Resenha número 10. - O Diário do Leitor

08/12/2011

Resenha número 10.


Lampião - ...era o cavalo do tempo atrás da besta da vida
Autor: Klévisson Viana
Editora: Hedra
Nota: 

Sinopse: História em quadrinhos que narra os últimos dias da vida do mais célebre cangaceiro que o Nordeste conheceu: Virgulino Ferreira, o Lampião. Em uma história aventurosa e narrada de forma ágil, Klévisson nos mostra um pouco do modo de vida e dos costumes das populações sertanejas. Vencedor do prêmio HQ Mix de melhor grafic novel de 1998. 
Um novo jeito de lidar com a literatura. Ainda mais nos dias atuais, em que a televisão e a internet entregam aos jovens resumos, resenhas e até mesmo trabalhos prontos, de mão beijada. O tema em si não me atrai muito. Mas a maneira como foi disposto me encantou. No final do mesmo, encontra-se um pequeno e riquíssimo vocabulário sobre o mundo do cangaço, como por exemplo:  vilas, casas de taipa e taperas; cacarecos do matuto; liforme de cangaceiro. Linguagem regional, com marcas da oralidade nordestina.

Sobre o autor: Nascido em Quixeramobim em 3 de novembro 1972, foi sempre involvido na musica e na literatura popular.
É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC (Rio de Janeiro-RJ), onde ocupa a cadeira de nº 11.
É também cartunista e editor, proprietário da Tupynanquim Editora, de Fortaleza, Ceará. É autor de muitos sucessos da literatura de cordel, entre os quais o Romance da Quenga que Matou o Delegado, adaptado para o programa Brava gente!, da Rede Globo.






3 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem o autor, mas por sua resenha parece ser um bom livro... Nunca li nada parecido :)


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. oiiiiii!adoooro ler !é meu hob !e também escrever !principalmente em blog !cartas e etc!então estou te seguindo me segue de volta www.alezinhamit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. q pena q ñ tem o resumo ira me ajudar muito

    ResponderExcluir



SUBIR