[Resenha] Amar, verbo intransitivo - O Diário do Leitor

28/01/2018

[Resenha] Amar, verbo intransitivo


Gente, como vocês puderam ver ao longo dessas leituras dos livros do Box Mário de Andrade, tive diversos altos e baixos, gostando muito de uns, e pouco de outros. Amar, verbo intransitivo é um dos livros mais conhecidos e polêmicos do autor, justamente por tratar de assuntos ligados ao cotidiano e que quase sempre eram esquecidos ou não se tornavam alvo das rodinhas de conversa e fofoca. 

Fräulein vai trabalhar em uma casa no bairro de Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo (ainda hoje). E sim, ela é uma prostituta. Aí que o negócio se torna interessante. Pra que levar uma mulher assim para casa? Naquela época era muito comum que os pais levassem seus filhos a lugares específicos, afim de que eles iniciassem com suas vidas sexuais. E tudo tinha um motivo: não pegar alguma doença na rua, como a sífilis.

Então, além de ser uma governanta e cuidar de assuntos que dizem respeito, como educar as crianças segundo o modelo alemão, ela serviria como amante profissional. Mas é claro que as coisas fogem do controle das mãos de Fräulein e a mulher já madura acaba caindo nos encantos do filho mais velho do casal, Carlos, nutrindo um amor totalmente desconhecido até então.

Nós temos aqui um enredo baseado numa constante intromissão do narrador, considerado uma personagem da história, junto com a alemã Fräulein. Mas o que mais me deixou desgostosa durante a leitura foi o excesso de palavras e expressões rebuscadas. Tudo bem que o livro foi escrito durante o Modernismo, período de mudanças e de quebra de paradigmas, mas acho que justamente por isso a linguagem deveria ser de mais fácil acesso.

Uma vantagem é que, diferente dos livros anteriores aqui resenhados, esse segue o mesmo padrão de Macunaíma, ou seja, é escrito em forma de prosa, com continuidade do início ao fim.


Em suma, a proposta é muito envolvente e diferenciada, mas infelizmente esses percalços durante a leitura me levaram a dar uma nota mediana.


Amar, verbo intransitivo
Autor: Mário de Andrade
Editora: Novo Século
Número de páginas: 160
Onde comprá-lo: Box Amazon



Sinopse: Publicado em 1927, Amar, verbo intransitivo pertence à chamada primeira fase do Modernismo Brasileiro. Recebeu várias críticas por se tratar de um assunto polêmico que era vivido pela sociedade em geral, mas não era discutido abertamente. Repleta de críticas sociais e comportamentais, a obra narra o envolvimento de um jovem de alta posição social com uma alemã mais velha contratada pela família, chocando a sociedade e transformando Mário de Andrade num alvo de críticas. Anos depois e até os dias atuais, o livro é lido tanto pela sua qualidade como pela sua irreverência e pioneirismo.

15 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    Esse não seria normalmente meu tipo de leitura, mas achei o enredo bem interessante!

    A linguagem rebuscada acaba afastando um pouco a vontade de ler, mas quem sabe mesmo assim eu não dê uma chance? Vou anotar essa sua dica de leitura! <3

    Com amor,
    Lorrane.
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de sua nota mediana, a proposta do livro me chamou a atenção e é provável que em breve eu venha lê-lo para conferir o desfecho da trama. Gostei bastante da escrita apresentada na foto e desse marcador lindo! rs. Parabéns pelo blog e pela resenha!


    /Juliane

    ResponderExcluir
  3. Tu sabe que olhando a parte que tu colocou ali da história eu gostei do estilo da escrita mas apesar do que escreveu pode ser que eu não goste muito, mas com certeza daria uma chance. E amei a diagramação.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ainda não li Amar Verbo Intransitivo, mas, como fã do autor espero poder ler em breve...
    É uma pena a leitura ter sido mediana pra você, mas, mesmo assim ainda pretendo ler pois gosto demais do autor... Tenho certa curiosidade a respeito das polemicas que cercam esse livro...
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Achei esse box lindo!
    Nunca li nada de Mario de Andrade e tenho certo receio justamente devido a escrita rebuscada em algumas obras.
    Mas talvez eu me meta nessa leitura!
    Gostei bastante de sua resenha!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, há quanto tempo eu não ouvia falar desse livro!
    Eu me lembro de ter gostado bastante da história... E essa edição está linda!
    Acho que vou procurar por ela para tê-la na minha estante, já que o livro que eu li era da biblioteca da escola!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nada de Mário de Andrade,na verdade li,alguns poemas no livro de literatura na escola.
    Como era modernismo e era a liberdade de escrita ele quis deixar com palavras mais complicadas e com algum significado.
    Ainda não li nenhum livro dele,sou mais do lado de Clarice e Guimarões Rosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Eu não gostei muito da premissa do livro e fiquei descontente por saber que a narrativa utiliza de expressões rebuscadas. Não é que eu não goste de obras assim, mas depende da maneira e a época em que foi escrita. É legal que tenha formato de prosa, porém não é algo que me encante tanto. Não achei o assunto tão polêmico, já que era algo que acontecia (e ainda deve acontecer em alguns lugares do mundo), só não é discutido abertamente mesmo.
    Todavia, acredito que só lendo para saber se eu gostarei ou não. Por outro lado, quero muito esse box, então estou esperando uma boa promoção para adquirir ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Que pena que o livor não funcionou totalmente para você e lamento porque este livro é um dos meus favoritos da vida. Mas viva a diferença e foi interessante ler seus argumentos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pamela!
    Adoro Mário de Andrade, mas meu favorito é Macunaíma! rs
    Sobre a linguagem rebuscada, eu tenho pra mim que o autor usou da linguagem "coloquial" da época. rsrs Sério, naquela época ainda se falava muito com palavras rebuscadas, e na escrita havia um cuidado triplicado em usar todo um vocabulário mais culto. Uma pena que isso às vezes afete a leitura, como aconteceu contigo.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu comecei a ler esse livro mas nunca terminei, pelos mesmos percalços que você teve, gosto de livros em que a leitura flua, a linguagem coloquial da época me deixa muito confusa em muitas partes da história, pra mim ele não fluiu.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Acho que li algo do autor quando ainda estudava, mas não lembro de mais nenhum dele que eu tenha lido. Eu ainda não conhecia Esse, você acredita? Parece ser bel interessante é estou com vontade de lê-lo. Vou anotar a dica!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Macunaíma foi um dos poucos livros de leitura obrigatória da escola que eu amei e vou levar para o resto da vida. Esse livro em si não me chamou atenção acho que o linguajar talvez não me agrade a ponto. Só conseguir levar Macunaíma adiante por que eu realmente gostei do livro, mas não tenho costume de ler livro em prosa, acho que é falta de hábito mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Achei esses livros um luxo só! Uma pena que o excesso de expressões rebuscadas tenha e incomodado ao decorrer da leitura, deixando-a cansativa. A premissa é realmente super diferente e eu fiquei super interessada para realizar a leitura. Já anotei o título aqui!
    Adorei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Que lindo esse box!! Eu não sou muito fã da prosa do Mário de Andrade, não sei bem porque, mas sempre tive curiosidade em ler Amar, Verbo Intransitivo. Gostei bastante da sua resenha, eu também fico um pouco desanimada quando a linguagem é muito rebuscada.

    Beijoss

    ResponderExcluir



SUBIR