Resenha: Zumbis - Quem disse que eles estão mortos? #141 - O Diário do Leitor

24/02/2013

Resenha: Zumbis - Quem disse que eles estão mortos? #141

Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?
Organizador: Ademir Pascale
Editora: All Print
Número de Páginas: 123

Sinopse: Em pleno século XXI eles foram quase esquecidos, mas nos espreitam constantemente pelas sombras. Sabe aquele friozinho na espinha que sentimos quando parece que alguém está escondido nos espiando? Pode acreditar, são eles: criaturas cadavéricas, mortos-vivos, seres infernais e catatônicos, ou popularmente chamados de “zumbis”. Afinal, quem disse que eles estão mortos? Fuja das sombras. Passe longe das tumbas. Corra o máximo que puder. Conheça a trajetória desses horríveis canibais em contos contundentes com heróis, mocinhas e cidades infestadas pelos malignos servos dos rituais necromânticos.


Através de contos inusitados e inéditos, em sua grande maioria, zumbis são descritos nas narrativas empolgantes dos contos da coletânea/ antologia. Organizados por Ademir Pascale, o livro é composto por 19 contos, além de um prefácio e um ensaio, no estilo de Time Out e de diversas outras antologias.
Já conhecia alguns autores, como M.D. Amado, Mandy Porto, Alexandre da Costa, Cesar Silva, além do próprio Ademir Pascale.
Vou fazer uma breve explanação sobre todos os contos, indicando alguns prós e contras.
Dentro da primeira narrativa, intitulada de Meu Inferno Sou Eu, de Mario Carneiro Jr, um dos textos mais bem escrito e inovador, temos a personagem Bia Valente, casada e morta. Seu espírito (ou alma) vaga pela terra, e num primeiro momento está contemplando sua nova morada quando de repente algo de anormal acontece. Uma mão, um braço. Pedaços de um corpo que ela conhecia muito bem. Posso dizer que este foi um dos contos que mais me admirou e fez com que criasse uma positiva expectativa pelos demais.
A Mina, de Pedro Moreno (um possível parente? Rs), superou as expectativas de que um outro conto fosse melhor que o primeiro. O local aqui foi inovado, dando lugar a uma mina de escavação.
Dando continuidade, Balidos, do autor Rubem Cabral, trata de animais zumbis. Um dos mais sangrentos, em minha opinião, e o que mais tive pena e dó.
           Elenir Alves traz um dos contos que menos gostei e talvez um dos que não consegui compreender seu significado em totalidade. Na Estação de Trem, Dorotéia espera ansiosamente pela amiga Rosana. Uma senhora, parada do outro lado da estação a encara fixamente, sem mexer sequer um músculo. O que ela estaria fazendo lá e porque ela tinha essa atitude?
            E assim por diante, as histórias se mesclam em atitudes quase idênticas. Ora são zumbis contando como é a vida após a morte/ renascimento. Ora são sobreviventes que, por vezes, nem sabem o que está realmente acontecendo.
            Sou suspeita para dizer algo sobre o mundo fantástico, e porque não “novo”, dos zumbis. Amante de The Walking Dead, recentemente comecei a acompanhar a série nas HQ’s e nos livros publicados pela Editora Record, e aposto muito alto de que se investirmos mais na temática, ela fará grande sucesso, mais do já alcançado.

            Agora a parte que todos curtem. Vou sortear entre os comentários abaixo 2 kits de marcadores que o autor Ademir Pascale gentilmente enviou junto com o livro. Pra participar basta escrever um comentário com conteúdo. Nada de “Legal, gostei.”, “Bacana” e diálogos monossilábicos. No final do comentário, não esqueça de deixar seu e-mail (válido, por gentileza!)
            Boa sorte e daqui 1 semana eu trago o resultado!





24 comentários:

  1. Oi Pam!

    Bom você sabe que eu não fã desse enredos de Zumbis, mas gosto muito de contos. Esse eu acredito que daria uma chance pra quem sabe mais pra frente ler um livro com uma história assustadora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ops esqueci o e-mail rs
    marikitty--13@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm gosto dessa temática de zumbis. Como tbm acompanho The Walking Dead, não li os livro dá série mais pretendo.
    Gostei desse livro por esse ser diferente, não apenas uma história e sim vários contos. Confesso que fiquei curiosa em relação ao conto com os animais.
    Gostei da resenha, não conhecia o livro.
    Bjos...
    danydanizinha1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal, eu gosto desses livros de contos para conhecer novos autores, tenho alguns livros de contos do Ademir pascale assina como organizador e são sempre muito legais.
    Beijos e parabéns pela resenha.
    http://ladyweiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam!!
    Eu estou um bocadinho obcecada por zumbis esses dias rs, por causa de walking dead, claroo rs.

