[Eventos] Semana do Livro Nacional

16 julho 2013



O projeto propõe difundir a literatura entre o público leitor brasileiro, promovendo, durante uma semana, somente autores e obras nacionais em todos os estados e cidades brasileiras. Para isso, conta com a participação de escritores, blogueiros, editores, livrarias e instituições públicas e privadas. A semana será realizada anualmente no Dia Nacional do Escritor, em 25 de Julho. A primeira edição será do dia 20 a 28 deste ano.


 O que vai acontecer?
Os autores poderão promover eventos como “Bate-Papo com Autor” em sua cidade ou região, buscando o apoio de outros escritores próximos, suas editoras, livrarias parceiras e instituições públicas e de ensino locais.
Os blogueiros apoiarão na divulgação de seus autores e editoras parceiras que publicam obras nacionais, promovendo os eventos, os autores, as obras e as editoras, bem como resenhando somente livros brasileiros.
As editoras farão propaganda de seus exemplares nacionais, bem como de seus autores, divulgando em peso nas mídias que costumam anunciar, nas redes sociais e contatando suas livrarias parceiras para que deem destaque a obras nacionais em suas vitrines.
As livrarias colocarão em evidência os livros nacionais de seu acervo.
As instituições públicas, privadas e governamentais que apoiarem, ajudarão a promover em instituições de ensino e na mídia o projeto e seu objetivo, aumentando assim a conscientização de nossos leitores.

Benefícios
·      Autores nacionais passarão a ser mais conhecidos por leitores;
·      Blogs terão mais acessos;
·      Editoras venderão mais títulos que são pouco procurados;
·      E, livrarias, também verão seus estoques diminuírem, assim como a possibilidade de aumentar seus acervos com obras que passarão a ser requisitadas.

Objetivo
O intuito é enraizar nomes brasileiros na mente dos leitores, conscientizando-os de que obras nacionais são tão boas quanto internacionais e que não temos só clássicos. Com isso, aproximar o leitor de um narrador comum, uma linguagem moderna e uma narrativa mais compreensiva às necessidades dos jovens de nosso tempo, conquistando novos leitores.

Observações
Durante a semana, a logo do projeto deve estar associada à promoção de eventos e divulgação em mídias. No site do projeto, haverá a segmentação dos apoiadores com o intuito de informar os leitores que acessarem a página. Nas redes sociais, serão compartilhados conteúdos das páginas parceiras que tenham a mesma ideologia.

Como se inscrever
Responda o e-mail/mensagem se oferecendo como apoiador(a) e envie seu e-mail a fim de entrar para o mailing informativo (semanalmente os apoiadores recebem informações relevantes sobre o projeto via e-mail) e seu perfil no facebook para ser convidado a entrar no grupo de discussão e sugestão de ideias. É importante esse retorno porque permitirá novas ideias e a inserção do apoiador nas mídias da Semana.


Apoiadores

A seguir, aqueles que já estão apoiando o projeto. Venha trabalhar conosco em prol da propagação de nossa cultura.

2 comentários

  1. Oi Pam,
    Acho muito legal essa ideia desse evento, o que precisamos é isso divulgar o trabalho nacional, temos inúmeros escritores nacionais ótimos.
    Claro que vou nesse evento.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica do evento, ainda não conhecia!
    Adorei seu blog e já sou sua seguidora!
    aproveito e te convido a conhecer meu cantinho!
    Bjs, Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir