[Resenha] Para amar Clarice - O Diário do Leitor

23/10/2017

[Resenha] Para amar Clarice

Para amar Clarice
Autora: Emilia Amaral
Editora: Faro Editorial
Número de Páginas: 157
Onde comprá-lo: Amazon

Sinopse: A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.

Como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra




Este é o primeiro estudo acerca das obras de Clarice Lispector que tenho contato e fiquei extremamente feliz em saber que ele é realizado pela professora de Literatura Emilia Amaral. Acompanho ela através dos livros didáticos de Língua Portuguesa, então já imaginam os pulinhos de alegria que eu dei, rs.

Eu sempre vou atrás de contos da Clarice para trabalhar em sala de aula e, acima de tudo, para me atualizar na escrita da autora. Sou fascinada por quase tudo o que ela escreve. É claro que já contei que ando penando para ler Perto do Coração Selvagem, mas não vou desistir tão fácil não, rs. 

Para amar Clarice é dividido em algumas partes que considero essenciais para que a obra tenha realmente um significado, como por exemplo qual era o perfil da autora, como ela conseguia conectar o narrador aos personagens e, acima de tudo, ao leitor. Ela utilizava a palavra para tocar o âmago de quem estivesse lendo.

Claro que para tal estudo, Emilia Amaral tomou como base alguns de seus contos e livros mais famosos, como Felicidade Clandestina, cujos conhecimentos nos são passados durante a escrita de toda esta obra. 

Além disso tudo, há diversas notas e referências bibliográficas ao final do livro, o que deixa o trabalho de pesquisa (aos que se interessem) mais prático e de fácil acesso. 


Como um dos primeiros livros com essa temática mais crítica que a Faro Editorial, Para amar Clarice veio para quebrar os paradigmas daquilo que muitas vezes aprendemos em sala de aula. Estou extremamente ansiosa para saber quais são os próximos. O segundo é sobre Graciliano Ramos e mal vejo a hora de solicitá-lo para leitura. 

A diagramação interna é belíssima, com uma capa simples e direta, que nos mostra de forma clara qual é seu conteúdo. A segunda e terceira capas são todas com os escritos à mão da própria Clarice, um amor. 

Além disso, temos ilustrações no início dos capítulos. No mais, é tudo muito sucinto e acessível ao leitor. Você não precisa ser erudito no assunto para entender tudinho! 


Então é isso. Se você é apaixonado (assim como eu) pela rainha dos contos nacionais, vale muitíssimo a pena adquirir Para amar Clarice e descobrir um pouco mais da autora mais contemporânea que existe.


3 comentários:

  1. Olá Pamela,que bom poder conhecer ainda mais o trabalho da autora que você tanto admira. Deve ter sido uma delícia ler esse livro!
    Confesso à você que pouco conheço sobre os contos da Clarice Lispector.Mas fiquei curiosa em conhecer.
    É muito bom poder "redescobrir" autores de muito talento como o dela.

    Ótima dica! :)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro apenas a autora que já vi em vários livros da língua portuguesa mesmo, mas eu gosto muito da escrita da Clarice.
    Apesar de um pouco complexa é de uma inteligencia incrível!
    Legal a autora fazer um livro a respeito da Clarice.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa mulher Clarice tem meu respeito, uma escritora muito incrível e maravilhosa. Esse livro é bem interessante, já que fala bastante sobre essa maravilhosa mulher. Eu estou desejando ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir



SUBIR