[Evento] Semana do Livro Nacional: União gera ideias - O Diário do Leitor

17/07/2013

[Evento] Semana do Livro Nacional: União gera ideias


Você que já conheceu a mega-ação que une a cada dia mais pessoas do meio literário, hoje vai saber em que pé o megaevento anda. Os organizadores da Semana do Livro Nacional perceberam que promover a literatura isoladamente, aqui e ali, jamais faria com que alguma campanha tivesse força suficiente para fazer a diferença. Por isso, abraçou autores, blogueiros, editoras e livrarias, agregando portais, campanhas e manifestos em um mesmo propósito e em um mesmo pensamento.


A semana, que terá a primeira edição de 20 a 28 de julho deste ano, nada mais é do que um motivo para estarmos juntos, para falarmos de literatura, para instruir e aprender, e com isso, alcançar a grande massa que precisa conhecer nossos novos autores: a mídia e os leitores. Pensando nisso, cada qual estará em uma cidade em busca leitores e imprensa local, unindo-se a outros do meio, dispostos a falar sobre um trabalho que nos é caro e árduo, porém imensamente prazeroso.
O resultado? Mais leitores. Afinal, autores desejam ser lidos; editoras e livrarias, vender livros; blogueiros, serem lidos e terem credibilidade em uma era na qual, para se criar um blog, basta um clique.
O mercado nacional cresceu, mas também precisa inovar. É isso que pretendemos fazer. Juntos.
Cada cidade possuirá sua programação (que estará disponível no site da Semana), algumas já estão confirmadas, outras ainda precisam concluir negociação de local e participantes. No entanto, podemos adiantar as cidades que receberão autores nacionais para bate-papo com leitores: São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, Ribeirão Preto, Santos, Belo Horizonte, Campinas, Caxias, Campo Grande, Recife e Fortaleza. Essa lista pode mudar a qualquer momento.
Blogueiros participarão como mediadores das mesas, que no geral terão os autores divididos por temas. Mais cidades e participantes estão convidados. Ninguém precisa ficar de fora. Vamos juntos levar a literatura moderna de ficção para mais leitores. O povo brasileiro tem sede de cultura e nem sabe disso. Vamos mostrar-lhe o caminho para o entretenimento com valor. O caminho mais árduo, mas mais consciente. Só com conhecimento é possível mudar o país.

Livros e mais livros
Essa união de cabeças pensantes não podia dar em outra coisa que não fosse muitas ideias. Primeiro nasceu a campanha “Eu Leio Brasil”, encabeçada pela autora Janaina Rico. Com a força desta união, levamos a hastag aos Trends Tops Brasil duas vezes. Através da página, alcançamos leitores com sorteios de livros nacionais, posts sobre autores e seus livros. Uma maneira de serem reconhecidos por seu trabalho. Também gerou o manifesto para angariar 10.000 assinaturas que serão enviadas aos órgãos competentes como apoio à igualdade no tratamento de obras clássicas e modernas, de autores reconhecidos e não conhecidos. Abrindo, assim, novas oportunidades para darem visibilidade às suas obras.
Também surgiu a Biblioteca Volante, do grupo curitibano organizado por Tâni Falabello. A biblioteca recebe este nome devido a possibilidade de levar os livros de todos os autores participantes para uma cidade que esteja recebendo a semana. Na edição deste ano, os mais de 200 autores apoiadores do projeto entregarão seus livros para a biblioteca volante, que serão doados para uma biblioteca de Curitiba durante a semana. Uma ação louvável.
Por fim, e não menos importante, temos a Liga dos Autores Nacionais, criada por três blogueiras com a intenção de divulgar os novos talentos da literatura brasileira. São eles Gilciany Viana do blog Ler e Pensar, Kézia Raiol do blog Paixão Literária e Ane V. do blog Estou Lendo. Outro que se juntou ao projeto é o portal Novos Escritores que, por ter a mesma ideologia, entrou para o time de apoiadores. O site interativo, além de abrir espaço para que os autores divulguem seus trabalhos e mantenham contato direto com leitores, também possui uma loja virtual que disponibiliza os livros para compra online. O blog Moleco também entrou para a ação. A marca se propôs a associar-se a Semana do Livro Nacional e está ajudando na divulgação da nossa cultura.
Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos pelas ideias, pela paciência, pelas palavras de incentivo, pela fé e pela esperança. E quero deixar aberto o espaço para quem quiser entrar. Não há restrição alguma, basta preencher o cadastro online e você se tornará alguém que faz, não apenas sonha. Venha com a gente!

Twitter: @SemanaDoLivroBr


*Josy Stoque, mais conhecida como Josy Tortaro, é publicitária por profissão e escritora por vocação, autora da saga Os Qu4tro Elementos publicada pela editora Literata e também organizadora da Semana do Livro Nacional.

0 comentários:

Postar um comentário



SUBIR