[Resenha] As mais belas histórias da Antiguidade Clássica - Volume 03 - O Diário do Leitor

05/01/2016

[Resenha] As mais belas histórias da Antiguidade Clássica - Volume 03

As mais belas histórias da Antiguidade Clássica
Volume 3 – Odisseu e Eneias
Autor: Gustav Schwab
Editora: Paz & Terra
Número de Páginas: 224
Você pode adquiri-lo: Amazon | Submarino

Sinopse: Este terceiro e último volume da coleção As mais belas histórias da Antiguidade Clássica, de Gustav Schwab, divide-se em duas partes, nas quais o autor, ao relatar as fortunas dos heróis Odisseu e Eneias, resume em prosa a Odisseia de Homero, e a Eneida, de Virgílio, dois grandes poemas épicos da literatura clássica. Se a influencia da Odisseia na literatura ocidental desde a Antiguidade Greco-latina até hoje, como modelo e inspiração, é imensurável (Homero, que “ensinou a Grécia”, foi também o maior mestre do Virgílio épico), por sua vez, dentre todos os sábios, foi o poeta latino, “Il nostro maggior poeta”, que Dante escolheu por guia na sua Divina comédia. Assim, Gustav Schwab conclui sua coletânea de histórias da Antiguidade Clássica recontando duas das mais belas e célebres obras da literatura nacional. 

No último volume da trilogia mais conhecida exatamente por tratar de um assunto tão comentado e estudado, tanto nas aulas de literatura da escola, como nas dos cursos de Letras, História e até Direito, vamos acompanhar um pouco melhor a história de duas figuras bem conhecidas, que são Odisseu e Eneias, pivôs de duas narrativas epopeicas mundialmente reconhecidas como berço do gênero teatral.


Assim como no volume anterior, ele segue uma linha cronológica dos fatos, como nos é apresentado na atualidade e Gustav tenta segui-la de forma lúdica, através de uma narrativa em forma de prosa, dando vida aos personagens.

Além disso, Schwab resolve fazer um resumo da Odisseia, de Homero, e de Eneida, de Virgílio. O caminho traçado pelos heróis das duas epopeias foi descrito minuciosamente, mas de forma rápida. Todos os detalhes principais foram mantidos, para não perder a essência do que foi escrito há tanto tempo.

Posso dizer que a trilogia foi uma grande surpresa para 2015. Me encantei com o jeito que Gustav coordenou e encaminhou as narrativas, trazendo os fatos históricos e mitológicos de uma forma prazerosa de se ler. Para quem gosta do tema ou precisa fazer algum tipo de consulta, o material é super válido.

A diagramação interna é simples e a capa é maravilhosa. A Editora teve um baita cuidado nisso e deixou a trilogia muito linda visualmente, e mais ainda com todo esse conteúdo! 

0 comentários:

Postar um comentário



SUBIR