[Resenha] A Máquina de Contar Histórias - O Diário do Leitor

30/08/2014

[Resenha] A Máquina de Contar Histórias

A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 192

Sinopse: Na noite em que o escritor Best-seller Vinícius Becker lançou “A Máquina de Contar Histórias”, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Quinto livro publicado pelo autor, quarto lido por mim e terceiro que será resenhado aqui no blog. É também o primeiro publicado por uma editora grande como a Novo Conceito. Por incrível que pareça, é um dos poucos da mesma que tem as folhas fofinhas e cujo toque é macio *-*. Mas entrarei em detalhes sobre a composição do livro só mais pra frente. Antes vou dar uma pincelada no que se passa em A Máquina de Contar Histórias.
Vinícius Becker é um daqueles autores que vivem apenas de prazos e de criar livros que nada parecem com a realidade do ser humano. Personagens perfeitos, que retratam a vida almejada por todos.

Uma “máquina de contar histórias” – era como Salvatore o chamava. Frio, certeiro, veloz.

O que ele realmente se esquece é de que nada é perfeito e que sua família precisa de sua ajuda mais do que nunca. Viviana, sua esposa, morre devido um câncer. Ele não está ao seu lado nos últimos suspiros.

Será que Valentina será capaz de esquecer toda a dor e ódio para perdoar os erros do pai?

Para tanto, Vinicius terá um caminho árduo. Deverá deixar de lado sua maior fonte de riqueza e partirá em uma aventura que fará com que ambos – pai e filha – reflitam sobre todos os acontecimentos e se vale realmente a pena continuar com esta relação nada saudável para a família V.

Carinho, só carinho. Ela não precisa de mais nada na vida...

Sinceramente, em parte, achei a história um pouco do que vi na composição deste livro. É claro que muitíssimas cenas me deixaram deveras emocionada, mas senti – em suma – o enredo frio, diferente demais dos outros três livros lidos pelo autor. Aparentemente ele está mecânico, como se tivesse sido produzido sob a demanda da editora. Não sei se foi somente minha impressão, mas a história no final não me convenceu do jeito que as demais.

Tudo bem que os comentários acima não foram nem um pouco agradáveis, mas por incrível que pareça, li o mesmo em um único dia, em poucas horas, afinal, são apenas 192 páginas. A leitura fui rápida, mas é aquilo que já comentei anteriormente, não deu.

O trabalho da editora na capa é simples e belo. Transmite bem a história e os locais que percorrem na viagem. A diagramação interna é toda composta de itens musicais. O papel é diferente dos demais da editora, bem gostoso ao toque. Parabéns Novo Conceito, vocês ouviram meus milhões de pedidos :) .


Pra quem gosta de romance com um toque que pega no emocional, é uma maravilhosa pedida!! E fico ansiosa pelos demais livros do autor. Bora produzir, Gomyde <3 . 

Gomyde, tá na hora de saber que meu nome não tem acento. HAHAHA.

19 comentários:

  1. Oi Pamela gatinha! Tudo bem?
    Eu tiro o meu chapéu para quem consegue resenhar os livros do Mauricio,eu li três livros dele,repetidas vezes e até hoje não consegui resenhar nenhum.
    Em se tratando da Máquina do Tempo,meu pai chorei do começo ao fim! Maurício conseguiu se sobressair com esse quinto livro \o/
    Adorei sua resenha Pâmela,parabéns e sim fiquei morrendo de inveja do autógrafo ai viu? hehehehe
    Beijosss
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Pamela!
    Acredita que nunca li nada do Gomyde?! A Capa do livro me atraiu para a leitura, mas confesso que com essa sua resenha fiquei desanimada para ler. =S
    Ps: Essa é a primeira resenha que leio do livro.
    Adorei seu espaço, seguindo! =)
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pam,

    Eu estou doida para ler esse livro, já li várias resenhas dele, e confesso que ontem ao entrar na livraria eu o procurei mas não achei. Acabei comprando outro.
    Mas ainda está na linha lista de prioridades.
    Eu gostei muito da sua resenha, muito sincera, gosto assim. hihihi

    Parabéns pelo blog.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    gostei do que li, o livro parece ser bom. vai para a minha lista de livros para comprar. E sua resenha é muito boa, e seu blog encantador!!! :D

    Abraços e boas leituras!

