Projeto Ação Literária: Livro indicado por um participante do projeto - O Diário do Leitor

26/07/2015

Projeto Ação Literária: Livro indicado por um participante do projeto

Hey pessoas!!
Mais uma Ação Literária na área. \o/




Para quem não conhece o Projeto Ação Literária é o seguinte: O projeto Ação Literária é uma iniciativa de vários blogs literários, em que cada mês um novo tema é apresentado, e é feito um vídeo ou post escrito com uma dica de leitura. E no mês de julho a gente fez um pouco diferente. Ao invés de escolher um tema, um participante escolheu a leitura do outro, bem no estilo Amigo Secreto.


Eu tirei a Rafaella do blog Vamos falar de livros? e indiquei Proibido. E a Aline Praça do blog LeituraVip me tirou e indicou O Menino do Pijama Listrado e então vamos falar sobre ele.
O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Numero de páginas: 187
Editora Cia das Letras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Tirei essa sinopse do Skoob e não precisa dizer mais nada né? Vou aproveitar e já fazer resenha do livro.

Antes de tudo quero agradecer a Aline por ter escolhido esse livro. Há tempos que ele estava na estante, esperando para ser lido. Já assisti ao filme, amei e, sobre o livro, senti que faltou algo.

O livro em si é ótimo. A mensagem sobre amizade sincera e inocente é maravilhosa e tocante. Porém achei o livro um tanto enrolado. Tipo, demorou 10 capítulos para enfim Bruno e Shmuel se encontrarem e, depois, o livro entra de corpo e alma em uma maratona sem fim e ... o livro acaba. Isso me irritou muito. Ficou muita informação para poucas páginas e não houve sentimento. Achei meio fraco nesse sentido. Mas como eu já tinha assistido o filme, não achei tão ruim, pois toda a emoção que não senti na leitura, eu senti no filme. Então fica dica: leia e assista, não necessariamente nessa ordem.

Sobre a escrita de John Boyne: esse foi o meu primeiro contato. Achei bastante gostosa e fluída a leitura. Apesar dos pontos negativos citados acima, a forma com que Bruno e Shmuel se envolveram me cativou. Creio que esse é o ponto alto do livro, a inocência que ronda as crianças é algo inexplicável. O final é triste, tanto no filme como no livro. Meu coração apertou, mas para o pai de Bruno foi uma bela lição.

O Menino do Pijama Listrado é um livro que recomendo, leve, que fala do Holocausto - a forma com que se livravam dos judeus - , mas que consegue cativar com uma linda história de amizade.



27 comentários:

  1. tbm fiquei com a impressao de que o livro me passou menos emoção que o filme... li depois de assisti... mas é uma leitura válida, apesar de triste... gosto de lit. de guerra...
    ótima indicação te fizeram nesse projeto...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo este projeto de Ação Literária, eu já li O Menino de Pijama Listrado e adorei demais, achei o livro incrível, foi escolhido um ótimo livro para você ler ein, eu adorei.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do projeto e as duas indicações. Li os dois livros e curti bastante. O menino do Pijama listrado é uma grande obra, tenho o filme aqui em casa também, uso bastante me sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Achei legal a ideia de uma pessoa escolher a leitura da outra, bem criativo!
    Eu quero muito ler esse livro, assisti o filme e achei lindo! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olaaa
    Nossa, eu adoro essa ação haha muito legal, e gostei do tema de hoje, aliás, otima escolha, adoro o livro e o filme, é uma história maravilhosa.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Ainda não li "O menino do pijama listrado", mas é um livro que sempre tive vontade de ler. Cheguei a ver o filme, então sei mais ou menos o que acontece. Livros que se passam durante as Guerras Mundiais são os meus favoritos ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu só li um livro do John Boyne até agora, o Tormento, que gostei muito. Quero demais ler O Menino... mas acho que não é uma leitura para agora portanto irei esperar um pouco. Seu post ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Oieee, tudo bem? Não conhecia o projeto, e achei o mesmo bem interessante, já ouvi falar bastante sobre este livro mas nunca tive a oportunidade de ler o mesmo, também já ouvi falar do filme e tenho muito interesse em ler o livro para depois ver o filme, valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá Brubs,

    Esse livro é excelente, aliás os livros do autor são, uma história incrível e triste, uma dura realidade infelizmente, ótima resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Brubs, tudo bem?
    Não li nem assisti, e nem tenho vontade, mas é complicado quando o livro não passa emoção né?
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Confesso que não li o livro nem assisti o filme pois eu tenho o coração muito fraco e começaria a chorar logo nos agradecimentos da obra, mas confesso que um dia, quando eu estiver com o pulso mais firme para ler, vou demorar menos de um dia.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna...
    Eu sinceramente não tenho vontade de ler esse livro, não faz parte da temática a qual gosto de ler. esse negócio de holocausto não me chama muito atenção.. de qualquer forma mesmo com os pontos negativos, foi bom saber que a história fluiu e que a leitura foi rápida. Xero!!

