[Resenha] Zulu - O Diário do Leitor

14/10/2015

[Resenha] Zulu

Zulu
Autor: Caryl Férey
Números de páginas: 287
Editora Vestígio
Sinopse: Quando criança, Ali Neuman fugiu de sua terra natal para escapar das milícias do Inkatha, em guerra com o partido rival, o Congresso Nacional Africano. Ele e sua mãe foram os únicos membros da família a sobreviver àqueles anos de terror, e Ali carrega traumas, emocionais e físicos, que não compartilha com ninguém. Hoje chefe da polícia criminal de Cape Town, vitrine da África do Sul, Neuman tem que lidar com dois terríveis flagelos que assolam a primeira democracia da África: a violência e a AIDS. Seu trabalho se complica quando a filha de um ex-campeão mundial de rugby da elite branca é encontrada brutalmente assassinada, com vestígios de uma droga desconhecida no sangue. Ali Neuman, Dan Fletcher – o jovem braço direito do capitão zulu –, e o turbulento tenente Brian Epkeen parecem andar em círculos na investigação, seguindo uma pista falsa após a outra, enquanto a carnificina se intensifica. Ainda que o apartheid tenha sido extirpado da cena política, velhos inimigos continuam agindo à sombra da reconciliação nacional. Carregado de violência e desvelado por um texto primoroso e premiado, Zulu é um raio-x estarrecedor da realidade criminal de uma nação marcada por desigualdades e contradições. 
Um beijo na boca de quem faz essas sinopses que me poupam trabalho, hahaha.

Bom, não conhecia o livro. A Pamela que ofereceu a nós colunistas e, quando ela falou sobre o livro eu não me interessei não. Mas daí a Pam disse as palavras mágicas: é um romance policial. Pronto. Já quis, pois amo o gênero.

Chegado o livro, já terminei de ler o que estava lendo e iniciei a leitura de Zulu, onde me deparei com uma narrativa perfeita, que me prendeu de forma inimaginável. Para comprovar, vão ao meu twitter (@IWannaRuffles), no qual eu falo do livro e até a editora me respondeu, ou seja, estava muito animada com o livro, pensava que seria do caramba. Mas com o andar da leitura, a narrativa foi ficando chata e arrastada, onde infelizmente fui tirando estrelas até chegar em somente 2.

O ponto alto do livro foi o modo com o qual foi narrando e mostrando de forma verdadeira as drogas, violências, racismo, divisão social. E a forma inteligente das investigações. Porém nada disso conseguiu superar a minha decepção.

O livro é uma adaptação do filme e, ao saber disso, já o procurei. Vou assistir e logo trago a minha opinião sobre ele para vocês.

Então é isso galera. Infelizmente o livro não foi o que se mostrou ser, mas recomendo, pois fui atrás e vi bastante críticas positivas. Não deu certo para mim, mas pode dar certo para você.



30 comentários:

  1. Oi, Bruna
    Que pena, também vi bastante comentários positivos quanto ao livro. Os temas abordados geralmente me agradam em livros. Eu tenho vontade de lê-lo, apesar de não ser uma prioridade.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Olha, não é um livro que eu pegaria para ler. Eu sempre gostei muito de livros assim, para você ter uma noção meu primeiro livro lido foi "O Caçador de Pipas" e logo segui com mais um do mesmo autor.. então eu curto temas fortes! Mas de tempos para cá, eu acabei mudando um pouco meu estilo. Não sei.. acho que dependo muito da lua, do dia, de como a minha vida esta.. essas coisa!

    Beijos Mari Martelote
    http://www.maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruna eu também sou fã de romance policial, mas confesso que a premissa em si não me chamou atenção, e sua nota baixa me confirmaram que a leitura não é para mim, pelo menos nesse momento. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?

    Nossa, 2 estrelinhas só?! Eita! Eu amo romance policial e vou procurar para ler mesmo assim, pois amo descobrir novos livros e tirar minhas próprias conclusões. E verei o filme também! =)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  5. Nossa, é horrível quando o livro nos faz ficar mega empolgadas e depois a coisa desanda... muito triste uma narrativa ir ficando chata e arrastada. De qualquer jeito, dificilmente leria, porque não curto o gênero. Espero que goste mais do filme!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu adoro romances policiais, mas confesso que esse não chamou minha atenção, infelizmente. Talvez um dia quando eu tiver oportunidade posso dar uma chance a ele, mas no momento eu não leria.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Brubs, que decepção né, romance policial tem que ter ação e um bom enredo para segurar a trama da história, que pena que autor conduziu mal! Depois vou saber mais sobre ele.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  8. primeiro parabéns por ser assim, poucos recomendam algo que não gostam e avisam ao leitor que a leitura pode ser boa pra ele, isso é muito bom, segundo é uma pena nao ter gostado eu queria ler pra ver o que iria achar.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bruna.
    O que pena que o livro foi ficando chato ao decorre da historia e bem frustrante né? A historia não me pegou, não é um livro que eu tenho ficado curiosa.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou muito fã de ler esse tipo de livro, mas é muito chato quando o livro simplesmente vai se decepcionando ao longo da leitura. Isso me desanima demais!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, é um livro que não pegaria para ler, mas achei bem legal a sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu amo romances policiais também! Então sempre que posso estou lendo algum!
    Uma pena que o livro não tenha funcionado para você, principalmente por você ter se empolgado tanto com o início dele...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei bastante da sinopse e dos elementos que você diz que o livro traz, pena que não curtiu a leitura, mas esse já anotei me minha lista d ecompras :D

    ResponderExcluir
  14. Esse é um gênero que eu veria se fosse filme, não pego pra ler, pois não me prende tanto assim.
    Vou esperar sua opinião do filme e ver se vale a pena ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Bela resenha, que pena que a leitura não funcionou para você, é ruim quando isso acontece né? Não tenho curiosidade no livro, que bom que não estou perdendo nada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muito top a sua resenha e é muito bom avisarmos nossos leitores se gostamos ou não da leitura, pois se tiver alguém com o mesmo gosto que o nosso não leria.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru, tudo bem?

    Poxa, pena que o livro decepcionou. Ele não faz o meu estilo, então, de qualquer forma, eu não leria. Mas espero que você tenha mais sorte com o filme.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bah, não gosto dessa nova moda de adaptar filmes a livros. Se é um filme, deixa o troço ser filme, caramba, pra que fazer um livro dele? Mas enfim. O livro realmente não me chamou a atenção.

    ;*

    ResponderExcluir
  19. Confesso que não conhecia e não sou muito fã desse estilo, até leio quando são suspense policial mas só policial não dá para mim; nesse caso é melhor ver telejornais. Quando procuro ler um livro busco assuntos que me inspirem e motivem de alguma forma e esse com certeza não faria isso.
    Que pena que você investiu seu tempo na leitura e ela não deu certo. Desejo mais sucesso nas próximas seleções de livros para ler.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro, acredita? Mas de cara já não fiquei animada com ele, porque só pela sinopse e capa deu para perceber que não é o gênero que eu gosto de ler e depois de ler sua resenha fiquei menos animada ainda, acho que não é uma história que me agradaria :/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oii. Tudo bem?
    A sinopse desse livro não me chamou a atenção, vi também que a sua avaliação não foi muito positiva então não acho que leria.
    Amei o post ficou otimo.
    Bjs Mary ♥♡♥♡♥♡♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. OI Brubs!
    Adoro esse gênero, mas depois da sua resenha... Nhé! Não vou querer ler tão agora... Uma pena que você se decepcionou tanto assim com ele!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  23. Hey,

    Uma pena o livro ter se mostrado uma decepção com o passar da leitura. A premissa não me interessou muito, mesmo eu também adorando esse gênero, então esse não é um livro que eu leria.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  24. Oi!!
    Eu não sou tão ligada em romances policiais... Ainda mais você dizendo que não curtiu tanto. Não leria.
    Mas legal saber sua opinião sobre ele e poder decidir isso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Gosto muito de livros policiais e é uma pena que essa história não tenha se sustentado. Odeio quando o livro tem potencial que não é aproveitado.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá! Parabéns por demonstrar sua opinião sincera! Amo livros policiais também, sou fascinada pó gênero! Quando li a sinopse, confesso que não me atrai, mas as vezes as sinopses mais atrapalham do que ajudam. Não sei se lendo eu me envolveria mais com a trama, é uma possibilidade. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Fiquei meio perdida quanto a história do livro. Por ser meio arrastada a leitura, creio que não leria.

    ResponderExcluir
  28. Oii, nunca li um livro de romance policial, e na minha opinião não leria esse livro não, não me agradou quase nada :/

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna, que saco isso viu?! Pior coisa que tem é começar um livro cheio de expectativas e lá pelas tantas ele se mostra ser menos do que esperávamos. Mas faz parte né?
    Espero que o filme lhe agrade mais.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Não conhecia o livro nem o filme, mas gostei da história e vou procurar o filme ^^
    Uma pena o livro não ter funcionado para você :/
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir



SUBIR