[Informativo] Dia Mundial do Livro - O Diário do Leitor

23/04/2017

[Informativo] Dia Mundial do Livro



























Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril.


Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
No Dia Mundial do Livro também é celebrado o dia dos Direitos de Autor.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

Origem do Dia Mundial do Livro
A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.


Fonte: Calendarr Brasil

3 comentários:

  1. Pra mim esse dia também é nosso, blogueiros literários, leitores de carteirinha, já que nosso amado esta de parabéns! Dia muito lindo!!!!
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. uhh, adorei esse post, eu nao sabia que hj era dia mundial do livro kkkk eu smp confundia com dia 18, mas n sei que dia eh esse (carinha pensante)

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 18 é Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato! Não deixa de ser dia de livro, rs.

      Excluir



SUBIR