    ResponderExcluir
  13. O menino do pijama listrado me arrancou o coração.. mas foi um desses casos que curti mais o filme. Não sei bem explicar porque, apenas me conectei mais com o filme.

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  14. Ih, jura que o filme é melhor que o livro? Raro isso!
    Já ouvi falar bem do Boyne (inclusive a Pam tá com esse livro pra resenhar lá no PMCL. rs), mas ainda não conheço a escrita dele. Acho que fico com a opção do filme que demanda menos tempo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Não tenho muita vontade de ler esse livro, pois não é meu tipo de livro preferido, mesmo assim obrigado pela dica, sei que muito iram gostar

    ResponderExcluir
  16. Esse projeto é de longe um dos mais divertidos que eu vi.
    Sore sua escolha, uau proibido é muito legal. E o menino do pijama listrado é uma leitura muito intensa. Mas concordo com seus pontos negativos, e eu não vi o filme. Verei rs.

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Morro de vontade de ler esse livro porque gosto de conhecer narrativas que se passam em períodos de guerra. Uma pena que a história não seja tão emocionante, mas ainda assim, parece que faz com que o leitor reflita um pouco.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ah, com certeza o pai dele nunca vai esquecer a lição do final. Nunca vi o filme, mas li o livro, e também achei que faltou algo. Gostei, mas não amei, talvez porque li depois de A menina que roubava livros, um dos meus livros preferidos de todos os tempos e que se passa na mesma época. Foi impossível não comparar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    até hoje não li e nem vi a obra, mas já sei tudo que acontece, e é mesmo muito triste. Pena que o final do livro foi corrido e não passou a emoção necessária, porque, por tudo que acontece, podia ter sido de fazer qualquer um morrer de chorar
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme. Eu sei que o livro sempre tem mais detalhes, mas acho que se eu ler o livro vou ter uma ressaca literária daquelas, pois chorei tanto com o filme. Uma história bem triste.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Bruna, esse livro também está parado na minha estante a tempos! Quero muito lê-lo, justamente por todas essas mensagens que ele passa. Também é bom saber que a adaptação é melhor.. Assim posso arriscar assistir ao filme antes.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Adorei! Eu estou com ele aqui para ler e tenho que fazer a leitura logo! rsrs Espero gostar! Eu já vi o filme e se o livro chegar perto do que foi o filme, já vai ser muito bom!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie! Faz um tempinho que li o livro e me lembro que chorei bastante. O filme é bem marcante e adoro ambos. Adoro a escrita do autor, espero que leia mais livros dele.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  24. Oi Bru, eu vi o filme e chorei horrores.
    Há mil anos atrás eu comecei a ler esse livro, mas achei tãooo enrolado que acabei parando logo nas primeiras páginas, parecia que o livro não andava. Depois disso nunca tentei ler mais nada do John Boyne. Quero muito tentar novamente, porque vejo ótimas recomendações do autor.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna,

    Eu amo este livro que me emocionou demais, chorei rios. Uma amizade sincera, uma confiança indecifrável tanto que para conhecer a realidade do outro lado da cerca, o personagem se veste igual e isto custa um bem muito grande que fica no imaginário do leitor.
    Adorei a sua leitura e a resenha,

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ja li e resenhei no meu blog!
    Achei que, ao contrário de ti, o filme deixou um pouco à desejar.
    Mas é um bom livro. Gosto de livros que trazem como tema a guerra. Sempre nos fazem refletir e trazem uma pitada histórica.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Sempre quis ler esse livro, mas nunca tive coragem por conta da carga emocional. Quando li O Caçador de Pipas, que também é um romance beeem triste, fiquei deprê por uns dias. Depois disso nem pensei em ler outros livros desse tipo. É uma pena pois parece ser um livro muito bom =/
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir



SUBIR