11/01/2011 - 12/01/2011 - O Diário do Leitor

30/11/2011

Resenha número 04 .

4AINDA NÃO TE DISSE NADA
Autor:  Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Nota:

Sinopse: Jovem e romântica, Marina Albertini resolveu pagar para ver o final de uma história que muitos não levariam adiante.
  Uma história que desafiou a lógica, que todos chamaram de "loucura", mas que terminou com a união de duas almas que jamais se encontrariam, se tantos acontecimentos não se alinhassem perfeitamente, no tempo e na ordem corretos.
  Pois ela sabia que apenas uma coisa era capaz de promover tal alinhamento: O destino. E da força do destino ela jamais duvidou...
   O ponto alto do livro, é a maneira como o autor, impõe suas opiniões e seus gostos na história. Durante todo o livro, ele demonstra, através de Marina, sua imensa paixão pela música. Ele não se importa de dizer o que pensa, colocando palavrões e cenas impactantes no desenrolar da história.
   Seu grande talento pela escrita é visivelmente incrível. Sua habilidade com as palavras o torna campeão.

  “... Largo a espera e sigo o sul. Fica forte, sê amada. Quero que saibas que ainda não te disse nada... Pede-me a paz, dou-te o mundo..."   

    Sinto-me tão melhor após lê-lo, que posso dizer que Mauricio Gomyde, se tornou um dos meus escritores mais admirados e favoritos.
    Há cenas em que acho desnecessárias, o que não danifica em nada esta tão fabulosa história de amor.








Sobre o autor: Nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Além de escritor, é baterista e compositor. Do autor, o selo Porto71 já publicou "O mundo de vidro".








29/11/2011

Resenha número 03.

Notícia de um seqüestro
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Nota:

Sinopse: Nas páginas de 'Notícia de um Seqüestro', a tensão vai se impondo aos poucos, mais com suavidade e persistência que com impacto. O resultado é uma estrutura especialmente bem construída, um ritmo que captura o leitor para a história em uma espiral sem fim. Neste livro, García Márquez não se limita a reconfirmar, uma vez mais, sua vitalidade de narrador. [...] O resultado é uma renovada demonstração de perícia e criatividade no ato de narrar." - Eric Nepomuceno.


Para surpresa dos seus muitos leitores neste livro o escritor colombiano, Gabriel Garcia Marquez, deixa de lado a ficção e escreve um livro-notícia. Trata-se de uma reportagem em que é feito o relato do seqüestro da jornalista colombiana, Maruja Pachon, bem como de outras dez pessoas todas elas ligadas direta ou indiretamente aos meios de comunicação social ou a figuras políticas de destaque. Este tipo de crime ainda hoje aterroriza a Colômbia e neste livro podemos acompanhar os terríveis fatos relativos à experiência sofrida pelos seqüestrados.
As investigações levadas a cabo permitiram concluir que o principal motivo que está por detrás de toda esta violência é o terror sentido pelos traficantes de droga - de entre os quais se destaca o nome de Pablo Escobar que liderou o cartel de cocaína de Medelin - em relação à possibilidade de virem a ser extraditados para os Estados Unidos onde seriam julgados e condenados muito mais severamente.

 
Sobre o autor: Gabriel García Márquez nasceu em Aracataca, litoral caribenho da Colômbia, em 1928. Em 1946 ingressou em um curso de Direito em Bogotá, mas por ter começado a trabalhar no jornal em El Universal, desistiu do curso. Seu primeiro livro, ‘A revoada (O enterro do diabo)’, foi lançado em 1955, seguido por outros livros que foram publicados com poucos anos de diferença entre um e outro. Em 1965, Márquez migrou pela primeira vez para o México, e, por motivos políticos, pediu asilo político ao governo mexicano em 1981. No ano seguinte, Márquez recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, e, em 1983, foi lançado o primeiro filme baseado em um de seus livros, ‘Erêndira’, com direção de Ruy Guerra.











28/11/2011

Resenha número 02 .