    Não conhecia o livro, parece bom, claro que em livros de contos assim sempre tem um ou outro que nao sao muito legais, mas sempre tem outros que compensam bastante ne?! rs

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro zumbis, comecei a gostar ainda mais depois da serie the walking dead. Acho interessante as historias dos mortos vivos ^^

    Gosto de livros de contos porque você sempre pensa, "nenhum vai ser melhor que esse", e vem o próximo e o supera. hahaha'

    Não sei se a promoção ainda tá valendo, mas vou deixar meu e-mail assim mesmo:

    marina.mf15@yahoo.com

    ResponderExcluir
  7. Zumbis *-* Achei super interessante esse livros de contos.
    Parte narradas por zumbis? :O Interessante!
    Estou de olho também em um livro de zumbis de um autor brasileiro, se não me engano chama FUGA.

    ótimo post e ótimo blog.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu tbm adoro zumbis !!! E confesso, sou MEGA viciada em The Walking Dead, mas ainda não li os HQ´S :(

    Me interessei pelo fato de os zumbis tambem narrarem o livro, podendo assim ver sua visao do que acontece rs

    Quero muito ler o livro :)

    Beijus

    Renata Sara

    ResponderExcluir
  9. Adoro zumbis *.* Acompanho The Walking Dead também pelos HQ e, estou com os livros na fila para serem livros.
    Adoro livros com contos e fiquei curiosa pra ler esse ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. adoro livros de zumbis! ja li os 7 do resident evil e as HQ do The Walking Dead. muito bom! o livro ser narrado pelos zumbis é bem diferente e me fez lembrar do livro SANGUE QUENTE. me parece bom, espero ler em breve ! bjus

    ResponderExcluir
  11. Eu não gostava muito do tema zumbis até assistir o The walking dead... depois disso fiquei apaixonada.... tenho certeza que vou gostar muito desse livro tbm... espero ler o mais rapido que puder!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei muito de zumbis , ainda mais depois de TWD. O livro deve ser bem interessante , pelo fato de ser zumbis narrando a historia.
    Gostei bastante, fiquei com vontade de ler !

    ResponderExcluir
  13. Comecei a gostar de zumbis depois que comecei a assistir The Walking Dead, e o que adoro em livros com zumbis é que geralmente é aquele suspense que só tem em livros assim. Adorei sua resenha!

    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que é um tema literário muito bacana, apesar de morrer de medo de histórias que envolvam eles. Algumas partes serem narradas por zumbis? Deve ser engraçado!

    ResponderExcluir
  15. Parece que a moda agora é a exterminação e os ataques dos zumbis. Mas mesmo assim, parece interessante, acho que vale a pena conferir. \0/

    ResponderExcluir
  16. Andressa Nunes15 maio, 2013 10:29

    Apesar do assunto estar bem batido, a resenha nos traz uma história interessante, bem cativante, que pode proporcionar aos leitores momentos de grande prazer.

    ResponderExcluir
  17. Estou meio assustada, nunca li um livro de zumbis. Este é interessante.

    ResponderExcluir
  18. Oiee
    Adoro filmes e livros sobre zumbis, mas depois fica meio dificil na hora de dormir..rsrs..sou bem medrosa..rsrs
    Não conhecia esse livro, mas depois de ler a sua resenha fiquei bem curiosa, parece ser um livro bem bacana..e um pouco assustador..rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gosto de zumbis e a parte de serem contos é melhor ainda pois a leitura é rápida.
    Bom ver os autores viajando e esmiuçando este tema em diversas facetas.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  20. parece muuito legal esse livro! tenho que comprar, adoro livro ou qualquer coisa de zumbis *-*

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros de Zumbi, ainda não tinha ouvido falar nesse, pela resenha parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, mas me interessei. E olha que não sou tão chegada a contos, porém estou começando a gostar de zumbis ( influencia do meu namorado KKK)

    ResponderExcluir
  23. Aprendi a gostar de contos, e através deles conhecer novos autores e suas narrativas, por conta disso qd vejo uma antologia corro querer ter e conhecer td mundo!

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito da temática zumbis, viciada em TWD *-*
    Gosto de livros de contos, não tinha visto ainda de zumbis, mas parece ser legal. Os zumbis contando como é a vida após a morte né auhsuhasuh parece legal ^^

    marilia-gomes1@live.com

    ResponderExcluir



SUBIR