Resenha número 65.

20 março 2012

Princesas e Damas Encantadas
Autor: Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret
Nota: 

Sinopse: Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.

Muitos dos contos apresentados no livro nos remetem aos contos de fadas que conhecemos hoje. Podemos tomar como exemplo o primeiro conto do livro, intitulado de "Árvore de Ouro e Árvore de Prata", que nos retoma em algumas situações à história da Branca de  Neve, pois sua mãe pediu que arrancassem o coração e o fígado de sua filha para comer.
O segundo conto nos leva a história da Cinderela, mas de maneira por vezes mais grotesca. E assim o livro toma forma. Muitas das tramas de contos de fadas que conhecemos atualmente foram retiradas desses relatos orais, que passaram de gerações em gerações, modificados ou não com o passar do tempo.
O livro traz inúmeras ilustrações, o que deixa a obra mais rica em detalhes e facilita o entendimento.



Sobre o autor: Joseph Jacobs (29 de agosto de 1854 - 30 Janeiro 1916) foi um folclorista , crítico literário e historiador. Suas obras incluídas as contribuições para a Encyclopaedia Judaica , traduções de obras europeias, e edições críticas da literatura Inglês cedo. Jacobs escreveu para revistas e livros sobre o tema do folclore e produziu uma popular série de contos de fadas.  
 




Um comentário

  1. Oi, Pamela!
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas parece ser uma boa pedida para quem, assim como eu, adora um conto de fadas haha

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir