[Ação Literária] Um livro nacional - O Diário do Leitor

30/09/2015

[Ação Literária] Um livro nacional

 Ação Literária na área!!



Para quem não conhece o Ação Literária, esse projeto iniciativa de vários blogs literários, em que cada mês um novo tema é apresentado, e é feito um vídeo ou post escrito com uma dica de leitura. E no mês de agosto o tema é um livro nacional.

Tive uma enorme dificuldade em escolher um livro nacional, pois eu gosto de muitos e não iria conseguir indicar somente um. Daí que escolhi falar de um livro recente que li, amei e que foi uma surpresa.

Estou falando de A máquina de contar histórias, do autor Maurício Gomyde. Os livros dele nunca me chamaram atenção - e olha que todo mundo fala bem. Na última Bienal daqui de Sampa, onde entrei no estande da Novo Conveito e dei de cara com o Gomyde, resolvi tietar e dar uma chance à sua escrita. E está aí uma grande surpresa, foi um tiro no escuro - e certeiro.

A máquina de contar histórias é um livro lindo, emocionante, que nos dá uma verdadeira lição. Um livro que recomendo de olhos fechados. Amei e se tornou uma das melhores leituras do ano. E assim que possível pretendo ler os outros livros do autor.


E vocês? Qual ou quais livros nacionais que vocês curtem?
Se tiver algum tema que quer que façamos, deixa nos comentários. Ação no face aqui.

42 comentários:

  1. Oi Brubs!

    Já conhecia a ação, mas nunca tive vontade de participar, até porque não tenho muito tempo sobrando e tal. E outra que eu poderia fugir do tema, já que escolho os livros que vou ler aleatoriamente. Mas enfim, eu nunca li nada do Gomyde, mas sim, falam bem mesmo, principalmente desse novo lançamento dele, Surpreendente.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Achei essa Ação Literária o máximo, não conhecia o livro que você escolheu, mas pela sinopse parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Quando se fala de livros nacionais, eu lembro sempre de A Escolhida, da autora Amanda Ághata Costa. Conheci a Amandinha por acaso, e logo que ela mandou o livro em e-book para eu o lesse fiquei incrivelmente encantada com a escrita da autora, com todos os elementos e lições que ela nos passa através de uma história fantástica e encantadora. Recomendo de olhos fechados, a todos os leitores do mundo! Quanto à tua indicação, já li várias críticas positivas com relação ao livro, e tenho muita curiosidade em conhecer a história, ela me parece comovente e surpreendente!

    ResponderExcluir
  4. Quando se fala de livros nacionais, eu lembro sempre de A Escolhida, da autora Amanda Ághata Costa. Conheci a Amandinha por acaso, e logo que ela mandou o livro em e-book para eu o lesse fiquei incrivelmente encantada com a escrita da autora, com todos os elementos e lições que ela nos passa através de uma história fantástica e encantadora. Recomendo de olhos fechados, a todos os leitores do mundo! Quanto à tua indicação, já li várias críticas positivas com relação ao livro, e tenho muita curiosidade em conhecer a história, ela me parece comovente e surpreendente!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse tema da ação literária com livros nacionais. Praticamente não leio quase nada nacional, não por preconceito (longe de mim), mas por não possuir. E gostei muito do livro escolhido, parece ter uma história, realmente linda.
    Bom, para o próximo mês, como é o mês que se comemora o halloween, poderia fazer com livros de terror, né?? ;P
    Abçs Brubs!!

    ResponderExcluir
  6. Olá :) Gostei bastante dessa "Ação Literária", pois, é uma ótima forma de incentivar a leitura de livros nacionais. Sem dúvida, a literatura brasileira merece ser reconhecida e valorizada. :)
    Gostei bastante da proposta de "A máquina de contar histórias", pois gosto de ler livros nesse estilo.
    Os meus favoritos de autores nacionais são: "Paraíso" - Deyse R. Nicoli e "A Grande Rainha" - Sérgio Roberto de Paulo. <3 Amo! :D Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  7. já li e achei uma história super bacana ^^
    Legal essa ação literária e sinceramente, não saberia escolher logo de cara um nacional, sem parecer injusta com todos os outros que amo *-* hihih

    ResponderExcluir
  8. Olá
    eu queria muito ler A Maquina de Contar Histórias, parece ser bem legal, já vi vários comentários sobre a escrita do autor e adorie a capa do novo livro dele
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Não conhecia essa Ação Literária, mas achei incrível. É sempre bom valorizarmos a literatura n
    [Nacional e destacar a quantidade de talentos que o nosso país possui.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ler esse livro tem um tempo, mas ainda não arranquei um espaço na lista para ele.
    Adoro essas campanhas de incentivo à literatura nacional, parabéns!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  11. Brubs, já li o livro, sou apaixonada por ele *-*

    ResponderExcluir
  12. Oiee.

    Li esse livro, porém, não gostei muito e os outros livros dele são mil vezes melhores que esse.
    Curto muitos livros nacionais, então nem tem como citar apenas um por aqui

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  13. Já vi esse livro antes e quero ler... Mas é bom essa iniciativa de incentivar a leitura nacional.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Esse é um dos livros que está na minha listinha de desejados!
    Não vejo a hora de ler!
    Adorei a indicação!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Não leio muito livros nacionais, eu li Sugar, e eu amei e delirei (é um livro erótico) e já compre "OVELHA - MEMORIAS DE UM PASTOR GAY" só estou esperando chegar aqui em casa, ambos brasileiros, ADOREI SUA INDICAÇÃO!

