Resenha número 87 - O Diário do Leitor

23/05/2012

Resenha número 87

Olá leitores! Aqui quem fala é o novo resenhista do blog O Leitor, meu nome Guilherme Cepeda e sou do Burn Book . Uma breve biografia? Resenhista e fundador do Burn Book. Hiperativo, Escorpiano, Geek, leitor compulsivo, viciado em Paramore e ainda acredita na magia da Disney. Está cursando o primeiro período de Marketing e tentando levar uma vida aparentemente "normal".









A Lenda dos Guardiões – A Captura
Autora: Kathryn Lasky
Editora: Fundamento
Páginas: 175

Resenha por: Guilherme Cepeda Carocia
Nota:




Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal! Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie.

Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar – voar até Ga Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo. Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação. A série A Lenda dos Guardiões ficou por diversas semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times e deu origem a um filme. A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu.

 

(…) Soren tentou desesperadamente bater as pequenas asas curtas. Inútil! "Estou morto. Uma corujinha morta. Três semanas fora da casca e a minha vida termina!", ele pensou.
Vou fazer a resenha da lenda dos guardiões, um pouco diferente do que de costume. Desde o começo do ano, jurei ler os 15 livros antes de assistir ao filme (não, você não leu errado, são 15 livros mesmo). Assisti o filme sem ter lido nenhum dos livros, e agora já estou quase no fim de A Jornada, que é o 2° livro, mas vamos ao que realmente interessa.


Magnifico. Essa é a palavra que posso usar para definir A Captura, primeiro volume da série A Lenda dos Guardiões.

A Lenda dos Guardiões é uma série que conta as aventuras de 4 corujinhas encantadoras, que faz você conhecer mais sobre a vida das corujas, como também se apegar a cada um deles, de um jeito especial.

Soren é uma coruja de igreja encantadora. Tem uma personalidade que pode ser comparada a de qualquer criança, um jeitinho inocente e curioso, sempre querendo saber mais e mais. Gylfie é uma corujinha elfo, uma espécie de corujas que não se desenvolvem muito, e são conhecidas como corujinhas anãs, para ela não há definição melhor do que a de Crepúsculo: Pequena coruja, grandes palavras. Ela é um pouco mas velha do que Soren, mas é extremamente racionalista, esperta mas ao mesmo tempo é humilde e não tira vantagem de nenhuma de suas ações. Já Crepúsculo, é uma coruja esperta, que adora aparecer, e com seu alaúde faz canções para todas as situações, o que acaba dando uma pitada de humor na história. E por ultimo, mas não menos importante, meu personagem preferido, Digger, uma coruja buraqueira, que não tem costume de voar, vive em tocas no chão. Dentre todos eles é o personagem mais engraçado, histérico e com seus comentários que nos levam a vida de uma forma diferente.
A trama se desenvolve, com foco na amizade criada entre as 4 corujinhas, principalmente entre Soren e Gylfie que enfrentam todos os desafios para sobreviver a terrível Academia de S. Aggie para Corujas Órfãs, que vale cada página do livro. Kathryn Lasky acertou em cheio quanto ao ritmo de desenvolvimento da trama, que te faz rir, se emocionar, sentir agonia e leve ao mesmo tempo.

Kathryn Lasky criou uma história totalmente diferente de tudo o que eu já tinha visto. Desde o momento em que Soren é capturado, a riqueza em detalhes dos seus medos e pensamentos, é impossível não se sentir agoniado e não torcer pelo pássaro. Os cenários são descritos cuidadosamente, lindas paisagens, montanhas, florestas, desertos e a grandiosidade dos oceanos, que nos levam a outros mundos mas nada muito fora da realidade.

A Captura é o primeiro volume da série, a Lenda dos Guardiões e mesmo sendo apenas uma introdução para A Jornada, não deixou nada a desejar em questão da história, criatividade e apresentação dos personagens. Depois de começar a série, é impossível não sentir curiosidade com o mundo das corujas, que tem costumes totalmente diferentes de outras espécies de pássaros que eu já tivesse visto.
Se você gosta de livros que narram grandes aventuras, fantasia, personagens brilhantes e grandes lições de moral, A Lenda dos Guardiões – A Captura, é uma ótima pedida.






Sobre a autora: Kathryn Lasky é uma autora americana bem conceituada, que tem em seu nome vários livros de ficção e não-ficção bastante famosos. As séries "Dear America", "The Royal Diaries", "Sugaring Time", "The Night Journey", e "the Guardians of Ga'Hoole". Sendo o último um dos mais conhecidos por todo mundo, aqui no Brasil chamado de "A lenda dos guardiões".




a Rafflecopter giveaway

2 comentários:

  1. \o\ rawr

    Tinha q comentar neste post é sobre corujas!! :DD

    Meu namorado + as lendas dos guardiões *-* é perfeito! shushauhsa

    Adoreiii \o\ parabéns gato, corujinhas em minha homenagem q eu sei vai kkkkk -brinks.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo ao blog !
    Há, OMG 13 livros !
    Gostei da história, acho que vale a pena ler 13 livros ein ?

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir



SUBIR