[Informativo] Lançamentos de Julho do Selo Clássicos Record - Parte II - O Diário do Leitor

16/07/2016

[Informativo] Lançamentos de Julho do Selo Clássicos Record - Parte II

ESCRAVIDÃO E CAPITALISMO HISTÓRICO NO SÉCULO XIX: CUBA, BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Enquanto declinava ou era abolida em determinadas zonas do Novo Mundo, a escravidão reflorescia no Sul dos Estados Unidos, em Cuba e no Brasil. Tais transformações suscitam questionamentos que este livro busca responder, ainda que de formas distintas, quando não divergentes. Primeira publicação que discute a escravidão tardia de Brasil, Cuba e Estados Unidos. Reúne textos de autores estrangeiros inéditos no país e principais autores brasileiros sobre o conceito de “segunda escravidão”. Rafael Marquese é professor do Departamento de História da USP e coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi-USP). Autor de Feitores do corpo, missionários da mente: Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860 (Companhia das Letras, 2004). Ricardo Salles é professor de História na Unirio, autor de Nostalgia imperial: escravidão e formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (Ponteio, 2013, 2ª ed.).

NUNCA O NOME DO MENINO
Como assegurar que não somos meros sonhos de um criador que desconhecemos, e por que confiar em sua existência? Partindo do dilema borgiano de uma mulher que se vê personagem de uma obra de ficção e de todas as reflexões que passa a ter em função disso, Estevão Azevedo alinhava sutilmente referências literárias que vão de Homero a Vinicius de Moraes, passando por Camus, João Cabral de Melo Neto e, sobretudo, Machado de Assis. O resultado é um romance metaliterário, que, em vez de se propor erudito, sugere um pacto lúdico ao leitor. Edição revista pelo autor, com posfácio inédito. Estevão Azevedo tem contos publicados em revistas e na antologia de escritores brasileiros Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische Literatur, lançada em 2013, na Alemanha. Tempo de espalhar pedras (Cosac Naify, 2014) foi eleito o Livro do Ano pelo Prêmio São Paulo de Literatura de 2015.

O QUINTO EVANGELHO
Nos últimos meses do pontificado de João Paulo II, uma misteriosa exposição é montada nos Museus do Vaticano. Seu curador, Ugo Nogara, alega ter descoberto um grande segredo, porém, uma semana antes, ele é encontrado morto. Na mesma noite, a casa dos padres Alex e Simon é invadida. A polícia não consegue encontrar um suspeito e Alex inicia sua própria investigação. Para encontrar o culpado, ele precisa descobrir o segredo mantido por Ugo a qualquer custo. Comparado pela crítica norte-americana a Umberto Eco e Scott Fitzgerald, Ian Caldwell é coautor do best-seller O enigma do quatro, que vendeu mais de 2 milhões de exemplares nos Estados Unidos e foi traduzido para 35 idiomas. Escrito após dez anos de extensa pesquisa, O quinto evangelho já foi publicado em vinte países.
  
HÁBITOS PARA UMA VIDA EFICAZ 
Stephen R. Covey apresenta cinco hábitos para incorporar no dia a dia e ter uma experiência de vida mais eficaz. O leitor encontrará a solução de muitos problemas ao simplesmente deixar a natureza lhe ensinar sobre as leis naturais e como cuidar de relacionamentos, aumentar seu nível de autoconhecimento e guiar suas escolhas. Stephen R. Covey, um dos 25 norte-americanos mais influentes segundo a revista Time, dedicou sua vida a ensinar pessoas a reescreverem seu futuro e terem pleno controle diante do destino. Já vendeu mais de 25 milhões de livros, que foram traduzidos para mais de 38 idiomas. Entre eles, destaca-se Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, considerado o livro de negócios mais influente do século XX. Entre seus outros sucessos de venda estão Vivendo os 7 hábitos, Os 7 hábitos das famílias altamente eficazes e Os 7 hábitos dos adolescentes altamente eficazes, todos lançados pela editora BestSeller.

