[Especial Halloween] O que é? - O Diário do Leitor

05/10/2014

[Especial Halloween] O que é?



A gente já está cansado de ver filmes, especiais, tudo que faz do Halloween uma data bem especial, seja no Brasil ou fora dele. Mas você sabe de onde ele surgiu?

Descubra clicando em Continue Lendo !

O Halloween era um ritual dos celtas (pra quem não sabe, os celtas habitavam a Grã-Bretanha e a França entre 2000 e 100 anos antes de Cristo). Para eles, no dia 31 de outubro era comemorado o Samhain, que significava:

- o fim da colheita;
- o Ano-Novo celta;
- o início do inverno, período associado aos mortos.

Segundo a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas da Irlanda, “no Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados”. Eles acreditavam que todos os fantasmas, demônios ficavam à solta.

Para representar este cenário, eles utilizavam peles e cabeças de animais abatidos para se fantasiar. O uso do leite e da comida, substituído por doces no mundo atual, acalmavam os visitantes do além.

Com o passar do tempo, foi instituído o Dia de Todos os Santos pelo papa Gregório III, na tentativa de conter as festividades pagãs. É óbvio que não colou e a festividade foi, a cada ano, mais incorporada e espalhada pelo mundo todo.

Fontes: Wikipédia e Mundo Estranho

Confira um vídeo bem bacana que sintetiza e mostra outras informações interessantes:






[Esse post faz parte do #Especial Halloween. Comente, preencha o formulário que há clicando no ícone da mão cadavérica e concorra a um super kit. Regras aqui!]

9 comentários:

  1. Oi, Flor! Tudo bom?
    Acho sempre curioso e divertido saber um pouco mais sobre a origem dessas datas. Como surgiram os nomes, os costumes e até mesmo a ideia das roupas.
    É claro que não poderíamos esperar algo "bonitinho", poxa eles acreditavam que essa era a época perfeita para se comunicar com aqueles que já partiram, investiam mesmo nisso, preparando as fantasias, feitas de animais, os doces, tudo!
    Fico até feliz que quando essa mania se espalhou, acabou sendo uma espera mais alegre para alguns, mas tenho certeza que a verdadeira tradição continua por ai!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar preciso fazer um comentário que sempre fica entalado na garganta quando o assunto são festas e comemorações estrangeiras aqui no Brasil. Acho tosco o pessoal bancar o ofendidinho com quem adora Halloween. Fala sério! Quem mal tem gente?
    Eu adoro a data, não comemoro me fantasiando e tal, nem enfeito minha casa, mas sempre assisto filmes que tem tudo a ver com a data, sério. Amei sua postagem e confesso que sabia sobre tudo porque sempre pesquisei sobre, principalmente na adolescência a parte da juventude em que fui Dark/gótica.
    É totalmente minha praia... ou cemitério....rsrsrs. Se é que me entende.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/10/resenha-alfredo-nao-tem-medo-e-mais.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Pam, tudo bem?
    Eu não estou cansada não!!!!!!!! Eu adoro o dia das bruxas!!!!!! E confesso que nunca fui pesquisar a sua origem, então, fiquei que nem criança lendo o seu texto e vendo o vídeo. Estou impressionada!!!
    Quando eu li o livro o Código Da Vinci, vi depois vários documentários e li vários textos falando que as datas da Igreja Católica são quase todas pagãs. Não é interessante descobrir o que está por trás de um mero feriado???
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pam.
    Amo halloween. Adoro ler sobre isso, ver filmes, séries e estudar os comportamentos dessas festividades nos países fora. Infelizmente, eu aqui no Brasil não tem :( Eu gosto de ir em festas com essa temática :3 hahaha Apesar de ser fã, eu não conhecia a história da festa e ela é muito legal! Eu adorei saber mais sobre isso! rs

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pam! Não fazia muita ideia da origem, apesar de já ter lido livros com o povo celta. Acho a cultura deles bem avançada e inteligente.

    Beijos!
    www.amorliteario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam,

    Gosto muito de praticamente tudo que envolve a história Celta, gosto do Halloween e tudo o mais, achei muito bacana você compartilhar este histórico. Nesta é poca eu entro tanto no clima que compro doces e fico aguardando as crianças baterem na porta.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem ?
    Eu gostei demais do post, muito informativo e com algumas coisas que eu não tinha conhecimento, achei muito interessante a matéria e espero que você faça mais sobre algumas curiosidades.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Muito bacana o post mostrando um pouco sobre a origem do dia das bruxas, porque várias pessoas comemoram a data sem ter a menor noção sobre a data.
    Eu particularmente comemoro assistindo a uma boa maratona de filmes de terror!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  9. Oieeee Pam lindaaaa cassadora de blogueiros! ahahhaha
    Eu gostei, já conhecia por cima como que tinha surgido! Parabéns pelo post! E nem vou comentar que nem vi umzinho filme de terror nessa semana! ahahah
    Beijos

    ResponderExcluir



SUBIR