[Resenha] Poesia que transforma - O Diário do Leitor

12/08/2018

[Resenha] Poesia que transforma


Acho que todo mundo conheceu o Bráulio Bessa através do Encontro com Fátima Bernardes, programa exibido nas manhãs da Rede Globo. Uma vez por semana ele declama suas poesias, sendo a mais famosa chamada Recomece. Mas poucos sabem que ele não começou sua carreira ali. Desde 2011 ele tem uma página no Facebook, chamada Nação Nordestina. E foi através dela que ele acabou parando na TV e terminando com um programa fixo.


Mas Bráulio não produz qualquer tipo de poesia. Ele representa o povo nordestino através da literatura de cordel, nome herdado de Portugal, em que eram representados os folhetos, pendurados em cordas e expostos para venda. Se você nunca teve contato com este tipo de texto, pode encontrar mais de 30 neste exemplar. 


Poesia que transforma reuniu os mais populares textos do autor, incluindo alguns inéditos. Além disso, podemos ter contato com algumas ilustrações, parecidas com as xilogravuras que encontramos nos cordéis. E depois disso tudo, Bessa ainda dá algumas pausas nas poesias para contar como aquele tema o inspirou, trazendo para a realidade do leitor a mesma que ele enfrentou durante sua vida.

A edição que a Sextante elaborou é uma verdadeira obra prima. As cento e noventa e duas páginas passam com uma agilidade que mal vemos que o fim já está chegando.


E por falar em final... o título do livro é levado ao pé da letra ao trazer diversos depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas ao ter contato com a poesia. Isso acaba trazendo uma carga ainda mais emotiva à obra. Acertaram em cheio e ganharam meu coração. 


Poesia que transforma
Autor: Bráulio Bessa
Editora: Sextante
Número de páginas: 192
Onde comprá-lo: Amazon


Sinopse: Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida. Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

Esta publicação pertence ao TOP COMENTARISTA

17 comentários:

  1. Vou falar uma coisa que talvez deixe muitos tristes. Não vejo tanta graça nele assim...
    Ainda prefiro a intensidade do que Caio Fernando Abreu escrevia.
    Obviamente por se tratar de literatura de cordel, ele ganha pontos, pois é algo tão bonito.
    Mas no mais, não me chama muita atenção.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar muito desse livro do Bráulio Mas sinceramente poesia não é muito a minha área não tenho tanta criatividade assim para conseguir interpretar o que o autor nos quer transmitir Então apesar de ter adorado a dica é realmente um livro que não me interessei nem um pouco em ler

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro as poesias dele, acabei conhecendo por conta do programa mesmo e realmente foi um achado, o cara é extremamente talentoso e sabe como tocar a alma das pessoas. Não tinha conhecimento sobre o livro mas já vou dar uma procurada!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Até o lançamento deste livro, eu não fazia ideia de quem era Bráulio Bessa, não assisto o programa da Fátima Bernardes, então nunca o vi antes. Eu tenho visto muita gente falando nas poesias dele e estou bem curiosa para ler. Não sabia que era literatura de cordel, achei bem interessante isso.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sabia da existência desse livro, mas fiquei encantada com o que ele transmite. Eu adorei ler poesias, mas não tenho muito costume. Fiquei curiosa para saber como ela (a poesia) mudou a vida de algumas pessoas.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã de poesias, mas já vi o trabalho dele na tv, é realmente muito fascinante... O livro parece ser mesmo ótimo, mas não é mesmo meu estilo ^^

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro deve ser maravilhoso. Adoro leituras enriquecedoras e a cada vez mais me simpatizo com esse tipo de textos que nos fazem refletir, nos preenche de alguma forma.
    Espero ter oportunidade de ler em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pamela!

    Sua resenha me fez viajar aqui! Tanto por eu ter recordado a novela Cordel Encantado, que tinha como base a literatura de cordel, quanto por eu ter me lembrado das minhas próprias aulas na escola quando tive contato com esse tipo de literatura e soube do que se tratava. Faz anos, muitos anos mesmo, que não leio nada do tipo!

    Confesso que eu nunca antes ouvi falar do Bráulio, infelizmente. :( Ando tão na correria que quase não assisto televisão, nem mesmo os jornais. E o programa da Fátima Bernardes eu nunca vi. Fico muito feliz pelas portas que se abriram pelo autor e por uma literatura tão incrível ter se tornado conhecida através dos poemas dele. É algo que faz bem ao coração mesmo que eu ainda nem conheça a obra dele. Mas só o trecho que você selecionou já me fez perceber que é o meu tipo de história.

