[Resenha] Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca - O Diário do Leitor

12/10/2017

[Resenha] Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca

Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca
Autor: Ique Carvalho
Editora: Sextante
Número de Páginas: 240
Onde comprá-lo: Amazon

Sinopse: Pouco antes do Dia dos Namorados, minha namorada terminou comigo. Eu fiquei sem entender. Entrei no quarto do meu pai e perguntei: “Pai, ela dizia que me amava. Então, por que ela terminou comigo? Não dá para entender. Um dia existe amor e, no outro, tudo acabou.” Ele me alertou: “Você nunca vai superar seus traumas se continuar procurando no amor uma lógica. Construa uma nova história.” Eu fui para o meu quarto, abri o notebook e resolvi escrever este texto. Porque vejo o mundo distorcendo ou complicando demais o amor. Um monte de gente dizendo: “Fique com alguém que faz isso, que faz aquilo, que te dê isso, que não sei o que mais.” Esse monte de regras e exigências são coisas criadas pela cabeça. E, meu velho, não sei se você sabe, mas o amor é criado pelo coração. O resto é ilusão. Então, acredite: o amor, o amor completo, é quando você quer o outro sempre perto. Só isso. 




Será que dessa vez Ique Carvalho resolveu nos presentear com um monte de lágrimas?

A maior parte dos textos de Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca envolve a vida que Ique teve com seu pai, principalmente o que ele se recordava antes do falecimento dele, outros envolvendo a doença desenvolvida pelo patriarca e os acontecimentos que se seguiram.

Mas todos envolvendo muito amor, muita confidencialidade, muito tudo. Ique é intenso da primeira a última palavra, em todos os textos, a todo momento.




Este é o terceiro livro do autor, o segundo publicado pela Sextante, sua nova e espero que casa permanente. O trabalho gráfico está, como sempre, impecável, com textura localizada atrás do “panfleto” onde se encontram as informações essenciais do próprio, como se fosse uma parede com grafiato. Isso ocorre na capa e na contracapa, dando um ar de veracidade ao que está sendo publicado ali. A diagramação interna é especial, mas ao mesmo tempo relativamente simples. O grande diferencial é a playlist, na íntegra logo no início da obra, e divididos em músicas por capítulo, caso você queira ouvi-la enquanto lê determinada poesia.

Mas é claro que como já acompanhei dois livros com a mesma temática - o amor -, eu acabei perdendo um pouco o interesse e percebi que muitos textos são parecidos com os já publicados nas obras anteriores. Acredito que o Ique tem um grande potencial para desenvolver outros tipos de temas, e espero do fundo do coração que isso aconteça em breve. 

Então é assim.... eu gostei do livro, a parte gráfica dele é perfeita, mas ainda faltou algo que conquistasse meu coração, assim como os demais. É isso o que espero conseguir de agora em diante! 



5 comentários:

  1. Pamela!
    Um livro que fala de amor não pode de forma alguma ser ruim, ainda mais quando fala de damília também, a entidade principal de nossas vidas.
    E saber que a cada início de capítulo, tudo começa com uma música, torna o livro uma delícia!
    Quero conferir!
    Um final de semana alegre e feliz!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pamela,falar sobre o amor parece sempre complicado.
    Não existe regra e nem uma fórmula exata para entender o sentimento.

    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros do autor. Mas gostei desse.
    E lá na sinopse uma frase que achei perfeita para " entender" o sentimento que ele usou foi essa:
    " o amor, o amor completo, é quando você quer o outro sempre perto. Só isso. "
    Simples assim!

    Boa dica!❤

    ResponderExcluir
  3. Havia visto a capa do livro, mas não sabia que era emocionante assim.
    Acho bem legal quando autor nos indica músicas para acompanhar com a leitura, nos deixa bem mais envolvidos.
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas gostei bastante de todo esse sentimentalismo que ele passa.

    Ótima dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu li resenha sobre esse livro é me deixa super curiosa para ler. Falar de amor é bastante complicado já que não sabemos como será né. Eu estou bem ansiosa por ter esse livro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee !!!
    melhor livro da vida, muito bom mesmo serioooooooooo
    I loved.

    ResponderExcluir



SUBIR