[Resenha] Enquanto Bela Dormia - O Diário do Leitor

22/01/2017

[Resenha] Enquanto Bela Dormia

Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Números de páginas: 368
Onde comprá-lo: Amazon | Submarino

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo em que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


Arqueiro e suas ótimas sinopses!! É bem isso que acontece: a história é narrada por Elise, a dama de companhia da princesa. Elise vem de uma família pobre, sua mãe e o resto dela é devastada pela varíola, mas ela se salva e vai para a cidade, para a casa de sua Tia Agda. Lá encontra a sorte ao tentar trabalhar no castelo... e consegue! Através de seu ávido trabalho consegue, em pouco tempo, trabalhar ao lado da Rainha. Elise pensava que, chegando a esse importante posto, estaria livre, mas não... é aí que começa seu pesadelo. Ela descobre vários segredos e nem imagina que será ela a protagonista ao salvar a vida da princesa Rosa.


Ao ler Enquanto Bela Dormia eu pensei que seria uma releitura toda trabalhada nos contos de fada e aventura, mas não. Acabei me deparando com uma leitura arrastada que me dava sono de tempos em tempos. O que não me fez abandonar a história foi que eu estava sedenta para saber o final, se ele seria feliz ou não. E este mesmo final foi satisfatório. Não foi um final feliz, mas também não foi um final triste.


O livro deixou muito a desejar, esperava bem mais da história. Ao que tudo indica, parece que a autora enrolou e esticou para dar o número de páginas estipulado pela editora de origem, porque eu cortaria fácil algumas partes.

Como a história foi contada por Elise, ao mesmo tempo em que gostei por ter uma ideia de como é a parte interna do castelo, saber como a criadagem trabalha e etc. Mas senti falta da parte da realeza, da visão deles sobre os fatos abordados.

Enquanto Bela Dormia é um livro bom. Talvez algumas pessoas vão amar, mas para mim foi uma leitura OK, que ao mesmo tempo teve partes que me tiraram lágrimas dos olhos (Dorian ), teve partes que quase morri de sono. Indico sim o livro, principalmente para os leitores que gostam de contos de fadas e suas releituras.

0 comentários:

Postar um comentário



SUBIR