    Poesias realmente transformam. Eu sou apaixonada por elas! Minha poetisa preferida é a Florbela Espanca, mas a Rupi Kaur já conseguiu um espaço exclusivo no meu coração. Agora falta eu conhecer esta coletânea do Bráulio!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo demais poesia, estou sempre com um livro de poesias. Eu ainda não conhecia esse, nem mesmo conhecia o autor, mas gostei muito da sua dica. Acho que pode ser uma ótima leitura e a edição está maravilhosa. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Eu nunca tinha ouvido falar dele, acredita? Nem mesmo pelo programa da Fátima. Mas eu amo poesias, então desde que vi o lançamento, fiquei bem curiosa. Só tenho lido opiniões extremamente positivias, de que o título realmente faz juz às poesias contidas no livro. A sua resenha só me deixou com mais vontade de ler ainda, rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Vou te ser sincera, nunca tinha ouvido falar desse poeta. Embora ame poesia e goste muito de literatura de cordel. E nunca nem o vi, pois não assisto ao programa Encontro com Fátima Bernardes. Mas enfim. Gostei de conhecer e quando tiver a oportunidade dou uma oportunidade a esse livro. E depois vou dar uma passadinha pela página do poeta. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Faz anos que não assisto TV, a não ser para ver um jornal ou outro. Acabo evitando e só utilizo o aparelho para assistir filmes/séries, seja por streaming ou DVD. Então, infelizmente, eu não conhecia o Bráulio Bessa e/ou as suas poesias. Eu vi esse livro na Bienal e vi que fez bastante sucesso, mas como a minha lista de desejados estava extensa, optei por priorizar obras que eu desejava há mais tempo. Portanto, acabei deixando de lado e só fiquei atenta para procurar mais informações e ver se era algo que eu gostaria.
    Acho que o diferencial dessa publicação é, além de nos mostrar as suas poesias, ter textos complementando, explicando as inspirações ou ter depoimentos de outras pessoas sobre esse tipo de escrita. Eu gostei bastante da ideia e como você elogiou, vou colocar na minha lista de desejados e tentar ler logo.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá Pamela!!!
    Eu não sou a pessoa mais poeta do universo e mesmo fazendo um curso de Letras a poesia é a parte que menos me toca da mesma.
    Eu já tinha ouvido falar muito do autor e de suas poesias, e fico feliz que o mesmo tenha conseguido o reconhecimento merecido para ter um programa seu.
    Apesar de não gostar do gênero como disse anteriormente, eu fico orgulhosa que autores da minha região estejam sendo reconhecidos e trazendo nossa cultura para perto de leitores como você.
    Adorei a resenha ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu ouço falar do Bráulio na TV, mas sabe quando a gente nunca vai atrás de algo para ver ou ler? Isso acontecia comigo até eu começar a ver a divulgação desse lançamento. sinceramente, não sou nada fã de poesia, mas tenho muita vontade de conhecer um pouco mais de cordel e acho que essa é uma ótima oportunidade.
    Adorei conhecer suas impressões sobre esse livro e vou colocar na lista de desejado, espero que eu curta a leitura como você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Não tenho costume de consumir conteúdos de literatura de cordel, mas confesso que fiquei super curiosa com a obra desse autor, principalmente pelos depoimentos trazidos ao decorrer do livro, que mostram como a poesia de fato mudou a vida de algumas pessoas. A edição está lindíssima mesmo!
    Adorei a resenha e a indicação ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    eu claramente fui uma das que conheceu o Bráulio no programa da Fátima Bernardes, sou apaixonada por ele declamando seus textos que são lindos por sinal, "Recomeços" inclusive é meu favorito da vida, não sabia desse livro mas já quero desesperadamente. Tenho muito orgulho que ele esteja dando voz ao povo nordestino através de sua arte e pretendo prestigiá-lo sempre que possível.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Pamela!
    Para nós nordestinos, é o maior orgulho ver o sucesso do Bráulio, não apenas na Fátima, mas em seus versos e cordeis inspirados na sua experiência de vida e que toca nossos corações como uma certa flecheira, encantando e adoçando nossos dias.
    Bom final de semana.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir



SUBIR