Um amor em Paris 
Autora: Telma Guimarães Castro Andrade .
Gênero:  Romance .
Editora: Quinteto Editorial

Nota: 

Sinopse: Viver um amor em paris é o sonho de todo romântico. E quando essa Paris está localizada no Brasil, tudo fica bem mais fácil. O que nunca é simples é o amor... A Paris brasileira terá seu Arco do Triunfo, sua Torre Eiffel, seu rio Sena... e a história de amor contada no livro tem desencontros, muitas cartas apaixonadas, segredos, grandes viradas, surpresas e descobertas. Falta algum ingrediente para uma grande paixão?

Esse livro é ao mesmo tempo muito divertido, tem um romance meio impossível e também tem muito suspense, pois no final o que pensamos que ia ser de um jeito é de outro totalmente diferente!  Troca de cartas, mentiras, amizades, e um amor que nasce sem querer, e um pouco de drama com uma pitada de inocência. Enfim, o livro está recomendado para todos que queiram reviver a magia do amor a distância, sem o uso da tecnologia, apenas em cartas e um encontro tão sonhado, mas, cuidado, nem tudo é o que parece ser, "As letras escondem muito" .

Sobre o autora : Telma nasceu em Marília, São Paulo, mas reside em Campinas. É licenciada em "Letras Vernáculas e Inglês" pela UNESP. Professora Efetiva de Inglês, aprovada em Concurso Público Oficial do Estado de São Paulo em 1979, lecionou na rede estadual de ensino em Campinas, São Paulo até 1995. Foi cronista do jornal "Correio Popular" e também Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988 ( "Cara de Pai", Loyola, "O sopão da Bruxaluca" e "A Tarta-luga", Vozes). Em 1989 recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil " com seu livro "Mago Bitu Fadolento", Edições Loyola. Telma já publicou mais de 100 títulos entre infantis, juvenis, em Português e Inglês por várias editoras: FTD, Atual, Saraiva, Scipione, Moderna, Paulus, Formato, Paulinas, Ao Livro Técnico, entre outras. É também co-autora de livros juvenis com Celso Antunes e Teresa Noronha. Por ter sido aluna "exchange" nos Estados Unidos, lecionado por vários anos no Centro Cultural Brasil--Estados Unidos em Marília, São Paulo e possuir o "Operational Competence in English"-Southern Illinois University, resolveu também dedicar-se aos paradidáticos de Inglês. 





26/11/2011

Resenha número 01.

Angu de Sangue
Autor: Marcelino Freire
Editora: Ateliê Editorial
Nota:

Sinopse: Em 17 contos, Marcelino Freire retrata a dura realidade do submundo urbano, cheio de dores numa sociedade injustiçada pelas diferenças e marcada pela violência. Entre os contos estão - 'Muribeca'; 'Belinha'; 'Moça de família'; 'Volte outro dia'; 'Socorrinho'; 'Filho do puto'; 'Troca de alianças'; 'Angu de sangue'; 'Os casais'; 'A cidade ácida'; 'The end' e 'Mataram o salva-vidas'.
Com um ar um tanto diferente, o livro Angu de Sangue aborda mais uma das tentativas realizadas com sucesso do autor Marcelino freire em criar uma literatura impactante e que nos deixa deverás perplexos, devido ao grande número de palavrões ao longo do mesmo, e pelas histórias, todas com temas reais, de sociedades reais. Dividido em dezessete contos, todos relatam situações pelas quais muitas pessoas desfavorecidas passam.
Fiquei muito, mas muito curiosa mesmo, em ler outros livros dele. Principalmente após uma palestra na faculdade em que estudo, a qual tinha como objeto de parâmetro para a Literatura Contemporânea este autor tão brilhante.






Sobre o autor: Marcelino Freire, natural de Pernambuco, vive em São Paulo desde 1991. Participou das coletâneas Geração 90 e Os Transgressores e foi um dos editores e escritores da revista PS:SP. É também autor de EraOdito, Angu de Sangue e organizador de Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século.









SUBIR