaixonada por thrillers! Depois do romance é meu gênero preferido. Já li muitos livros que me deixaram ainda mais ansiosa e nervosa do que já sou (risos), mesmo assim não me canso de lê-los. E como você eu também assisto esse canal de investigação!kkkkkkkkk...

    Gosto muito do fato do livro dar pistas falsas, acho que isso melhora ainda mais o ritmo da história e quebra teorias, nos fazendo ansiar ainda mais pelo desfecho, para que entendamos o que se passou e quem fez o quê. Será que Megan é tão inocente assim, uma simples vítima? São perguntas que nos fazemos. Já quero muito ler!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Quando comecei a ler a resenha já pensei em ID! Adoro! rs Fiquei bem curiosa com essa premissa e claro, para saber o que aconteceu com a segunda garota que não voltou e o que o o corpo dessa rapaz pode trazer de evidência para encontrá-la. Já anotei a dica e espero poder ler em breve! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sou apaixonada por esse gênero e recentemente comprei esse livro. Saber que a trama tem diferencial e surpreende me deixou bem animada para acompanhar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está na minha lista de desejados desde o seu lançamento. Amo romances policiais e esse só encontro críticas positivas por aí.
    Adorei a sua recomendação

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler este gênero e, por isso, ainda não li esse livro. Eu achei a premissa muito interessante e tenho visto muitos elogios para o livro, porém, confesso que fiquei com medo de ser um pouco pesado demais para mim.
    No entanto, parece que o enredo foi realmente muito bem construído pelo autor, não permitindo que o leitor desvende o mistério antes da hora. Ainda não decidi se vou adicionar o livro na minha lista de desejados ou não, mas adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    quero muito ler os livros do autor, inclusive eles estão no meu carrinho de compras nunca fechadas, esperando eu conseguir a grana. Inclusive seu post me lembrou que eles estão em uma super promoção na americanas. Sou apaixonada por suspense mas faz um tempinho que não dou a devida atenção aos livros do gênero. Esse assim como a garota do lago tem uma premissa incrível.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Fiquei imaginando você fazendo anotações durante a leitura para fazer a sua investigação pessoal... rs Sou dessas também. Fiquei bem curiosa com o enredo e já quero ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Adoro o gênero e adoro criar teorias durante a leitura. Inclusive, já estou criando teoria em torno do porquê uma voltou e a outra não. E amei esse detalhe de mudar a cor do miolo, dependendo de quem é o narrador, nunca li um livro assim e realmente dá um toque muito especial. Na verdade, livros do gênero eu costumo ler em e-book, porque normalmente leio uma vez só, já que a graça, para mim, é criar teorias em torno do mistério, mas esse detalhe me fez querer ter a edição física.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Acho curioso que os livros desse autor são bem grossos, todavia as pessoas falam que são leituras que prendem e assim tornam-se leituras rápidas. Como sou fã de suspense, tô morrendo de curiosidade para conhecer a história completa desse livro, creio que irei gostar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



SUBIR