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Quero muito ler esse livro. Desde a primeira vez que o vi me apaixonei. Essa capa está muito linda! E a história parece ser bem no estilo que eu gosto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas conheci a escrita do autor com outra obra dele, e já me tornei fã do Maurício por conta disso. "A máquina de contar histórias" parece ser incrível, vi bastante gente elogiando a história e os personagens. Está na minha wishlist :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sabe que eu nem sei, pq acabo nem prestando atenção na nacionalidade dos livros que eu leio. Menina, tenho que pensar forte aqui, livro nacional... Acho que o último q eu fiquei louca e apaixonada foi o da Carol Rossetti. Mulheres. <3

    ResponderExcluir
  19. Oii, atualmente tenho somente 2 livros nacionais mas pretendo ter mais alguns,este livro tem mesmo uma bela capa e já ouvi falar muitas coisas boas sobre o altor Maurício Gomyde e na maioria delas são positivas,claro tem as negativas tbm mas são a minoria..bjs

    ResponderExcluir
  20. Li apenas um livro do Maurício e embora não tenha sido uma leitura nota 5, me agradou muito a escrita do autor. Já li opiniões muito positivas sobre A Máquina e Contar Histórias e espero que você aprecie a leitura. Gostei da sua escolha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, postagem bacana. Já conheço a escrita do autor, é uma pegada super juvenil.

    ResponderExcluir
  22. é a primeira vez q vejo algo sobre o livro, confesso q de certa forma o livro chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  23. É um ótimo livro.
    Que bom que o escolheu!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. oie como vai?
    esse ano tive a oportunidade de ler alguns nacionais que me deixaram bem feliz, esse eu tenho mas ainda não li, i need time kkkk.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada do Maurício Gomyde, mas tenho muita curiosidade de ler algum livro dele, pois todo mundo fala super bem dos livros do autor.
    Acho linda a capa desse livro e já vi tantas recomendações positivas sobre ele que fico bem curiosa para ler.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi! Tudo bem?

    Olha, eu confesso que não tenho interesse em ler as obras do Gomyde. Um dos livros nacionais que mais gostei foi Presságio e o outro foi Vingança Mortal.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  27. Ola Brubs leio tantos elogios a esse livro mas ainda não consegui ler, a premissa é tão linda e cheia de emoções. Preciso correr e ler os livros do autor que são muito bem elogiados. ótima dica de nacional. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    eu adoro literatura nacional, mas prefiro mais autores "antigos" do que contemporâneos. Eu já ouvi falar muito bem do Gomyde, pretendo dar uma chance mais pra frente. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. OI Brubs!
    Nossa, eu tenho uma amiga que leu o livro e tece mil elogios para ele e, desde então, sou doida para ler esse livro e conhecer essa história linda. Adorei a indicação e preciso conhecer a escrita do Gomyde pra ontem!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li o livro, mas por ser nacional já quero a chance de lê-lo, sou apaixonado por nossos autores.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho esse livro, comprei ele na Bienal <3 Só não consegui autografo, o autor não estava lá, o que foi triste! Mas adorei a indicação!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi, flor!
    Achei muito legal a sua iniciativa em apresentar dicas de livros nacionais. Eu ainda não li nada desse autor, mas estou feliz por ter justamente esse livro aqui. Quero muito prestigiar o talento dele. Achei ótimo que foi também a sua primeira experiência com algo do autor... Espero que para mim seja igualmente positivo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Estou com esse livro no kindle, mas ainda não consegui tempo para ler e quando sobra um tempinho, opto por livros físicos, já que não gosto muito de ler no e-reader quando estou em casa. Mas estou bem ansiosa para conhecer a escrita do Gomyde.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  34. Já li esse livro do Mauricio, e chorei completamente com o final lindo que ele deu na história.
    Adorei esse projeto, pois assim nós leitores conhecemos vários autores novos ~^

    ResponderExcluir
  35. Tenho que confessar que eu fiquei absolutamente encantada quando eu li esse livro.
    Foi o meu primeiro contato com o autor e sinceramente eu não me decepcionei nem um pouco. Agora quero conhecer suas outras obras. Tenho um em ebook e o mais novo dele em físico. Quero ainda pegar os outros para fazer a leitura. Espero poder fazer isso em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

    ResponderExcluir
  36. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem desse livro, e todas se emocionaram! Eu ainda não tive a oportunidade de conferir a historia, mas com certeza está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Sempre tive vontade de ler esse livro só me falta oportunidade.
    Já vi várias resenhas desse livro e só li coisas boas.
    Tenho vários livros nacionais favoritos mas o meu do momento é o livro 8 Segundos
    Bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oii Brubs!
    Acho muito legal esse projeto...
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito do que disse e anotei aqui a sua sugestão viu?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  39. Todo mundo fala superbem do autor , mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, espero conseguir ler esse um dia e me emocionar tanto qnto vc

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bem?
    Eu imagino que deve ter sido difícil escolher um nacional só kkkk Bom, eu ainda não li o livro que você indicou, mas tenho muita curiosidade, porque ele é muito bem falado e a premissa chama bastante a minha atenção.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem?!
    Quando se trata de livro Nacional eu topo qualquer coisa kkkkk
    Ainda não li o livro mas já li muita resenha positiva, vou anotar a dica e ler futuramente.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  42. Oi oi!
    A capa desse livro é incrível, mas nunca o li.
    O blog me ajudou muito em relação aos livros nacionais. Eu tenho um preconceito e graças ao blog desconstruí isso e já pude conhecer várias obras incríveis daqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir



SUBIR