[Resenha] O Desfile da Extinção - O Diário do Leitor

14/10/2014

[Resenha] O Desfile da Extinção

O Desfile da Extinção e Outras Histórias de Zumbis
Autor: Max Brooks
Editora: Rocco
Número de Páginas: 127

Sinopse: Após milhares de exemplares vendidos em todo o planeta, a mente inquieta por trás de O guia de sobrevivência a zumbis e Guerra Mundial Z está de volta com uma nova coleção de histórias e relatos do pós-apocalipse zumbi – um lugar outrora desconhecido como o mundo em que vivemos. Do litoral da Islândia à Grande Muralha, entre humanos e vampiros com sua cadeia alimentar ameaçada, ninguém está a salvo na ficção de Max Brooks, onde o real vive sob a constante ameaça dos mortos que caminham sobre a Terra.

Numa das últimas compras do Submarino, me deparei com O Desfile da Extinção por apenas R$9,90. Nem pensei duas vezes, tampouco procurei número de páginas, formato, nada disso. Quando a caixa chegou, a primeira decepção. O livro é minúsculo em todos os gêneros. Ok, ele tem orelha, diferente da maioria dos econômicos que a gente compra lá. Aí vem a segunda parte: folhas brancas. Só Deus e eu sabemos como eu odeio folha branca. Atrapalha a visão e com a miopia, tudo fica pior.

Mas ok. Deixei isso tudo de lado ao ver que muita gente tinha gostado dele. O livro não é de todo ruim, mas os contos são curtos demais. Aí você vira e fala: dãr, é óbvio, senão não seria um conto, e sim um livro. Tá. Já sei disso tudo, mas custava prolongar mais um pouquinho cada um? Quando tava ficando bom, BUM. Acabava!

Como nada é perfeito, vamos enfim à resenha. São apenas 4 contos e vou detalhar um pouco cada um.

Conclusão Ltda.: Uma História da Guerra Mundial Z

Como o próprio título nos mostra, este foi baseado no outro livro do autor. Bastou isso para que eu me perdesse no enredo (novidade). Os personagens estão num navio. Nas últimas linhas, um deles mata um zumbi. E é isso o que eu entendi.

Eu centro a mira a laser na testa do material. Ele tenta avançar na minha direção, rastejando, rangendo os dentes. Aperto o gatilho.

Steve e Fred

Em um laboratório, os cientistas tentam salvar suas próprias vidas. Mas na realidade, esta não é a história principal. Na verdade, Fred é um prisioneiro, totalmente indefeso e isolado, em meio ao verdadeiro apocalipse zumbi. Sua sorte foi ter encontrado um livro, para que pudesse se concentrar em algo que não fossem os gemidos dos zumbis. Em contrapartida, tem fome e sede. A cada dia algo novo acontecia.

Dê um beijo em Satã por mim, pensou Steve. Ou em minha ex-mulher, se a vir primeiro.

O Desfile da Extinção

Aos poucos, os zumbis estavam tomando conta do mundo. Até que no quarto ano, foi quando o surto varreu o mundo. Só que este é um grande problema para os vampiros. Como todos sabem, na lenda original (aquela de Entrevista com o Vampiro), estes seres não podem se alimentar de sangue de morto. E com o mundo inteiro morrendo e ressuscitando, a cadeia alimentar foi por água abaixo.

O homo sapiens está perdendo de seu ponto crucial sustentável. Logo haverá mais submortos do que humanos vivos!

- Eles não sabem DE NADA! – interrompeu Nguyen. – E você SABE disso! Você SABE a diferença entre a espécie deles e a nossa! Nós caçamos humanos! Eles consomem humanidade! Nós somos predadores! Eles são uma praga!

A Grande Muralha: Uma História da Guerra Zumbi

Bom, como o título mostra, os zumbis vão tentar alcançar a muralha. Fim.


Esse foi o conto mais sem graça do livro todo, o que me fez tirar mais um ponto dele. Já são só 4 contos, e me colocam isso no meio? Espera muito mais, mas é o que temos pra hoje. A escrita do autor é boa, e vou correr atrás dos outros dois livros dele.

[Esse post faz parte do #Especial Halloween. Comente, preencha o formulário que há clicando no ícone da mão cadavérica e concorra a um super kit. Regras aqui!]