AÇÚCAR DE MELANCIA 
De maneira sarcástica e um tanto nonsense, Brautigan conta episódios passados em euMorte, um lugar onde quase tudo é feito de açúcar de melancia. Com uma linguagem original e poética, o autor nos transporta para um ambiente surrealista, mas que também se assemelha ao cotidiano banal de uma pessoa comum. Uma crítica bem-humorada à mecanicidade das nossas ações. “A primeira vez que li Vonnegut e Brautigan fiquei chocado ao descobrir livros tão bons! Era como descobrir o Novo Mundo.” - Haruki Murakami, The Paris Review

HOT SUL
María veio para a América em busca de um sonho. Ao ser acusada e sentenciada por matar o marido, ela precisa se esforçar para provar sua inocência. Mas a liberdade pode lhe forçar a encarar um horror ainda maior que está à sua espera do outro lado das muralhas da prisão. Laura Restrepo ganhou diversos prêmios, dentre eles o Premio Arzobispo San Clemente, o VII Premio Alfaguara de Novella, Grinzane Cavour na Itália por melhor ficção estrangeira e o Guggenheim Foundation Fellowship. Entre seus livros de maior prestígio estão Doce companhia, O leopardo ao sol e Delírio, este último, incluso na Coleção Folha de Literatura Ibero-Americana. “Restrepo é capaz de capturar totalmente nossa atenção conforme nos identificamos com María Paz (...). Há, mais do que qualquer outra coisa, um senso de humanidade e redenção neste romance. O resto é política.” — World Literature Today

ENTROPIA
Em Entropia, Alexandre Marques Rodrigues mais uma vez mostra pleno domínio das técnicas narrativas. O jogo de identidades entre personagens – que perturba o leitor tanto quanto lhe impõe investigá-los, decifrá-los, mapeá-los, confirmá-los a cada página – é caso muito sério, ocasião em que a literatura capta o espírito dissolvido de um tempo sem que da engenharia do escritor se ouça o mais mínimo ruído.  Alexandre Marques Rodrigues nasceu em 1979, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. É formado em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Seu livro de estreia, Parafilias, publicado pela Record, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2014, na categoria Contos, e finalista do Prêmio Jabuti.

INTELECTUAIS MEDIADORES
Ao enfocar as relações entre intelectuais e mediação cultural, este livro contribui para expandir os limites que costumam circunscrever as reflexões sobre a categoria intelectual, além de desenvolver e testar as potencialidades das categorias de intelectual mediador e de mediação cultural para a historiografia. Primeiro livro no Brasil que compreende mediadores culturais como intelectuais. Linha de pensamento arrojada, que entende como intelectuais livreiros, editores, tradutores, escritores, professores, autores de obras para o público infantil, entre outros. Assunto interdisciplinar, que tem como público acadêmicos de áreas diversas do conhecimento – de humanas a exatas.

SRA. POE
1845: O Corvo, de Edgar Allan Poe, alcança os padrões de perfeição literária e está no auge da moda – sucesso com o qual uma poetisa esforçada como Frances Osgood só pode sonhar. Apesar de não ser grande fã dos escritos de Poe, ela vê com entusiasmo a chance de conhecê-lo e, em um sarau literário, fica atraída por sua magnética presença. Flerte e sedução culminam em um romance proibido. Mas quando a frágil mulher de Edgar insiste em se tornar amiga de Frances, o relacionamento se torna tão ambíguo e tortuoso quanto um dos contos de Poe. Inspirado na vida e na escrita de Poe e Osgood, e baseado em autênticos detalhes históricos, Sra. Poe é uma história de tragédia e perda envolta em uma aura de paixão e vitalidade. Lynn Cullen é autora premiada de livros infantis e do aclamado romance juvenil I Am Rembrandt’s Daughter. “Uma viagem sedutora e vívida para o auge da sociedade literária americana.” — Oprah.com

A PEQUENA GUERREIRA

O livro é baseado na vida de Samia, a menina determinada a ser uma atleta de sucesso que cresceu numa Somália devastada pela guerra. Um dia, com a família em perigo, sua irmã faz uma viagem para a Europa, como refugiada. Pouco tempo depois, Samia resolve seguir os passos da irmã, e com isso coloca a própria vida nas mãos de traficantes de pessoas. O livro já foi publicado em mais de dez línguas em todo o mundo e está sendo adaptado para o cinema. Também venceu o Prêmio Strega Giovani, na Itália. O autor escreve para La Repubblica, L’Espresso, Vanity Fair e para a edição italiana do Financial Times e é Embaixador da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Os temas “Olimpíadas” e “refugiados” estão em destaque no momento do lançamento e a imprensa dará bastante destaque a este lançamento. O livro foi incluído no Catálogo Escolar da Record, por se destinar também para um público mais jovem.

3 comentários:

  1. Caramba, fiquei muito curiosa com Sra. Poe!
    Já entrou pra wishlist! ;)
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  2. Os livros parecem ser muito bons. Fiquei com vontade de ler Sra. Poe e A Pequena Guerreira. Todas as capas estão lindas.

    http://simplesmentelivs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esses lançamentos do Selo Clássicos Record, Sra. Poe deve ser interessante.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir



SUBIR