[Resenha] Os Segredos Matemáticos dos Simpsons - O Diário do Leitor

05/05/2016

[Resenha] Os Segredos Matemáticos dos Simpsons

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons
Autor: Simon Singh
Editora: Record
Número de Páginas: 280
Onde comprar: Amazon | Submarino

Sinopse: Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática. Os Segredos Matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes.

De forma inovadora, Simon Singh aborda a série de TV Os Simpsons com base em algo que ele já difundia: a matemática. Segundo o autor, nada do que vemos em cada episódio está ali por acaso e tudo tem um sentido. E é claro que, mesmo ignorada e odiada pela maior parte da população mundial (inclusive esta que vos resenha), ela ainda é importante e tem grande papel na vida cotidiana do ser humano.

É claro que tudo isso é colocado dentro do livro de forma leve, rápida e de agradável leitura. Com certeza me embananei em alguns termos técnicos, mas acho que quem está acostumado com esse tipo de linguagem vai tirar de letra, rs. Lembrando que isso é explicado no livro a partir dos exemplos encontrados no seriado, então, no final das contas, acabamos tendo uma aula particular, sem professor, rs.

Um pouco depois da metade do livro começa a ser exemplificada e explicada essa ligação com Futurama, uma espécie de “primo” dos Simpsons, visto que foram criados pelas mesmas pessoas. Agora o negócio pegou e o público nerd vai à loucura!

A diagramação interna é simples, com exceção aos gráficos e fotos, além de imagens dos seriados, ilustrações e testes. A capa tem os mesmos tons do seriado que leva o título da obra, mas achei uma pena não terem citado logo de cara Futurama também, rs. Não encontrei erros de revisão.

Leia somente se você estiver interessado em aprender, pois caso contrário é certeza que achará uma leitura maçante, desconfortável e abandonará o livro antes do final da primeira parte, rs. Para quem tem a mente aberta, cai dentro!

2 comentários:

  1. Oi, Pâmela! Tudo bem?

    Que legal esse livro!
    Não sabia que tinha livros com a ideologia do Simpsons! Adorei! :)

    Beijos,
    Danny
    Tenho uma grande novidade! Confira no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pamela; eu li esse livro recentemente e confesso que me interessei por causa da capa colorida, mas acabei gostando dele e passei a ver Os Simpsons com muito mais admiração.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir



SUBIR