15 comentários:

  1. Hummm... eu amo tudo que fala sobre monstros e tal, zumbis é uma das minhas paixões. Mas fiquei em dúvidas quanto ao livro. Contos curtos dão uma sensação de perda, de que está faltando algo. Assim, não me entusiasmei muito, mas se cair nas minhas mãos será lido e uma ótima aquisição para a estante...rs
    Beijos e obrigada pela dica.
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/10/generos-literarios-sick-lit-ou-sicklit.html

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo sofrer com livros de contos, justamente por ser tão boba que acaba me doando para a leitura e o autor vai lá e arranca os personagens de mim, sem nem dar tempo para despedidas.
    Só que sou muito teimosa, então continuo lendo livros assim, na esperança de que o autor esqueça que está escrevendo contos e me deixe viver mais tempo com as histórias kkkk

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Pam!
    Não sou muito fã de contos não e falando de Zumbis então... Não rola comigo.
    Parabéns pela resenha super sincera. Arrasou como sempre.
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  4. Ola Pam esse livro no momento deixaria passar tudo bem que estamos no mês do terror , rsss, contos e livro pequeno com folhas brancas ja me desanimaram . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pam! Não gosto de contos, pois sempre me perco nessas coisas.
    Mas se fosse uma história só eu leria o livro

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAM!

    Entendo sua dor, sister!
    Miopias unidas, só seremos vencidas sem óculos, lentes e folhas brancas! #destruídas
    Sobre a sua resenha? Adorei! Deu para ter uma noção básica do que podemos esperar de cada conto e da escrita do autor. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive tempo para ler, mas darei uma chance. Fiquei curiosa com os dois últimos (me julgue!) assim que tiver um tempinho vou me deliciar com esse mundo zumbi!

    Parabéns pela resenha!

    Barbara Herdy xx

    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só tu mesmo né Pam! Também, me compra assim as cegas, eu sempre olho quando as coisas tão muito baratas, não gosto de versões econômicas e tal. Até tenho, mas sou cega também, então já viu! Não me atraiu não! Até gosto de contos, os mais longos ou os curtinhos, mas esses não são minha cara! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Flor adorei seu post!!!! Mesmo falando que o livro é pequeno e que os contos poderiam ser maiores você conseguiu passar muito bem cada um eles. Cá entre nós... comprar livro sem pesquisar antes é furada, mas sei como é difícil resistir ao Submarino rsrs. Gosto muito de histórias com zumbis mas não vou me aventurar nesse livro, acho que não gostar.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pam
    Detesto edição econômica ou folha branca. Não curto e dispenso mesmo! Não sou muito fã de contos mas se tratando de zumbis, eu acho que também compraria! Achei os enredos dos contos interessantes e adoraria ler o conto Steve e Fred :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Pamela,
    algumas vezes comprar às cegas vale à pena, em outras não. acho que histórias de zumbis têm que ser bem realistas e com alguma coisa que prenda a atenção. mesmo em contos.

    bjs.

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Pam.
    Já me frustrei assim também ao receber um livro e não ser o que imaginava, sei bem como se sentiu.
    Eu não gosto nem um pouco de histórias horripilantes, e zumbis são assustadores, então essa leitura não é pra mim, mesmo os contos sendo curtos minha tolerância para terror é zero.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Eu ja outra resenha desse livro e só digo que queroooo :D
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É sempre decepcionante esperar uma coisa e receber outra, não é mesmo Pamela?
    Já aconteceu comigo e é um tanto quanto frustante, por sorte, não me importo muito com o formato do livro. Apenas páginas brancas, porque olha: é osso de se ler ¬¬
    Adorei a sua resenha, apesar de não ser um estilo de livro que faça o meu gênero...

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa fiquei frustada! Eu vejo pessoas comentando esse livro,principalmente o pessoal da faculdade,mas vendo sua resenha me decepcionei! Nem irei gastar meu tempo hehehehe
    Parabéns pela sua sinceridade Pam!Adorei a resenha \o/
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Olá Pam!
    Que coisa mais sem graça. Eu já não gosto de livros de Zumbi, e ainda sabendo que é tão ruim assim, eu dispenso. Gostei da sua sinceridade.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



SUBIR