[Micro-resenha] As aventuras de Pedro Malasartes

27 janeiro 2014

As aventuras de Pedro Malasartes
Reconto de: Nelson Albissú
Editora: Cortez
Número de Páginas: 88
5_estrelas.png (145×27)

Sinopse: Há séculos, Pedro Malasartes vive enfeitiçando as pessoas através de suas histórias, em muitos países do mundo. Sua lenda cresce toda vez que se atribui a ele o caso de algum astuto, que conhecemos. Este livro é feito dessas histórias que a maioria das pessoas ouviu quando criança. Outras tantas foram pesquisadas e as melhores versões foram selecionadas no vasto repertório popular. Ainda para compor a saga inteira de Pedro Malasartes, o autor deste livro criou mais algumas passagens e personagens, que propiciarão momentos de diversão durante a leitura.

Pedro Malasartes é um personagem tradicional da cultura portuguesa e brasileira, e é caracterizado como invencível, astucioso, cínico, sem escrúpulos e remorsos. O personagem ficou mais conhecido quando chegou ao cinema, nas vozes de Mazzaropi.

Essa edição do livro foi entregue aos alunos do Ensino Fundamental II das escolas Estaduais de São Paulo em 2013, portanto a maneira com a qual o autor leva as histórias de Pedro Malasartes. Havia lido quando pequena um livro, cujo autor não me recordo ao certo, mas acho que era de Pedro Bandeira, e cada história era contada através de poesia e rimas.


Neste caso, narrativas cheias de humor dão a vez. Poder ter contato com as histórias de Malasartes, mesmo que sejam reescritas, é mágico. 

9 comentários

  1. Olá!
    Mesmo a narrativa sendo com humor, do qual eu gosto bastante, não me interessei por essa leitura.
    Quem sabe um dia?
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  2. Oi Pamela!

    Gosto muito de humor e o livro parece bem interessante. Nunca assisti aos filmes do Mazzaropi, então não tenho ideia de como são as histórias.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pamela
    Muito obrigado pelo privilégio da sua resenha, que divulguei na minha página do fb!
    Nelson Albissú

    ResponderExcluir
  4. Momento #tenhovergonhademimmesma. Nunca tinha ouvido falar dessas histórias. Gostei de saber que o autor optou por narrativas cheias de humor, mas não sei o suficiente sobre o que devo esperar para me interessar pela leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Como sempre eu aqui sem conhecer a historia rsrsrs. Fiquei feliz de conhecer, e como é um livro leve, depois de ler com certeza vou leva-lo para que os meus baixinhos conheçam.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam,
    Logo que comecei a ler essa micro resenha pensei, nossa como não conheço esse personagem, mas no fim descobrir que se tratava de Mazzaropi, já assisti algumas vezes e dei bastante risada, acredito que seja uma leitura bem agradável.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Oi Pamela.
    Por isso adoro visitar os blogs, estou sempre conhecendo novos livros.
    Pois é, esse eu ainda não conhecia, eu gosto de narrativas engraçadas, ser eu tiver a oportunidade de ter o livro em mãos farei a leitura.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor!
    Achei legal pois é rapidinho e um livro bem humorado!
    Gostei da mini resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas parece bem bacana mesmo. =)
    A capa é simples e um livro curtinho, leria sem dúvidas em 30 minutos.
    Ótima micro resenha :)

    ResponderExcluir