[Resenha Dupla] Quer se ver no meu olho? - O Diário do Leitor

19/07/2017

[Resenha Dupla] Quer se ver no meu olho?

Quer se ver no meu olho?
Autor: Rafael Vitti
Editora: Seoman
Número de Páginas: 96
Onde comprá-lo: Amazon


Sinopse: Rafael Vitti se declara como Arteiro Poetista. Seus versos, sempre muito musicais, partem de seu peito como borboletas e pousam no branco do papel. Coloridos, graciosos, pungentes, mas, sobretudo, delicados. Eternizam o efêmero da paixão juvenil dando vida a todas as suas indagações. Brinca com os significados como quem manobra o skate ou desenha um caminho na onda. É lúdico, é livre e é, ainda assim, sério. Olhe para onde os olhos dele pousam. Veja com seus olhos. Leia em seu olhar.


Primeiro livro escrito pelo ator Rafael Vitti, Quer se ver no meu olho é mais um daqueles livros considerados por muitos como “diferente”. Seguindo os padrões das obras que são retiradas de páginas do Facebook, perfis do Instagram, o jovem iniciante a autor resolveu adaptar seus poemas de uma maneira bem peculiar.

Tendo como base o amor, Rafa Vitti percorre um caminho sinuoso até chegar ao ápice de seu âmago. Através de pequenos poemas, nem todos com uma ordem pré-estabelecida, podemos perceber que o ator não somente encena papéis românticos, como também é capaz de escrevê-los. Eles tem todo o tipo de forma e, apesar de ter uma base, ela não se limita somente aos prazeres carnais, mas sim também à família, incluindo a morte e momentos de luto.

A leitura é rápida, principalmente pelo número pequeno de páginas. A diagramação interna varia de página para página. Nada é igual aqui, então não espere padrões, rs. O livro me chamou a atenção por conta de seu autor, mas o conteúdo acaba sendo um pouco "mais do mesmo" que já vemos no mercado literário. Acho que de agora pra frente ele consegue amadurecer um pouco mais e, quem sabe, no futuro, ele não engrene nos romances?





Amor Roxo
Autores: Rafael Vitti & Júlia Oristanio
Editora: Seoman
Número de Páginas: 120
Onde comprá-lo: Amazon
Sinopse: Rafael Vitti, ator, poeta, músico e 'arteiro' (como ele mesmo se define), autor do best-seller de poesias "Quer se ver no meu olho?", está de volta em Amor Roxo. Agora ele encontrou o amor, ou melhor, Julia Oristanio, sua namorada, musa inspiradora e parceira neste segundo livro. Uma história de amor em poesia ou uma poesia que é uma história de amor, escrita a quatro mãos, onde cada um dos autores conta em poemas sua visão do 'antes' e do 'durante' de um relacionamento. Coração aberto, intimidades reveladas, estas poesias vão arrancar suspiros das fãs mais apaixonadas.



Em seu segundo livro, Rafael Vitti não o escreve sozinho. Agora que encontrou o grande amor de sua vida, Júlia Oristanio, ele decide convidá-la a contar como é um relacionamento antes e durante seu percurso. Claro que eles acabam depositando muito do sentimento que sentem um pelo outro, mas nada que seja explícito. 

Assim como no livro anterior, não há um padrão para a disposição dos poemas, tampouco temos a divisão e apontamentos de o que cada um escreveu. É claro que em alguns casos o uso de um artigo feminino e um masculino demonstram o que Rafael ou Júlia escreveram. Mas só se você ficar prestando bastante a atenção é que vai identificá-los. 

E aqui temos algumas páginas a mais, mas que não fazem lá muita diferença, posto que a estrutura permanece idêntica a da obra antecessora. A diagramação seguiu o mesmo padrão (que é justamente não ter um padrão, rs), mas confesso que este me chamou muito mais a atenção que o anterior. Não sei se pelo jogo de cores, pela simplicidade. 

Para quem quer conhecer a escrita doce de Rafael, vale a pena adquirir logo os dois livros, num pack que a editora preparou especialmente para os fãs de poesia e do autor. 

8 comentários:

  1. Uma pena quando a leitura não consegue nos envolver né?
    Também tenho curiosidade em ler esses livros só por causa do autor.
    Mas pelo que ando vendo, os comentários não são tão positivos. O que vem me deixando com o pé atrás.
    Também não sou chegada a poesias. Mas quem sabe consiga dar uma conferida em breve!?
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Estou surpresa que o Rafael lançou dois livros e nada menos que poemas, Achei a ideia bem bacana. Mas como eu não sou fã de livros de poemas e coisas do tipo, não fiquei muito curiosa para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    Já ouvi elogios sobre esses livros e sobre a escrita do autor só que não sou fã de poemas e poesias!
    Mas é uma boa indicação !

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ja tinha conhecimento do livro Amor Roxo, mas nunca cheguei a conhecer a trama dele. Esses livros tem uma premissa bem diferente e encantadora para ler. Às vezes é ruim quando um livro não te encanta mas sempre lemos para pode entende mais e conhecer a obra do autor e também não tinha conhecimento do autor mais e sempre bom conhece.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto coisas desse Amor roxo e achei o jeito dele bem interessante por ficar um pouco fora dos padrões. O outro não lembro de ter visto, mas eles parecem bem similares então talvez gostasse dos dois.
    Acho poemas legais e poder ver se acontece alguma mudança de como é escrito talvez fosse legal também. É uma leitura que parece ser bem rápida, então de qualquer forma deve valer a pena ao menos pra conhecer um pouco da escrita deles e ler umas coisas mais românticas.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não é o tipo de livro que eu compraria, apesar de achar os textos fofos.
    Acho que eu veria e curtiria os posts no facebook ou no instagram.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Como gosto de poesias e frases, tenho interesse em ler o livro Quer se Ver no Meu Olho?, o livro Amor Roxo não chamou muito minha intenção então não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Livros muito mal escritos, poesia adolescente. Quem acha isso bom não conhece literatura de verdade, muito menos poesia.
    Não há figuras linguísticas, estilística ou metáforas trabalhadas. A linguagem beira cartas escritas por um jovem sem tato com a literatura.
    Isso é entretenimento, não literatura. Isso é comercial para o nome dele,apenas.
    Leiam os grandes poetas que falaram sobre o amor e não percam tempo.

    ResponderExcluir



SUBIR