[Resenha] A Lista Negra - O Diário do Leitor

10/11/2018

[Resenha] A Lista Negra


A Lista Negra teve seus direitos adquiridos pela Gutenberg em 2012, mas foi escrito em 2009, quando o Massacre de Columbine completava 10 anos. Claro que neste meio tempo outros mais aconteceram no mundo, mas podemos tomá-lo como base, pois muitas características aqui descritas são coincidentemente parecidas com a do evento.

Por incrível que pareça, sempre tive certo receio de me enfiar de cabeça nessa leitura, então protelei ao máximo, solicitando apenas este ano à editora. Claro que, ainda assim, acabei adiando em alguns meses sua leitura, mas precisava saber o porquê ele estava em sua 5ª edição, e 5ª reimpressão e repleto de opiniões críticas e positivas.

Com uma narrativa alternada entre passado e presente, acompanhamos a vida de Valerie e de Nick, seu namorado. Ambos sofriam bullying no colégio em que estudavam e, após mais um desses casos de abuso, Nick finalmente coloca seu plano em ação, abrindo fogo contra colegas e se matando em seguida. O único problema é que ele deixou para trás um caderno em que ele e Valerie mantinham os nomes dos causadores do bullying anotados, fato este que coloca a moça como possível causadora de todo aquele incidente.

Depois de algum tempo, ela tem que voltar à rotina, frequentando a escola e encarando de frente seus novos medos, principalmente o de represália por parte dos demais. Ela sente culpa por tudo aquilo ter acontecido, além de uma imensa vergonha em olhar nos olhos das pessoas ao seu redor. Mas aos poucos, com a ajuda da terapia e de uma nova amizade, Jessica, ela consegue se reerguer, enfrentando a depressão, a raiva.  


Uma das coisas que eu mais reclamei para mim mesma durante a leitura foi o espaço de tempo entre alguns acontecimentos, em que a gente fica perdidinho da Silva e não consegue se encontrar com facilidade. Além disso, não houve uma total conexão e compadecimento com a personagem principal. Achei ela realmente muito mimada e introspectiva. Ok que ela havia passado por um grande trauma, mas ela tomou todas as dores para si, o que não é o correto. Pensei que com a ajuda crucial do terapeuta, essas atitudes mudariam, mas não consegui enxergar nada de novo.

Embora tudo isso tenha acontecido e me deixado não tão empolgada assim com a leitura, gostei muito que temas como bullying, saúde mental, armamento apareçam durante o enredo. Jennifer Brown soube utilizar todos os elementos a favor de uma narrativa que não aponta culpados, e sim nos transporta à uma reflexão de como é importante ter uma boa base familiar, uma base de amigos, e como são trágicas as consequências da prática do bullying, tanto para quem causa quanto para quem é acometido. Jennifer fez questão de mexer com os sentimentos dos leitores.


A edição é simples, mas ainda assim muitíssimo bonita. A capa mostra elementos do mundo adolescente, bem como uma lista com frases ditas por Valerie, no lugar dos nomes dos causadores do bullying. Além disso, não encontrei erros de revisão, o que dá uma confiabilidade à leitura. Ainda assim acho que todos deveriam dar uma chance e entender melhor o que se passa por trás da cabeça de uma pessoa com a saúde mental fragilizada. Quem sabe assim não haveriam menos dedos apontados para a cara das pessoas, não é mesmo?


A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 272
Onde comprá-lo: Amazon



Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre autoconhecimento e o perdão.

0 comentários:

Postar um comentário



SUBIR