Resenha número 65. - O Diário do Leitor

20/03/2012

Resenha número 65.

Princesas e Damas Encantadas
Autor: Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret
Nota: 

Sinopse: Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.

Muitos dos contos apresentados no livro nos remetem aos contos de fadas que conhecemos hoje. Podemos tomar como exemplo o primeiro conto do livro, intitulado de "Árvore de Ouro e Árvore de Prata", que nos retoma em algumas situações à história da Branca de  Neve, pois sua mãe pediu que arrancassem o coração e o fígado de sua filha para comer.
O segundo conto nos leva a história da Cinderela, mas de maneira por vezes mais grotesca. E assim o livro toma forma. Muitas das tramas de contos de fadas que conhecemos atualmente foram retiradas desses relatos orais, que passaram de gerações em gerações, modificados ou não com o passar do tempo.
O livro traz inúmeras ilustrações, o que deixa a obra mais rica em detalhes e facilita o entendimento.



Sobre o autor: Joseph Jacobs (29 de agosto de 1854 - 30 Janeiro 1916) foi um folclorista , crítico literário e historiador. Suas obras incluídas as contribuições para a Encyclopaedia Judaica , traduções de obras europeias, e edições críticas da literatura Inglês cedo. Jacobs escreveu para revistas e livros sobre o tema do folclore e produziu uma popular série de contos de fadas.  
 




Um comentário:

  1. Oi, Pamela!
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas parece ser uma boa pedida para quem, assim como eu, adora um conto de fadas haha

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir



SUBIR