    http://ameninaeovento2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam! Sou a primeira a comentar! Eu quero muito ler esse livro, todos falam muito bem do autor, tanto quanto pessoa, quanto escritor e quero muito conhecer! Adorei a resenha! E adoro quando devoro um livro em um dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já vi outras resenhas deste livro e todas são positivas, claro que sempre haverá algo que não satisfaça à todos. Mas para mim a premissa do livro é muito interessante. Parabéns pela resenha, deu para perceber bem suas impressões sobre o livro.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  7. Oi, Flor! Tudo bom?
    Essa capa sempre me encanta, não importa quantas vezes eu tope com ela em um blog ou até mesmo um site, livraria, sempre vai me causar suspiros!
    Acho a história intensa, e fico com o coração na mão ao ver que a personagem está nesse impasse, ou quase isso.
    Você escreve seu livro, ele finalmente começa a ganhar sucesso ser reconhecido, sua mulher parte para a outra vida e sua relação com os filhos não existe? Imagina que luta não é preciso para reconquistar tudo?
    Acho que talvez em seu lugar teria desistido, no começo, tentando assimilar tudo, mas depois, precisamos de força total para seguir em frente. Quero muito ter o livro e final ler e me emocionar como muitos ultimamente!
    Amei a resenha e principalmente o blog, o qual estou seguindo e pretendo vir muito aqui!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pam
    Já tive a oportunidade de conhecer a escrita do autor e sou apaixonada. Ganhei esse livro de presente e em breve irei ler.
    Acho essa história bem comovente e infelizmente ele só vai dar valor a família após a perda da esposa.
    Bela resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro é linda *-* o livro também é interessante só que tenho outras livros que estou prioridades que estou mega ansiosa para ler. A resenha ficou mara bjocas!!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2014/09/resenha-tudo-que-eu-preciso-vol-01.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor! Tudo bem?
    "A máquina de contar histórias" foi o segundo livro que li do autor, mas senti falta da 'magia' que encontrei em 'O mundo de vidro'. As duas histórias são fascinantes e possuem suas particularidades, mas assim como aconteceu com você, o livro não me preencheu como um todo. Apesar de tudo, achei a história bem escrita e os dilemas bem elaborados. Estou doida para comprar o box do autor e me deliciar com seus outros livros :')

    Beijinhos, Cássia =)
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Oi lindona
    seu blog e muito lindoooo
    sua resenha bem feita demais....
    e um livro que tenho vontade de ler..estou precisando exercitar meu hábito de ler rsrrsrsss
    bjs linda
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi lindona
    seu blog e muito lindoooo
    sua resenha bem feita demais....
    e um livro que tenho vontade de ler..estou precisando exercitar meu hábito de ler rsrrsrsss
    bjs linda
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, esse livro deve ser ótimo. Bem do jeito que eu gosto.
    Seu blog também é lindo! Adorei conhecê-lo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi flor ! Quero muito ler esse livro :)

    Queria te convidar à participar da maratona literária " 4 Semanas de Puro Romance " que eu estou organizando , vai começar dia 12 de setembro e ainda estou adicionando os blogs participantes ao post . Se quiser participar entre em contato pelo e-mail: analopeslima@live.com . Confira mais no post :

    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/4-semanas-de-puro-romance.html

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, tudo bem?
    Esse livro esta na minha listinha de desejados, tem uma história que me chama muito a atenção...amei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi linda, tudo bem?
    Esse livro esta na minha listinha de desejados, tem uma história que me chama muito a atenção...amei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Pam!
    Eu adorei a sua resenha.
    Esse livro vai ser uma das minhas leituras desse mês.
    O Maurício escreve muito bem e estou colocando grandes expectativas nesse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Esse livro foi uma agradável surpresa pois nunca tinha lido nada do Maurício mas me apaixonei nas primeiras páginas e virei fã dele é uma leitura que te emociona do início ao fim entrou pra minha galeria de favoritos.
    Lilian Freitas
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  19. Pamela, entendo perfeitamente o que você sentiu sobre o livro não ter a mesma carga de emoção dos livros anteriores, apesar de ter gostado tanto quanto os demais, mas acho que a "escrita mecânica" foi algo proposital. Pelo menos eu prefiro pensar assim, principalmente porque o livro estava 80% concluído quando ele assinou contrato (minha desculpa para não pensar diferente rsrs).
    O meu medo é exatamente que os próximos livros ele deixe seu lado emocional para seguir as "regras" editoriais. Pelo menos no caso do Maurício seria algo muito ruim. :/

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir



SUBIR